Quanto tempo você passa por dia respondendo e enviando e-mails? Se você dispende mais do que 30 minutos por dia nessa ferramenta, com certeza conhecer dicas de como economizar tempo no Gmail terá um impacto positivo na sua rotina.
O serviço de e-mails do Google conta com um grande número de recursos que podem facilitar a sua vida. Porém, nem sempre esses recursos são tão óbvios para os usuários e alguns estão escondidos. Conhecer esses detalhes pode significar tarefas sendo executadas de forma mais rápida e algumas horas economizadas.
O Gmail conta com duas funções que vêm habilitadas por padrão: o Smart Compose e o Smart Reply. Graças a elas, é possível escrever e responder mensagens de forma mais rápida graças a uma espécie de “autocompletar”.
À medida que você digita uma palavra o Google sugere um complemento para ela ou para uma frase inteira, baseado em seu histórico de uso. Por exemplo, se você costuma começar os e-mails com “Bom dia, Fulano, tudo bem?” ao digitar “Bom d” o restante da frase é sugerido.
Basta colocar pressionar a seta para o lado direito para aceitar a sugestão sem precisar digitá-la.
Você sabia que é possível responder mensagens do Gmail mesmo quando sua máquina estiver off-line? A ideia é que uma vez que a página do Gmail tenha sido aberta, as mensagens ficam salvas “em cache” no navegador mesmo que a internet seja desligada.
Esse recurso é útil, por exemplo, para quem viaja de avião. É possível aproveitar o voo para responder todas as mensagens pendentes e deixa-las prontas para envio. Assim que você se conectar o Gmail se encarrega automaticamente de enviá-las de uma só vez.
Muitas pessoas não conseguem se concentrar no trabalho quando sabem que há mensagens não lidas em sua caixa de entrada. Nem sempre elas são prioritárias e, se esse for o caso, é possível limpar a caixa de entrada sem respondê-las, permitindo que elas surjam em um outro momento.
Isso é possível graças à ferramenta “Adiar”. Clique sobre a mensagem com o botão direito do mouse e selecione a opção “Adiar”. Ela será removida para um compartimento à parte. Você pode ainda definir uma data e um horário para que a mensagem volte para a caixa de entrada.
Frequentemente, mensagens de e-mail que recebemos acabam se tornando tarefas a serem realizadas posteriormente. Que tal transformar as mensagens em tarefas de forma automática? O Gmail é integrado ao Tarefas, também do Google, o que facilita essa transformação.
Tudo o que você precisa fazer é clicar no ícone “Tarefas”, na lateral direita da tela. Depois, arraste a mensagem que deseja transformar em tarefa para lá. Esse recurso é muito útil para gerenciar as suas pendências, pois elas ficam disponíveis visualmente para você sempre que acessar a interface do Gmail.
Não são apenas os serviços do Google que têm algum tipo de integração com o Gmail. No marketplace do G Suite há dezenas de complementos que podem transformar a experiência de uso do Gmail, integrando-o com outros serviços.
É o caso do Dropbox, do Evernote e do Trello, apenas para citar alguns dos mais populares. Basta acessar o marketplace e procurar quais são as soluções disponíveis para turbinar o uso do seu Gmail. A maioria delas é completamente gratuita.