Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

como-melhorar-buscas-no-google

Dicas e truques para melhorar as suas buscas no Google

A busca do Google é a ferramenta mais conhecida da internet. O recurso, no entanto, ainda conta com possibilidades pouco conhecidas dos usuários. Quer saber como otimizar suas buscas para encontrar tudo o que deseja na internet? Vem com a gente para conhecer 11 dicas que vão te ajudar a ter resultados mais precisos na busca do Google.

Com milhões de usuários ao redor do mundo, o buscador do Google ainda conta com muitos mistérios. A maioria dos usuários desconhecem a possibilidade de tornar as buscas mais precisas de diferentes formas. Mesmo contando com recursos automáticos, o serviço também oferece a possibilidade de usar truques que ajudam a otimizar a experiência dos usuários.

Pensando nisso, preparamos 11 dicas para que você possa dominar a ferramenta de busca mais famosa da internet. A seguir, confira todas as possibilidades de melhorar seus resultados de busca no Google.

1. O uso de palavras-chave

As palavras-chave são um dos pontos mais importantes para buscas e para fazer que um site seja encontrado no Google. Por meio delas, os usuários podem chegar a resultados mais precisos que estão dentro do que foi procurado. O sistema do buscador trabalha melhor com o uso de expressões genéricas.

Se você deseja encontrar, por exemplo, uma farmácia 24 horas, tente usar um termo menos específico. “Farmácia entrega 24” é uma boa opção de palavra chave para este caso específico. Tente usar o mesmo padrão para buscas de serviços, locais e artigos que possam ajudar a solucionar seus problemas.

2. Use as barras no topo dos resultados da busca

Qualquer busca no Google será exibida em diferentes formatos. Calma, isso é muito simples. Quando o resultado de uma pesquisa é exibido o usuário pode escolher por vê-los na busca por “Mapas”, “Notícias”, “Imagens”, “Vídeos“, “Shopping” e outras classificações de resultados.

Essas seções são ótimas para que você possa delimitar que tipo de resultado será apresentado. Se a busca realizada for relativa a uma obra de arte, clique sobre a opção “Imagem“. Dessa maneira, reproduções da obra serão facilmente encontradas sem qualquer distração. Use o mesmo raciocínio com notícias, vídeos e outros grupos de conteúdos.

3. Usar aspas para encontrar termos e frases muito específicas

Já pensou em encontrar o trecho de um livro ou de um artigo acadêmico? A melhor maneira de buscar esses conteúdos é com o uso de aspas em frases. Se você usar o seguinte padrão “Nada melhor do que não fazer nada”, o Google encontrará páginas onde esse texto exato é utilizado – que no caso é uma letra de Rita Lee.

Quando você faz a mesma busca, mas sem usar as aspas, o mecanismo de busca exibirá frases semelhantes. Portanto, não deixe de usar essa dicas quando quiser procurar por um PDF que leu no passado, um poema, uma notícia ou um artigo que tanto gosta, mas que não consegue mais encontrar.

4. Use filtros para os resultados da busca

As pessoas tendem a iniciar uma busca e apenas navegar pelos resultados até encontrar o que deseja. Usar essa prática, entretanto, pode não ser a melhor opção e você pode perder um tempo valioso. Para evitar esse problema, use os filtros de busca oferecidos pelo Google.

Por meio dos filtros, os usuários podem definir a origem dos sites (nacionalidade), a data de publicação, o idioma e a precisão em que os resultados serão exibidos.

5. Pesquisar por sites específicos

Pense na seguinte situação. Você pode estar em busca de informações sobre a Positivo Informática e usar o Google para encontrar os produtos da empresa. Para encontrar um computador específico, por exemplo, você pode realizar sua busca de forma que o mecanismo entenda que deverá pesquisar o site da empresa.

