Como economizar a bateria do seu Notebook com Windows 10

Se você acha que a falta de bateria é um problema exclusivo dos smartphones, saiba que os notebooks, mesmo aqueles com a versão mais recente do sistema – Windows 10 – apresentam dificuldades em relação à durabilidade da carga, quando não utilizados ou configurados da maneira correta.

® GIPHY

O Windows 10 chegou aos computadores todo reformulado, com visual, funcionalidades e aplicações novas e eficientes. O lado positivo é que esta versão disponibiliza uma série de recursos inéditos, que elevam muito a experiência de quem utiliza. Porém é preciso ficar atento: algumas dessas novidades exigem muito do notebook e, consequentemente, consomem mais bateria. O que pode ser uma dificuldade para quem tem o hábito de utilizar o equipamento longe de tomadas.

® Shutterstock

A seguir daremos algumas dicas práticas de como evitar que o seu notebook com Windows 10 intensifique o uso das aplicações e sobrecarregue a bateria, comprometendo a utilização. Fique ligado:

1. Utilize o recurso “Economia de Bateria”

® Shutterstock

O Windows 10 vem com uma aplicação própria de economia de bateria. Para ativar, clique em “Configurações” e acesse a opção “Sistema”. Abra a seção “Bateria” e depois vá em “Economia de bateria” e configure o sistema de acordo com as suas preferências.

2. Desative os apps que funcionam em segundo plano

® Positivo Tecnologia S/A.

Apps em segundo plano são os maiores vilões da economia de bateria. Por isso escolher quais apps devem ficar ativos quando você não estiver usando é essencial. Para configurar, ainda na seção “Bateria”, clique sobre “Uso de bateria por aplicativo” e então selecione qual você quer permitir o funcionamento em segundo plano.

3. Gerencie o brilho da tela

® GIPHY

Em algumas situações, o brilho da tela do seu notebook não precisa estar em 100%. Para ajustar de acordo com as suas preferências, digite “Painel de Controle” na caixa de pesquisas do Windows 10. Abra a opção “Vídeo” e, em seguida, clique sobre “Ajustar brilho”.

4. Configure o modo de suspensão

® Shutterstock

Ativar o modo de suspensão do seu notebook, além de manter o sistema protegido dos curiosos, contribui muito para a economia de bateria. Para isso, vá em “Configurações”, abra a aba “Sistema” e acesse “Energia e suspensão”. Nesta seção você pode escolher em quanto tempo sem atividade que a tela e o computador deverão desligar automaticamente. Lembrando que o modo de suspensão não desliga o computador totalmente, ele apenas suspende as atividades quando identifica que você está longe ou fazendo uma pausa.

5. Desconecte os acessórios

® Shutterstock

Se você tem o costume de conectar cabos USB, Pendrive, HDMI, rede e etc. no seu notebook, fique atento: esses acessórios contribuem para o consumo excessivo de bateria. O ideal é sempre que possível utilizar a tomada para carregar os celulares e aparelhos e desobstruir as entradas USB quando não estiver usando.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher usando o celular para ajudá-la a preparar um prato.

7 apps para você aprender a cozinhar

Carregador de celular sobre uma superfície laranja.

9 cuidados para seu carregador durar mais

Mulher ouvindo música em fones de ouvido bluetooth.

Cuidados com fones de ouvido bluetooth

Mulher deitada no sofá assistindo os lançamentos da Netflix em seu tablet.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Abril de 2024

Imagem em 3D de uma mulher em pé utilizando novas tecnologias de realidade aumentada para trabalhar.

Como as tecnologias emergentes impactam o mercado

Robô desenhando fazendo alusão à criação de imagens por meio de Inteligência Artificial.

Guia prático para criar imagens no ChatGPT

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.