Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Como solicitar confirmação de leitura no Gmail?

Quem nunca teve a curiosidade de saber se um destinatário já leu uma mensagem de e-mail? No passado, esse recurso estava presente com destaque na interface de diversos serviços de e-mail, porém hoje em dia muitas pessoas não sabem como solicitar confirmação de leitura no Gmail.

Embora a ferramenta seja bastante útil, esse recurso vem caindo em desuso com o passar do tempo. Porém, em algumas circunstâncias, pode ser útil receber uma mensagem de confirmação de leitura. Trata-se ao menos de um indicativo que o e-mail chegou ao destino final. Vamos aprender como fazer isso?

Como solicitar confirmação de leitura de e-mails no Gmail?

É muito simples solicitar confirmação de leitura em e-mails do Gmail, mas esse é um processo que deve ser feito em cada uma das mensagens. Abaixo, veja o passo a passo de como fazer.

Passo 1. Abra o Gmail e clique em “Escrever” para compor uma nova mensagem.

Passo 2. Inclua os destinatários nos campos “Para” e “CC” normalmente. Escreva o assunto e o corpo do texto.

Passo 3. Antes de enviar a mensagem, clique em “Mais opções”.

Passo 4. Selecione “Solicitar confirmação de leitura”.

Passo 5. Por fim, envie a mensagem.

Saiba mais sobre as confirmações de leitura

Se por um acaso você receber um e-mail que solicite confirmação de leitura, ele será identificado logo na abertura da mensagem. Uma caixa de diálogo informará que o remetente solicitou a confirmação. Você pode escolher entre “Enviar confirmações” ou “Agora não”. Se optar pela segunda alternativa, quando abrir a mensagem novamente a mesma caixa de diálogo será exibida.

Existe ainda a possibilidade de que a confirmação de leitura seja feita automaticamente. Assim, basta ao destinatário abrir a mensagem para que você receba de volta uma mensagem informando que isso aconteceu.

Vale lembrar que alguns serviços de e-mail podem impor restrições quanto às confirmações de leitura. Nos seguintes casos as solicitações não serão retornadas:

  • Envio de mensagens para uma lista de e-mails ou um alias de um grupo.
  • O administrador restringe as confirmações a pessoas na sua organização ou a pessoas específicas fora dela.
  • O destinatário usa um programa de e-mail que não é sincronizado em tempo real, como um cliente POP (Post Office Protocol) que é sincronizado somente sob demanda ou um cliente do G Suite Sync.
  • O destinatário retorna uma confirmação de leitura em um cliente de e-mail que usa IMAP, e as confirmações de leitura não são enviadas automaticamente.

Confirmações de leitura estão em desuso

Por mais que esse seja um recurso bastante útil, é cada vez menos frequente a sua utilização. Alguns usuários consideram o fato de receber uma confirmação de leitura um pouco invasivo enquanto outros simplesmente optam por não responder.

Além disso, leve em consideração que uma “confirmação de leitura”, na prática, é uma confirmação de recebimento, pois não indica necessariamente que o usuário leu a mensagem.

Fonte: Suporte Google e Suporte Unisc

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
É hora de repensar o aprendizado

É hora de repensar o aprendizado

lancamentos-netflix-janeiro-2022

Veja os principais lançamentos da Netflix para janeiro de 2022

O mercado de Instituições Públicas potencializa os negócios de empresas de tecnologia

lancamentos-netflix-dezembro-2021

Veja os principais lançamentos da Netflix para dezembro de 2021

instagram-como-baixar-stories

Instagram: como baixar Stories de outras pessoas no PC

atalhos-windows-11

Windows 11: todos atalhos do teclado que você precisa conhecer

Inscreva-se na nossa

Newsletter