Positivo do seu jeito

Dicas

Como usar o modo PiP no WhatsApp

3 de Janeiro de 2019

por: MKT Positivo

Um recurso que era bastante requisitado pelos usuários do WhatsApp no Android, finalmente está sendo liberado. Trata-se do modo PiP (Picture-in-Picture), que permite ver vídeos em miniatura sem precisar sair da tela do mensageiro. Você já sabe como usar o modo PiP no WhatsApp?

Vale lembrar que esse é um recurso novo, apresentado para os usuários Android na metade de dezembro. Como sempre acontece com as atualizações do WhatsApp, a distribuição da novidade é feita em “ondas” e, por essa razão, não são todos os usuários que recebem a atualização ao mesmo tempo.

®GIPHY

Usando o modo PiP no WhatsApp

O modo PiP é uma novidade incorporada à versão mais recente do WhatsApp. Portanto, para utilizá-lo, você precisa se certificar que o seu app está atualizado. A funcionalidade foi incorporada a partir da versão v.2.18.380. Assim, a primeira coisa a se fazer é descobrir se você já tem essa versão ou uma mais recente.

Se a resposta for “sim”, então o recurso já está incorporado ao seu mensageiro. Não há necessidade de usar nenhum plugin ou recurso extra. Na prática, ele pode aparecer tanto em conversas individuais quanto em grupos. Veja como é simples utilizá-lo.

Ao receber um link para um vídeo, automaticamente surge a opção para vê-lo em uma pequena janela, como um pequeno quadro sobreposto ao restante do conteúdo. Nesta pequena tela você pode pausar ou dar play no vídeo. Além disso, o quadro pode ser movido para cima ou para baixo, podendo se ajustar ao restante do conteúdo exibido.

Por fim, há ainda uma opção para assistir ao vídeo em tela cheia. Vale lembrar, no entanto, que a principal vantagem aqui é que não há mais a necessidade de abrir o conteúdo em outro aplicativo, como Google Chrome ou o YouTube. Tudo acontece dentro do browser incorporado ao WhatsApp.

Algumas características do modo PiP

É importante ressaltar ainda algumas limitações do modo PiP. Ele está disponível apenas dentro da janela de bate-papo na qual o link foi compartilhado. Isso significa que se você trocar de conversa ou de grupo, então o vídeo em tela pequena deixa de ser executado.

Além disso, o recurso não funciona com vídeos compartilhados diretamente na plataforma, mas somente com links de serviços como o YouTube, o Facebook ou o Instagram. Portanto, se você receber um vídeo que seja necessário fazer o download, saiba que não há compatibilidade com o novo recurso.

Como já mencionamos, a distribuição do novo recurso é feita em “ondas” e, por essa razão, mesmo tentando atualizar o aplicativo para uma versão mais recente pode ser que o recurso ainda não esteja disponível para você. Se for o caso, aguarde: muito em breve, todos os usuários do WhatsApp para Android poderão desfrutar dessa novidade dentro das conversas.

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.