Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

programas-para-gravar-tela-do-pc

Como gravar tela do pc: Confira 7 programas

Existem atualmente diversos programas para gravar a tela do PC. Esse recurso tem sido cada vez mais utilizado para as mais variadas atividades, como gravação de aulas ou reuniões feitas através de softwares de videoconferências como o Zoom ou o Microsoft Teams, produção de tutoriais, gameplays, lives e outros conteúdos para serem divulgados em sites ou redes sociais.

Se você deseja criar vídeos a partir das atividades feitas no seu computador, esse artigo foi feito para você! Vamos te mostrar os melhores programas da atualidade para gravar a tela do seu PC.  

1. OBS Studio

O OBS Studio possui versões disponíveis para Windows, Mac e Linux, sendo totalmente gratuito. Seu programa é voltado para usuários que desejam fazer transmissões ao vivo, tendo compatibilidade com serviços de streaming como Twitch, Youtube e Vimeo. Seu software possui uma usabilidade mais complexa, devido às suas inúmeras ferramentas de gravação, edição e transmissão.

No entanto, OBS Studio é uma ótima opção, especialmente para os usuários que desejam divulgar na internet conteúdos de boa qualidade sem precisar investir para isso. Seu programa ainda possui diversos recursos avançados, efeitos de transição de cena e usabilidade com softwares de videoconferências como o Zoom e o Skype.

2. Movavi Screen Recorder

Disponível somente para Windows e Mac, o Movavi Screen Recorder possui duas versões: gratuita e paga. Enquanto o modelo grátis possui algumas limitações, a versão premium do software possui diversas ferramentas e ajustes à disposição, além de não conter marca d’água na tela e limite no tempo de gravação.

Além disso, sua interface não é complexa de ser utilizada, com todos os recursos e tutoriais para iniciantes estando descritos em português. O software ainda oferece sete dias grátis para os usuários que desejam experimentar a sua versão paga.

3. Ezvid

O Ezvid é um editor completo de vídeos, sendo totalmente gratuito e sem marca d’água. No entanto, ele só está disponível para Windows e permite gravações de até 45 minutos. Seu software, apesar de contar com algumas ferramentas de otimização de áudio e inserção de figuras e desenhos, não possui tantas opções de edição e transmissão.

Devido a isso, ele acaba se tornando uma boa opção para usuários que desejam gravar conteúdos menos complexos, que não exigem tantos efeitos técnicos e edição. Além disso, ele conta com um modo Gamer, facilitando a vida de quem deseja gravar gameplays e outros conteúdos relacionados a jogos.

programas-para-gravar-tela-do-pc

4. Gravador de Tela Pro

O gravador de Tela Pro oferece diversos benefícios, como a opção de gravar apenas uma parte da tela do PC, além de definir qual será a fonte de áudio de gravação, como microfones, sons do sistema ou ambos. Ainda é possível inserir diversos desenhos, formas e figuras na tela, fazendo o programa ser ótimo para quem deseja criar conteúdos educacionais.

A versão gratuita do software tem limitação de três minutos de gravação, além de exibir uma marca d’água da Apowersfot, criadora da plataforma. No entanto, a versão paga conta com um período de testes grátis de sete dias para quem deseja conhecer o programa. Somente os assinantes têm acesso às ferramentas de edição e compactação de vídeos, além de contar com um suporte técnico para eventuais dúvidas ou problemas.

5. CamStudio

O CamStudio é totalmente grátis. Porém, só está disponível para Windows. Além disso, apesar de ter uma das interfaces mais fáceis de ser usada, ela está disponível apenas em inglês. Seu programa oferece diversos recursos de edição, definição da qualidade do vídeo após a compressão e quais fontes de áudio devem ser utilizadas durante a gravação.

No entanto, ele é um dos programas mais velhos desta lista, com o software não tendo tantas atualizações e melhorias ao passar do tempo, como as demais opções.

6. SharesX

Esse software é muito utilizado por pessoas que desejam criar GIFs de vídeos gravados, sendo uma boa opção para quem deseja criar conteúdo de menor duração para redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter. Não é necessário pagar para utilizar o software, que é um dos mais antigos do mercado, estando disponível a mais de 13 anos.

7. Xbox Game Bar

O sistema operacional Windows possui uma ferramenta própria para gravação de tela, sendo uma boa alternativa para os usuários que não desejam investir ou baixar outros programas.

O gravador de tela do Windows 10 é o Xbox Game Bar, ferramenta desenvolvida inicialmente para gravações de jogos. Apesar do nome, não é preciso ter um console Xbox para usar o programa, que não se limita a gravar apenas games.

Para utilizá-lo, basta pressionar ao mesmo tempo as teclas Windows + Alt + R. Apertando as teclas Windows + G, é possível abrir o controle do Xbox Game Bar e definir ajustes de áudio e outras ferramentas do programa.

Gostou desse artigo? Então escolha o software que mais se encaixa nas suas preferências e comece a gravar. E não deixe de ver as demais dicas e informações disponíveis no blog da Positivo do Seu Jeito. Lá você encontra conteúdos que podem te ajudar ainda mais na gravação dos seus vídeos e em outras tarefas do seu dia a dia. Seja bem-vindo e conte com a gente!

Links: TechTudo, Jivochat

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
lancamentos-netflix-dezembro-2021

Veja os principais lançamentos da Netflix para dezembro de 2021

o-que-e-metaverso

O que é metaverso e por que as grandes empresas de tecnologia estão investindo nisso?

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

rg-online-rio-de-janeiro-como-fazer

Identidade Digital: como fazer o RG online no Rio de Janeiro

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

black-friday-dicas-evitar-golpes

Black Friday: 8 dicas para evitar golpes em compras online

Inscreva-se na nossa

Newsletter