Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

apps-limpeza-sistema-operacional-android

4 apps para fazer uma limpeza no Android

O Android é um sistema operacional que pode apresentar travamentos quando está sobrecarregado. Nesses casos, os usuários podem ter problemas para usar aplicativos, produzir fotos e realizar outras ações rotineiras, como conversar em mensageiros online e usar redes sociais. A seguir, confira uma lista de apps para limpar o Android e melhorar o desempenho do celular.

Em geral, os smartphones com Android precisam de manutenção período no sistema para que continuem funcionando sem travamentos. Esse procedimento, entretanto, não é conhecido por boa parte dos usuários que acabam tendo esse problema e não sabem como resolver. 

Existem hoje no mercado várias opções de aplicativos que conseguem realizar varreduras em recursos do sistema e no armazenamento do celular. Essas ferramentas, que são oferecidas por download gratuito, podem ajudar os usuários a finalizar processos em segundo plano e deletar arquivos indesejados, como fotos de baixa qualidade, prints de tela antigos e outros arquivos que não são importantes.

Pensando nisso, preparamos uma lista com 4 opções de ferramentas gratuitas que podem melhorar o desempenho do seu celular com Android

1. Files do Google

Essa ferramenta nativa do Google é ideal para usuários que desejam melhorar o desempenho do Android de forma simples e rápida. Para liberar espaço no smartphone, o app usa uma interface amigável que é similar a outros apps desenvolvidos pelo gigante de buscas. 

A plataforma mobile faz uma análise do celular e apresenta sugestões para que o usuário melhore o desempenho do sistema excluindo arquivos duplicados, desinstalando apps sem uso e deletando screenshots que estão na biblioteca de mídias.

Os processos do Files do Google são muito simples. Os usuários podem tocar sobre as pastas para selecionar mídias e movê-las para a lixeira. A ideia é facilitar a vida do usuário encontrando tudo aquele que não é mais necessário e sugerindo assim a remoção para que o aparelho não funcione de forma lenta.

Os arquivos deletados ainda podem ser resgatados em até 30 dias após serem deletados. No entanto, os usuários podem optar por apagar tudo rapidamente, sem esperar esse prazo para ganhar armazenamento imediato.

2. Droid Optimizer

A ideia aqui é realizar uma faxina e jogar tudo o que não é necessário na lixeira. Com o Droid Optimizer, os usuários podem melhorar o desempenho do celular sem se preocupar em procurar manualmente os arquivos problemáticos que estão sobrecarregando o processamento

apps-limpeza-sistema-operacional-android

A ferramenta também oferece uma opção para liberar memória através da análise de softwares que estão funcionando em segundo plano. O app conta com cinco botões para realizar ações rápidas para limpar arquivos desnecessários, realizar análises automáticas de desempenho, gerenciar apps com pouco uso ou que consumam memória, acelerar rapidamente o desempenho e um analisador de privacidade.

Como destaque, está o recurso “Privacy Advisor” que identifica apps que possam estar roubando dados pessoais e tornando o uso mais lento em outras ferramentas. O Droid Optimizer é oferecido em download gratuito na Google Play Store.

3. Norton Clean

Usar um aplicativo desenvolvido por uma grande empresa de segurança pode ser uma excelente alternativa. Esse é o caso do Norton Clean criado pela famosa fabricante de antivírus Norton. A ferramenta oferece ferramentas para remover arquivos problemáticos e recuperar rapidamente o poder de processamento e memória dos smartphones. Essas características são ideais para pessoas que usam aparelhos mais antigos que apresentam travamentos indesejados.

A varredura de arquivos indesejados necessita de permissão do usuário para que as mídias sejam encontradas e, posteriormente, deletadas. Ao realizar o procedimento, os usuários devem aguardar até que o sistema apresente um relatório, que é oferecido em conjunto com ações para otimizar o sistema do celular.

Ao pressionar o botão “Visualizar arquivos indesejados”, os usuários podem encontrar arquivos e apps que estão consumindo a memória do celular e resolver rapidamente esse problema. O app ainda permite encontrar apps inativos e sugere que eles sejam desinstalados imediatamente.

4. CCleaner

O CCleaner é um dos aplicativos mais famosos para melhorar o desempenho de aparelhos com Android. Ele é muito escolhido por oferecer praticidade de recursos muito simples de serem utilizados. A ferramenta consegue verificar sobrecargas na memória e quanto do armazenamento interno está disponível para uso. Dessa maneira, ele cria um painel de gerenciamento para ajudar os usuários a melhorar o desempenho total do smartphone.

O app precisa de permissões para realizar alterações e cabe ao usuário concedê-las assim que iniciar sua utilização. Como acontece no Norton Clean, essa ferramenta também gerencia mídias, fotos e arquivos armazenados para encontrar itens duplicados e arquivos grandes que estejam prejudicando a memória do celular. 

Com a opção limpeza rápida, os usuários podem receber sugestões de ações que recuperam espaço e melhoram o processamento de ações em apps importantes. Ele também identifica apps que prejudicam o desempenho agindo em segundo plano, oferece dicas para manter o celular rápido e sugere deletar arquivos indesejados, como fotos de baixa qualidade e prints de tela antigos.

Curtiu nossas dicas? Então continue navegando pelo portal Positivo do Seu Jeito para conhecer novas listas como essa. Estamos aqui para te ajudar.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
É hora de repensar o aprendizado

É hora de repensar o aprendizado

lancamentos-netflix-janeiro-2022

Veja os principais lançamentos da Netflix para janeiro de 2022

O mercado de Instituições Públicas potencializa os negócios de empresas de tecnologia

lancamentos-netflix-dezembro-2021

Veja os principais lançamentos da Netflix para dezembro de 2021

instagram-como-baixar-stories

Instagram: como baixar Stories de outras pessoas no PC

atalhos-windows-11

Windows 11: todos atalhos do teclado que você precisa conhecer

Inscreva-se na nossa

Newsletter