Grasshopper: aprenda programação com o novo app do Google

Grasshopper: aprenda programação com o novo app do Google

O Google oferece um aplicativo gratuito para pessoas que desejam aprender programação. O Grasshopper pode ajudar pessoas que desejam criar sites, produzir animações e outros elementos visuais usando as ferramentas de programação de softwares. Mas será que esse aplicativo vale o download? A seguir, como aprender programação com o Grasshopper do Google.

O Grasshopper foi criado em 2018 em uma incubadora de projetos internos do Google. Desenvolvidos por profissionais da empresa, a ferramenta foi pensada para ajudar pessoas sem conhecimento ou iniciantes no mundo da programação. Até mesmo o seu nome faz referência a um dos maiores nomes da programação no mundo, a pioneira em códigos Grace Hopper.
A plataforma para estudantes é de acesso gratuito e sem limitações de uso. Qualquer pessoa pode iniciar as aulas online e isso, sem dúvidas, é o ponto forte da plataforma. As aulas são dinâmicas e não usam termos tradicionais do mundo do programa – ao menos nos níveis iniciais de aprendizado.
Qualquer pessoa com um smartphone Android compatível com o app ou que possua acesso a um computador pode iniciar as aulas. Para isso, entretanto, será necessário realizar um rápido login usando uma conta do Google. Sendo assim, certifique-se de criar uma conta do Google antes de tentar acessar o Grasshopper.
A ferramenta pode ser acessada a partir de qualquer plataforma que o usuário possuir. O acesso é garantido no computador, usando o navegador de internet, e através de um smartphone com Android ou no iPhone.
Mas como um aplicativo pode ensinar programação de forma prática para iniciantes? Vamos analisar os benefícios do aplicativo e mostrar como ele pode ajudar pessoas a entender melhor o mundo da programação.

Funcionamento do aplicativo Grasshopper

A plataforma oferece cursos dinâmicos com aulas autoexplicativas. O aluno deve apenas seguir os tutoriais para conseguir resolver a programação sugerida. Parece simples, certo? Esse processo, no entanto, segue em evolução ao decorrer das aulas. O sistema do app aumenta a dificuldade de acordo com os resultados do aluno.
O usuário deve seguir os quebra-cabeças visuais e seguir outros tipos de instruções para, ao final da lição, executar o código para saber se resolveu a questão corretamente. Os alunos podem acessar aulas para criar animações com JavaScript, desvendar códigos e construir páginas para a internet com HTML e CSS.
Grasshopper: aprenda programação com o novo app do Google
As lições não são carregadas de conteúdos técnicos. Muito pelo contrário. O Google preparou um sistema visual amigável, com lições divertidas e rápidas, tornando o ensino da programação mais interativo. As telas são interativas e mostram exemplos animados para a resolução dos problemas.
Assim como em um jogo, o usuário deve subir diferentes níveis para assimilar diferentes conhecimentos. As aulas começam com os fundamentos da programação, o que inclui conhecimentos de funções, controle de fluxo do código e outros elementos. Inicialmente, a linguagem de programação utilizada é o JavaScript.
Benefícios do Grasshopper:

  • – Aprender programação de forma simples;
  • – Ampliar área de conhecimento;
  • – Treinar atividades de programação pelo celular;
  • – Conhecer o funcionamento de softwares e sistemas computadorizados.

Como acessar as aulas do Grasshopper

A plataforma é exclusiva para usuários que possuam uma conta do Google. Dessa maneira, é possível acessá-la a partir de diferentes computadores com sistema macOS ou Windows. A liberdade de acesso em diferentes plataformas também se repete no app do serviço para smartphones.
O app gratuito do Grasshopper pode ser instalado em smartphones com Android e no iPhone. Sendo assim, o usuário pode aprender sobre programação em casa ou quando estiver com acesso apenas pelo celular. A interface do serviço é padronizada e não apresenta qualquer tipo de diferença na dinâmica das aulas no PC ou no celular.

A versão para iPhone, entretanto, não oferece interface em português. Portanto, os usuários precisam entender o idioma inglês para acompanhar as aulas. O suporte para nosso idioma deve ser inserido em breve pelo Google.

Programa Cresça com o Google

O Grasshopper é apenas uma das ferramentas oferecidas pelo Google em seu programa Cresça com o Google. A iniciativa conta com uma série de programas da gigante de buscas e visa o desenvolvimento de pessoas e de negócios que possuem atuação na internet. O programa visa romper barreiras que possam limitar o acesso de jovens e adultos em carreiras da programação.
Os usuários podem acessar a plataforma online para realizar cursos gratuitos com diversas temáticas. Os treinamentos são indicados para qualquer pessoa. Para isso, basta usar o login de uma conta Google para acessar os conteúdos. O usuário pode criar um perfil para empresas, acessar treinamentos, criar um site para seu empreendimento e receber diversas dicas sobre preços de produtos e formas de pagamento modernas.
Para conferir dicas, tutoriais e notícias sobre tecnologia, não deixe de navegar em nosso portal. O Positivo do Seu Jeito é um site da Positivo criado para dar suporte às pessoas que possuem dúvidas diversas sobre dispositivos tecnológicos.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher usando o celular para ajudá-la a preparar um prato.

7 apps para você aprender a cozinhar

Carregador de celular sobre uma superfície laranja.

9 cuidados para seu carregador durar mais

Mulher ouvindo música em fones de ouvido bluetooth.

Cuidados com fones de ouvido bluetooth

Mulher deitada no sofá assistindo os lançamentos da Netflix em seu tablet.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Abril de 2024

Imagem em 3D de uma mulher em pé utilizando novas tecnologias de realidade aumentada para trabalhar.

Como as tecnologias emergentes impactam o mercado

Robô desenhando fazendo alusão à criação de imagens por meio de Inteligência Artificial.

Guia prático para criar imagens no ChatGPT

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.