Até mesmo os antigos usuários do Android podem se perder ao tentar localizar algum arquivo ou app em seu smartphone. É algo comum, afinal nem todos sabem como organizar os aplicativos no celular.
Mas, para ajudar nisso, existem gerenciadores de arquivos para Android, que são responsáveis por criar e organizar pastas, deixando tudo muito mais simples na hora de compactar e descompactar arquivos. É essencial ter um gerenciador de arquivos no Android, sendo que cada interface dele geralmente traz um app próprio, mas é válido conhecer todas as opções.
O objetivo deste conteúdo é explicar o que de fato é um gerenciador de arquivos e apresentar 6 maneiras de gerenciar e organizar apps ou arquivos. E para facilitar, vamos apresentar algumas ferramentas compatíveis com o Android.
O gerenciador de arquivos é um aplicativo que possui acesso a todas as pastas e arquivos do seu celular, inclusive elementos internos do seu dispositivo. Por meio dele é possível acessar e controlar todas as pastas, como também renomear conteúdos já existentes.
Esse aplicativo também possibilita uma melhor organização dos seus programas e documentos, permitindo também uma visualização mais acertada do espaço usado no aparelho.
De forma resumida, um gerenciador de arquivos (ou aplicativos), tem como função administrar os apps instalados em seu celular, liberando mais espaço na memória do celular e deixando tudo mais organizado.
Apesar de alguns modelos de smartphones Android já possuírem algum tipo de gerenciador de arquivos, a maioria deles não disponibiliza qualquer maneira de navegar entre os apps e outros dados do dispositivo. Mas, a Google Play Store está recheada de aplicativos que ajudam a gerenciar arquivos no seu aparelho de forma bem simples.
A plataforma conta com várias opções desses serviços, desde as gratuitas até aquelas pagas. Então para que você consiga uma solução de forma mais assertiva, listamos abaixo os 6 melhores gerenciadores de arquivos para Android.
O Files do Google é um aplicativo feito pelo próprio Google e gratuito, funcionando no Android 5.0 e versões posteriores. Mas, ele é mais popular por outra função: a limpeza do aparelho, deletando arquivos temporários, duplicados ou inúteis.
Como gerenciador de arquivos, ele permite que você navegue pelos diretórios do Android rapidamente e ache coisas que talvez você nem lembrava mais de ter guardado.
O ES File Explorer é um dos melhores gerenciadores de arquivos para Android. Sua interface é simples e oferece um atalho para visualizar diferentes tipos de arquivos de mídia já na tela principal.
É um dos aplicativos de gerenciamento de arquivos mais conhecidos do Android.
O RS File Manager é gratuito e com opções de compra no app, sendo uma das principais opções de apps que não pertencem às marcas de celulares. Sua interface é bastante intuitiva, conseguindo separar o acesso aos arquivos do sistema e outras alternativas do armazenamento interno, como as pastas de músicas e fotos.
Em sua versão gratuita é possível compartilhar rapidamente arquivos pela nuvem, Bluetooth, etc.
O ZArchiver é um gerenciador de arquivos simples, gratuito, mas também possui opções de compras no app, tendo como objetivo principal: compactar e criar arquivos em ZIP em sua pasta.
Caso precise criar pastas zipadas constantemente em seu celular, vale a pena verificar o app. Porém, ele oferece menos recursos para movimentar as pastas no próprio aparelho e limpar o espaço de armazenamento.
O Solid Explorer File Manager é um serviço pago, mas oferece um teste gratuito por 14 dias, sendo uma das opções mais completas, pois possui diversas opções de personalização com conjunto de ícones, esquema de cores e temas, etc.
Ele permite que você navegue até os arquivos armazenados em seu aparelho, estruturando-os de forma automática em coleções. Permitindo que você visualize, exclua, mova ou compartilhe qualquer arquivo.
O Gerenciador de arquivos + é gratuito e completo, sendo compatível com arquivos de mídia e seus principais formatos. Ele permite acesso a todas as pastas do smartphone, do cartão SD, dos downloads, etc.
Sendo extremamente fácil de utilizar, o app permite que você gerencie o armazenamento remoto/em nuvem.
Em diversos casos, o acúmulo de arquivos e aplicativos podem fazer com que o desempenho do seu aparelho fique mais baixo. E no caso dos apps, o problema pode ser pior, pois além de ocuparem espaço no armazenamento, eles acabam coletando dados em segundo plano. Então, certamente a bateria do seu dispositivo vai descarregar mais rapidamente.
Para desinstalar aplicativos em seu celular, basta seguir o passo a passo, conforme explicado abaixo.
Uma coisa é fato, aplicando algum destes métodos de organização em seu Android, a busca por arquivos em seu aparelho será mais simples e você também garantirá a “saúde” do seu dispositivo, evitando preocupações com o nível de desempenho das funções dele.
Para obter mais dicas úteis para o seu cotidiano, tanto sobre tecnologia quanto outros temas interessantes, acompanhe os diversos conteúdos já publicados em nosso blog.