como-importar-exportar-contatos-gmail

Como importar ou exportar contatos no Gmail

Não é raro que os usuários precisem importar ou exportar contatos do Gmail para adicioná-los em outras contas. O Google sabe disso e, por essa razão, incluiu esse recurso de forma nativa em suas ferramentas.

O que pouca gente sabe, no entanto, é que nem todos os procedimentos são feitos pelo Gmail. Para exportar contatos, por exemplo, é preciso usar a ferramenta Google Contatos, que pode ser acessada de forma independente pelo navegador.

O passo a passo para importar e exportar contatos é bastante simples, mas é comum vermos usuários se perderem na busca por essas opções. Abaixo, mostramos o passo a passo de como fazer isso.

como-importar-exportar-contatos-gmail

®GIPHY

Como exportar contatos do Gmail

Exportar contatos do Gmail é útil para quem está montando uma agenda em um novo aplicativo ou mesmo quer ter um cópia dos contatos em outros serviços. O curioso aqui é que o procedimento não é feito dentro do Gmail, mas sim a partir do Google Contatos.

Note ainda que é preciso saber qual é o formato de arquivo que o local de destino reconhece. Os formatos CSV do Google e CSV do Outlook são os mais utilizados. Veja como fazer isso.

Passo 01: Acesse o serviço Google Contatos pelo navegador. Se ainda não estiver logado, faça o login com sua conta de usuário do Google.

Passo 02: Em seguida localize “Exportar” na barra lateral de opções.

como-importar-exportar-contatos-gmail

Passo 03: Serão exibidas as opções de formato de exportação. São três disponíveis: “CSV do Google”, “CSV do Outlook” e “vCard”. Escolha aquela que for mais conveniente, dependendo dos seus objetivos.

como-importar-exportar-contatos-gmail

Passo 04: No passo seguinte, dê um nome para o arquivo, escolha uma pasta no computador e clique em “Salvar”. O download será iniciado.

Como importar contatos para o Gmail

Já para importar contatos para o Gmail, é preciso que antes você obtenha o arquivo em questão do local em que os nomes e endereços estão salvos. Você pode importar contatos de outra conta do Gmail, do Outlook ou de outro serviço qualquer.

Preste atenção novamente ao formato de arquivo gerado e certifique-se de salvá-lo em uma pasta que será fácil de ser encontrada. O passo a passo de importação de contatos para o Gmail é igualmente simples, confira como funciona.

Passo 01: Acesse o serviço Google Contatos pelo navegador. Se ainda não estiver logado, faça o login com sua conta de usuário do Google.

Passo 02: Em seguida localize “Importar” na barra lateral de opções.

como-importar-exportar-contatos-gmail

Passo 03: Clique em “Selecionar arquivo” para procurar entre as suas pastas onde está o conteúdo salvo. É preciso que ele seja de algum dos formatos que já mencionamos: “CSV do Google”, “CSV do Outlook” e “vCard”.

como-importar-exportar-contatos-gmail

Passo 04: Escolha o arquivo de contatos em clique em “Abrir”.

como-importar-exportar-contatos-gmail

Passo 05: Por fim, clique em “Importar” e aguarde até que o arquivo seja carregado completamente.

como-importar-exportar-contatos-gmail

Pronto! Exportar e importar contatos não precisa ser um problema. Basta seguir essas dicas simples para realizar esse tipo de ação sempre que deseja

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Bateria carregada em 3D.

Indicador de saúde da bateria pode chegar ao Android

Mulher contando segredo sobre os mitos da tecnolgia que todo mundo já caiu.

6 mitos sobre tecnologia que muita gente já caiu

Logo do Google Gemini.

Gemini: o que é e como usar a IA do Google

Teclado de um notebook em 3D com uma tecla com um ponto de interrogação, expressando a dúvida entre instalar Linux ou Windows.

Linux ou Windows: compare os recursos dos sistemas para PC

Crianças em uma sala de aula moderna e usando tecnologia.

Como a tecnologia melhora o processo de aprendizagem escolar?

Satélites em órbita ao redor da Terra.

Primeiros satélites que fornecem rede a celulares são lançados pela Starlink

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.