Ative o bloqueio automático do Windows 10 e proteja-se dos curiosos

Sabe aquele ditado popular “O seguro morreu de velho”? Então, mesmo depois de tanto tempo ele continua valendo e podemos tirar uma boa lição disso quando o assunto é tecnologia.

homem apontando para um computador muito antigo

Os nossos celulares e computadores contém informações valiosíssimas sobre nós e a nossa vida e por isso é preciso tomar alguns cuidados de privacidade, afinal, nunca se sabe o mal que um dado vazado pode causar.

cadeado sendo formado por diversos códigos de computador nas cores azul e vermelho

Em ambientes corporativos essas questões de segurança e privacidade ficam ainda mais em evidência, uma vez que é natural se distanciar da mesa de trabalho por algum tempo para tomar um cafezinho, trocar ideia com um colega e até mesmo ir ao banheiro, deixando o computador suscetível aos olhares e ações de outras pessoas.

Para evitar que nesses momentos de vulnerabilidade algum curioso acabe vendo mais do que deveria ou usando a sua máquina sem permissão, uma atitude recomendável é ativar o bloqueio automático do Windows 10. Esse recurso permite que você determine em quanto tempo sem atividade o computador deverá “hibernar”, sendo possível acessar novamente somente com uma senha.

Veja abaixo um passo a passo de como configurar:

PASSO 01: vá para a área de trabalho do Windows 10 e clique com o botão direito do mouse. Em seguida, selecione a opção “Personalizar”.

Windows 10
Reprodução

PASSO 02: você será direcionado para as configurações de tela do Widows 10, onde aparecerão alguns menus no canto esquerdo da tela. Clique em “Tela de bloqueio”.

Windows 10
Reprodução

PASSO 03: nesta seção você encontrará algumas opções para personalizar a tela de bloqueio como aplicativos, imagens e etc. Role para baixo e selecione a opção “Configurações de tempo limite da tela”.

Windows 10
Reprodução

PASSO 04: abrirá a tela “Energia e Suspensão”, onde você, além de configurar o bloqueio do sistema, poderá configurar o modo de economia de energia, que desliga a tela após algum tempo inativa.

Windows 10
Reprodução

Pronto! Agora é só escolher um tempo adequado para a sua rotina de trabalho e informar nos campos demonstrados na imagem acima. O Windows 10 já traz o tempo de 15 e 30 minutos pré configurado, mas você pode mudar para mais ou para menos conforme preferência.

Não confunda: o bloqueio da tela apenas ativa o modo economia de energia, voltando à ativa com um simples toque no mouse ou no teclado, ou seja, o seu computador ainda ficará vulnerável. Já a suspensão do sistema bloqueia totalmente o Windows após determinado tempo, dessa forma, para acessá-lo novamente será necessário inserir uma senha.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher deitada no sofá assistindo os lançamentos da Netflix em seu tablet.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Abril de 2024

Imagem em 3D de uma mulher em pé utilizando novas tecnologias de realidade aumentada para trabalhar.

Como as tecnologias emergentes impactam o mercado

Robô desenhando fazendo alusão à criação de imagens por meio de Inteligência Artificial.

Guia prático para criar imagens no ChatGPT

Garota sorrindo e piscando um olho enquanto aponta para a câmera de um jeito divertido, como quem está dando uma dica.

6 extensões úteis para usar no Google Drive

Bateria carregada em 3D.

Indicador de saúde da bateria pode chegar ao Android

Mulher contando segredo sobre os mitos da tecnolgia que todo mundo já caiu.

6 mitos sobre tecnologia que muita gente já caiu

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.