Você alguma vez já se perguntou por que precisamos nos identificar tanto pelo nosso RG como pelo CPF? E além disso, já perguntou por que existe um documento específico para cada um deles?
Carregar e memorizar dois documentos não parece ser algo muito complexo, mas por que não simplificar isso? Por sorte, o governo federal lançou em fevereiro deste ano uma nova iniciativa em relação a isso: a nova carteira nacional de identidade com registro público.
Além de unificar RG e CPF em um único documento, a nova carteira promete melhorias que irão facilitar a sua utilização por parte da população, além de prevenir possíveis fraudes e ilegalidades. Entenda neste artigo como ela irá funcionar e como emitir a sua.
O decreto que define o “novo RG”, como ficou popularmente conhecida a nova carteira de identidade, entrou em vigor em março deste ano. Apesar de ser apelidada de RG, o documento utilizará somente o CPF dos cidadãos brasileiros como forma de identificação.
Isso se deve por cada indivíduo possuir somente um CPF. O RG, por outro lado, poderia ser mudado conforme o estado, por ser um documento de inscrição estadual. Poucas pessoas sabem disso, mas atualmente, é possível uma única pessoa ter até 27 números de RG legais no país – uma para cada estado da União.
A nova carteira nacional de identidade contará com diversos recursos tecnológicos, sendo o principal um QR Code capaz de checar sua autenticidade. Além disso, será possível usá-la em viagens devido ao código MRZ, usado como padrão internacional em passaportes.
O novo RG promete oferecer um melhor uso e maior praticidade para a população brasileira. No entanto, o documento também facilitará diversas atividades do governo, especialmente o controle e restrições à fraudes e crimes.
O fato de ser possível emitir mais de um RG em território nacional abre grandes brechas usadas por criminosos e pessoas mal intencionadas, conforme destacado pelo chefe do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.
Segundo o governo federal, os institutos de identificação terão até começo de março de 2023 para se adequarem às mudanças trazidas com a nova carteira nacional de identidade. Porém, você pode agora mesmo solicitar o novo documento, precisando somente do seu CPF ou certidão de nascimento para isso.
Basta entrar em contato com o órgão emissor do seu estado e solicitar a versão digital do seu RG. Para facilitar esse processo, criamos este passo a passo que pode ser usado como base:
Passo 1: recolher as impressões digitais que serão inseridas na Base de Dados de Identificação Civil Nacional (BDCN).
Passo 2: após o cadastro biométrico, baixe o Documento Nacional de Identidade (DNI) para realizar um pré-cadastro.
Passo 3: após conclusão do pré-cadastro, a solicitação do novo RG será finalizada em um ponto de atendimento físico ou virtual da Secretaria de Segurança Pública do seu Estado.
O prazo para criação do novo documento varia de estado para estado. Vale destacar que a emissão e utilização da nova carteira nacional de identidade não é obrigatória para aqueles que já possuem RG e CPF válidos atualmente – o prazo de validade dos RGs antigos será de 10 anos para pessoas com até 60 anos. Para os acima desta idade, eles serão válidos por tempo indeterminado.
Porém, aqueles que perderam sua antiga carteira de identidade ou forem fazer o seu primeiro registro já serão cadastrados com o novo RG. Após a sua emissão, a validade do documento será de 10 anos.
Agora que você sabe como funciona a nova carteira nacional de identidade, basta solicitar a sua, caso queira, e aproveitar as vantagens e ter as suas informações mais essenciais em apenas um documento. Vale lembrar que ter esta documentação em dia é fundamental para diversas ações, como criar uma conta em banco ou corretora, emitir um passaporte e tirar uma carteira de trabalho.
Gostou deste artigo? Então não deixe de conferir os demais conteúdos do nosso blog. Temos diversas informações que podem ser úteis para o seu dia a dia, além de tutoriais e dicas sobre diversos assuntos, aparelhos e aplicativos. Seja bem-vindo e conte com a gente.
Links:
https://www.oficinadanet.com.br/tecnologia/39936-governo-apresenta-nova-carteira-de-identidade