Positivo do seu jeito

Dicas

Como assistir a vídeos enquanto navega no YouTube

22 de outubro de 2018

por: MKT Positivo

Você sabia que existe um jeito de como assistir a vídeos enquanto navega no YouTube? Esse pedido é uma antiga reclamação por parte dos usuários e, recentemente, os desenvolvedores decidiram acatar essa solicitação.

O chamado recurso “Picture-in-Picture” já existe há um bom tempo no app para Android, mas agora está oficialmente funcionando também nos navegadores Google Chrome e Mozilla Firefox. A ideia é que os usuários possam continuar navegando e fazendo pesquisas no YouTube enquanto assistem a um outro vídeo.

Vamos aprender a habilitar esse recurso?

®GIPHY

Assistindo a vídeos no YouTube com o modo Picture-in-Picture

Passo 01: acesse normalmente o YouTube usando os navegadores Google Chrome ou Mozilla Firefox.

Escolha um vídeo qualquer e comece a assisti-lo.

Passo 02: note que na barra de ferramentas serão exibidas algumas opções.

Procure pelo terceiro ícone – a figura de um retângulo com um pequeno quadrado dentro. Ao passar o mouse sobre o ícone você verá a opção “Ativar miniplayer”. Clique sobre ela.

Passo 03: agora, o vídeo em execução será exibido em uma pequena tela, no canto inferior direito, de modo sobreposto ao conteúdo da página.

Você poderá continuar navegado normalmente no YouTube enquanto mantém o vídeo principal em execução.

A reprodução só é interrompida se você der play em outro vídeo. Caso saia da página, o vídeo segue em execução, mas somente o áudio pode ser ouvido fora dela. A reprodução do tipo Picture-in-Picture só funciona na página do YouTube e não nas demais.

Na tela reduzida, as opções de controle são as seguintes: play, pausa, pular para o vídeo seguinte, fechar o vídeo e retornar ao tamanho original.

YouTube em números

Segundo dados divulgados pelo Google, empresa responsável pelo YouTube, em junho de 2017 mais de 1,5 bilhão de pessoas acessavam a plataforma todos os meses. Além disso, os usuários passam em média uma hora por dia assistindo a vídeos, especialmente via celular.

O YouTube tem absorvido nos últimos anos os usuários mais jovens. Eles têm deixado o Facebook e migrado para plataformas como o próprio YouTube, o Instagram e o Snapchat. De acordo com um estudo da PewResearch, pelo menos 85% dos adolescentes nos Estados Unidos, com idades entre 13 e 17 anos, acessa o YouTube.

Esse percentual coloca a ferramenta como a mais utilizada por esse público, desbancando Instagram, Facebook e Twitter. Novamente, assistir a vídeos via celular é uma das razões pela qual a plataforma do Google está entre as mais populares junto a esse público.

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.