Esse tipo de busca é um pouco mais complexo, mas é extremamente eficaz. Para esse tipo de pesquisa utilize o termo: “google site:loja.meupositivo.com.br”, sem as aspas. Com essa estrutura você pode realizar buscas específicas em páginas que escolher.

como-melhorar-buscas-no-google

6. Inclua palavras na busca usando hifens

Você pode aprimorar os resultados da busca utilizando hifens para especificar palavras específicas ou termos. Um exemplo de como usar o recurso é quando realizamos uma busca por “Cavalo de Tróia”, os resultados exibirão informações sobre a história dos gregos e também sobre o famoso vírus de computador.

Para evitar essas dubiedades, use um hífen para eliminar resultados que você não quer ver. Por exemplo, digite “Cavalo de Tróia – Grécia” para ver informações apenas sobre o presente dos gregos aos troianos na famosa história épica.

7. Encontre informações sobre um campeonato de futebol ou outro tipo de atividade esportiva

O Google pode indexar em sua ferramenta de busca as informações sobre um evento esportivo de grande porte. Nestes casos, as informações detalhadas do torneio são apresentadas como resultados da pesquisa. Um evento como a Copa do Mundo da FIFA, por exemplo, contará com a tabela de jogos, a classificação das seleções e notícias.

Eventos como a Eurocopa, Copa América, Campeonato Brasileiro e a Liga dos Campeões da Europa contam com esse suporte. O mesmo acontece com as Olimpíadas e outros grandes eventos com diversas atividades esportivas.

8. Comparar preços de produtos

O Google pode ajudar consumidores a não serem enganados por falsas ofertas na internet. Basta iniciar a busca por um produto e clicar sobre a aba “Shopping”. Dessa maneira, um comparativo com preços do mesmo produto em diferentes lojas será apresentado na tela, evitando assim que uma oferta enganosa seja a única encontrada.

A visualização ainda permite filtrar os resultados por preços específicos, lojas do comércio online e características do produto.

9. Pesquise usando imagens

Além da busca por palavras, o Google também permite aos usuários usar imagens como fonte de buscas. Para isso, basta acessar a aba “Imagens” do buscador e clicar sobre o ícone de câmera para realizar o upload de um arquivo do computador para o mecanismo de busca. Também é possível usar a URL de uma imagem como alternativa ao upload de arquivos.

10. Use o Google como um dicionário

Se você não conhece uma palavra e não tem um dicionário em mãos, não se preocupe. Use a busca do Google para encontrar o significado das palavras que não conhece. O buscador pode definir rapidamente qualquer palavra no idioma português (ou outro idioma). Para isso, basta usar o termo “Define: (nome da palavra)”, sem as aspas.

O resultado mostrará o significado de e também um ícone de alto falante para que você ouça a pronúncia correta.

11. Consultar a previsão do tempo

Poucas coisas são mais desagradáveis do que ser surpreendido com uma chuva sem estar com um guarda-chuva. Você pode realizar consultas sobre a previsão do tempo em sua cidade de forma simples e rápida, sem sair dos resultados da pesquisa do Google. Para isso, use o termo “Clima (sua cidade”), sem as aspas.

O sistema de buscas apresentará rapidamente a temperatura atual e a previsão para os próximos dias com dados detalhados sobre chuvas, umidade e vento.

Gostou das dicas? Continue navegando no site Positivo do Seu Jeito para conhecer outras novidades sobre o mundo da tecnologia. Além disso, use a nossa barra de buscas para encontrar artigos que possam solucionar as suas dúvidas. Conte com a gente!

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
lancamentos-netflix-dezembro-2021

Veja os principais lançamentos da Netflix para dezembro de 2021

o-que-e-metaverso

O que é metaverso e por que as grandes empresas de tecnologia estão investindo nisso?

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

rg-online-rio-de-janeiro-como-fazer

Identidade Digital: como fazer o RG online no Rio de Janeiro

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

black-friday-dicas-evitar-golpes

Black Friday: 8 dicas para evitar golpes em compras online

Inscreva-se na nossa

Newsletter