Você sabia que existe um jeito de como assistir a vídeos enquanto navega no YouTube? Esse pedido é uma antiga reclamação por parte dos usuários e, recentemente, os desenvolvedores decidiram acatar essa solicitação.
O chamado recurso “Picture-in-Picture” já existe há um bom tempo no app para Android, mas agora está oficialmente funcionando também nos navegadores Google Chrome e Mozilla Firefox. A ideia é que os usuários possam continuar navegando e fazendo pesquisas no YouTube enquanto assistem a um outro vídeo.
Vamos aprender a habilitar esse recurso?
Passo 01: acesse normalmente o YouTube usando os navegadores Google Chrome ou Mozilla Firefox.
Escolha um vídeo qualquer e comece a assisti-lo.
Passo 02: note que na barra de ferramentas serão exibidas algumas opções.
Procure pelo terceiro ícone – a figura de um retângulo com um pequeno quadrado dentro. Ao passar o mouse sobre o ícone você verá a opção “Ativar miniplayer”. Clique sobre ela.
Passo 03: agora, o vídeo em execução será exibido em uma pequena tela, no canto inferior direito, de modo sobreposto ao conteúdo da página.
Você poderá continuar navegado normalmente no YouTube enquanto mantém o vídeo principal em execução.
A reprodução só é interrompida se você der play em outro vídeo. Caso saia da página, o vídeo segue em execução, mas somente o áudio pode ser ouvido fora dela. A reprodução do tipo Picture-in-Picture só funciona na página do YouTube e não nas demais.
Na tela reduzida, as opções de controle são as seguintes: play, pausa, pular para o vídeo seguinte, fechar o vídeo e retornar ao tamanho original.
Segundo dados divulgados pelo Google, empresa responsável pelo YouTube, em junho de 2017 mais de 1,5 bilhão de pessoas acessavam a plataforma todos os meses. Além disso, os usuários passam em média uma hora por dia assistindo a vídeos, especialmente via celular.
O YouTube tem absorvido nos últimos anos os usuários mais jovens. Eles têm deixado o Facebook e migrado para plataformas como o próprio YouTube, o Instagram e o Snapchat. De acordo com um estudo da PewResearch, pelo menos 85% dos adolescentes nos Estados Unidos, com idades entre 13 e 17 anos, acessa o YouTube.
Esse percentual coloca a ferramenta como a mais utilizada por esse público, desbancando Instagram, Facebook e Twitter. Novamente, assistir a vídeos via celular é uma das razões pela qual a plataforma do Google está entre as mais populares junto a esse público.