Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

crianças em uma sala de aula com tecnlogia da educação 4.0

Educação 4.0: O que é e como ela transforma a sala de aula

A tecnologia mudou a forma como vivemos em sociedade nos últimos anos, trazendo diversas inovações e melhorias para processos e áreas fundamentais da nossa sociedade, inclusive a educação. Se você possui um pouco mais de idade, talvez tenha estudado em uma escola ou com um professor que proibiam o uso de celulares durante a aula.

Hoje em dia isso tem sido cada vez mais incomum. Diversas escolas, professores e alunos já adotam métodos de aprendizado que envolvem o uso de dispositivos eletrônicos, algo inimaginável a décadas atrás. Por que ir até a biblioteca da escola se uma pesquisa no Google ou um vídeo do Youtube podem transmitir os conhecimentos necessários para uma prova ou trabalho, não é mesmo?

Porém, como a tecnologia está avançando a níveis nunca antes vistos, tudo leva a crer que a educação do futuro não se limita apenas ao acesso à web e de dispositivos eletrônicos. Estamos vivendo a chamada quarta onda da Revolução Industrial, com conceitos como Inteligência Artificial (IA), aprendizado de máquinas, robótica, Internet das Coisas (IoT) e blockchain se tornando cada vez mais aderidos.

Essas e outras tecnologias irão sem dúvidas impactar o nosso estilo de vida nos próximos anos, com a forma como aprendemos e transmitimos conhecimento não ficando de fora disso. Portanto, vale a pena ficar por dentro de como será a Educação 4.0 e como ela mudará as instituições de ensino e salas de aula do futuro.

criança segurando tecnologia antiga e dizendo que se sente triste pelas pessoas do passado em inglês

O que é Educação 4.0?

Quando pensamos em uma sala de aula, geralmente vem à mente uma turma de 20 a 40 alunos sentados copiando os conteúdos listados por um professor(a) num quadro de giz. A cada dia que passa, cenas como essa se tornam mais raras e algo relacionado ao passado. Em uma sociedade em constante evolução, não se pode esperar que o mesmo método de ensino adotado no século passado gere os melhores resultados nos dias atuais.

A Educação 4.0 surge justamente da necessidade de se adotar medidas e formas de aprendizado que se enquadrem com o estilo de vida e com os indivíduos do nosso tempo. Tanto a geração atual quanto as próximas irão nascer “conectadas” ao mundo virtual, usando cada vez mais plataformas e mídias online para se comunicar, fazer pesquisas e adquirir conhecimento. Portanto, as escolas e demais instituições de ensino precisam seguir este mesmo caminho.

Além disso, há neste novo conceito maiores incentivos para a criatividade e protagonismo dos alunos, que deixam de ser apenas ouvintes e copiadores de textos para realmente colocar a mão na massa e buscar formas de aprender e transmitir os ensinamentos com seus colegas.

crianças usando tablet na escola

Em um mundo com diversas formas de entretenimento, como redes sociais, videogames e plataformas de streaming, saber como atrair o foco e gerar engajamento de crianças e adolescentes é crucial para o êxito do aprendizado desses indivíduos, com o modelo tradicional sendo cada vez menos atrativo. Em contrapartida, a Educação 4.0 pode se tornar bem eficiente.

Mudanças trazidas com a Educação 4.0

Maior uso da tecnologia

Na Educação 4.0, o uso da internet e de recursos tecnológicos deixa de ser o vilão que tira a atenção dos alunos para ser um meio de aprendizagem. Além disso, diversos recursos online são usados para gerir o dia a dia das escolas, professores, alunos e pais.

Em uma única plataforma, como um portal online, professores e orientadores podem emitir comunicados para os pais e alunos, que por sua vez podem iniciar chats e tópicos de discussão sobre os temas abordados na sala de aula. Por isso, investimentos em tecnologias e no acesso à internet de todas as partes envolvidas na educação de um indivíduo se tornarão cada vez mais comuns e necessários.

crianças fazendo um projeto com o auxílio da tecnlogia da educação 4.0

Melhor transmissão dos conhecimentos

A Educação 4.0 procura por formas de tornar o processo de aprendizado mais eficiente e atrativo para os alunos. Ao adotar dinâmicas como pesquisas interativas, acesso a novas plataformas, apresentações em grupo e debates sobre temas da atualidade, é possível ter uma maior retenção dos conteúdos abordados pelos alunos, fazendo com que as próximas gerações se tornem cada vez mais inteligentes e atualizadas sobre a sociedade de seu tempo.

Desenvolvimento do pensamento crítico

Quando alunos deixam de ser meros espectadores e passam a ser agentes de mudança e protagonistas no processo de aprendizado, eles começam a desenvolver um pensamento crítico mais elaborado e mais confiança em suas tomadas de decisão – algo que será exigido lá na frente no mercado de trabalho.

Foco na formação profissional

Na educação 4.0 o foco dos alunos deixa de ser em adquirir conhecimento para passar em uma prova ou num vestibular, sendo direcionado para as suas formações profissionais. Ao estarem conectados e atualizados sobre o ambiente onde vivem desde pequenos, os estudantes do futuro estarão preparados para suprir as exigências do mercado de trabalho e atuarem como bons agentes de mudança e influência dos seus dias.

Incrível como a tecnologia tem mudado o nosso sistema educacional, não é mesmo? Para saber mais sobre este tema ou sobre as principais inovações que estão sendo implementadas em nossa sociedade, acesse os demais conteúdos do nosso blog.

Fonte(s):

ClipEscola

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
mulher assistindo os lançamentos da Netflix e comendo pipoca

Confira os principais lançamentos da Netflix para agosto de 2022

210 imagens de frases para usar no status do WhatsApp

mulher segurando um smartphonee apontando para cima

Como descobrir se alguém tentou desbloquear seu celular? Veja 4 jeitos

bonequinho do Android em frente à uma tela cheia de códigos

Atualização corrige cinco falhas críticas no Android

notebook com ícones de informações pessoais e um ícone maior de cadeado

Como remover informações pessoais da Internet

mulher ouvindo música no Spotify com headphones

Como ouvir música juntos no Spotify

Inscreva-se na nossa

Newsletter