Positivo do seu jeito

Tecnologia

Como transformar o celular em uma câmera para o PC

15 de Abril de 2021

por: MKT Positivo

A pandemia da COVID-19 fez muitas empresas migrarem a força de trabalho para o regime remoto. Isso levou a uma explosão no uso de ferramentas de vídeo-chamadas, como Zoom e Microsoft Teams, em uma tentativa de manter as pessoas e equipes conectadas. Neste cenário, o uso de webcams e microfones se tornou essencial para o dia a dia. 

A maioria dos notebooks já vem com câmera e microfone equipados de fábrica. Mas para quem utiliza um desktop, quase sempre é necessário comprar esses equipamentos separadamente. A boa notícia é que você já tem uma excelente webcam no seu bolso: o smartphone. Por isso, vamos mostrar como você pode transformar um celular com Android ou um iPhone em webcam.

Seguindo o passo a passo, você conseguirá fazer chamadas e vídeo-conferências pelo PC, sem precisar gastar nada em novos equipamentos. 

Como transformar o smartphone em webcam para o PC

Existem vários aplicativos disponíveis para Android e iPhone que transformam os aparelhos em webcams compatíveis com Windows e MacOS. Muitos deles são pagos, mas selecionamos duas opções completamente gratuitas para você. No Android utilizaremos um App chamado DroidCam. Já nos iPhones o app será o iVCam.

Como usar o smartphone Android como webcam para PC

Para utilizar um smartphone Android como webcam no Windows, o app DroidCam é uma das melhores e mais completas opções. Ele permite a conexão via cabo USB ou via Wi-Fi e utiliza tanto a câmera quanto o microfone do seu dispositivo. Outro detalhe importante é a possibilidade de deixar o app em plano de fundo no celular enquanto você faz outras coisas, sem interromper o funcionamento da câmera. 

Para utilizar o DroidCam, o primeiro passo é baixar o App no seu smartphone. Acesse este link da Google Play Store ou faça uma busca pelo nome do aplicativo na loja. 

Depois de baixar o app no smartphone, o próximo passo é instalar o programa DroidCam Client no seu computador. Ele fará a ponte entre os dispositivos, carregando seu smartphone como uma câmera no Windows. Para baixar e instalar, siga os passos abaixo:

– Acesse a página da desenvolvedora Dev47Apps clicando aqui

– Na parte de baixo da tela, escolha a opção “Download Windows Client”, mostrada na imagem abaixo:

Como transformar o celular em uma câmera para o PC

Depois de baixar o arquivo, feche todos os apps de chat, como Skype, Microsoft Teams e navegadores. Isso garantirá uma instalação limpa e livre de reinicializações. Após, abra o instalador e siga as instruções mostradas na tela. 

Instalação concluída? É hora de seguirmos para o próximo passo!

Conectando o smartphone ao PC via Wi-Fi

Se você possui um roteador Wi-Fi em casa e o sinal é bom onde está o PC, essa é a melhor forma de conectar seu smartphone como Webcam. 

1. Abra o programa DroidCam no seu computador a partir do Menu Iniciar;

2. No seu smartphone, certifique-se de que o Wi-Fi está ativado e conectado à rede;

3. Abra o app no smartphone. Ele mostrará as informações de IP e a porta de conexão, como na imagem abaixo.