mãos em cima de um teclado de notebook procurando emprego na internet

Como procurar emprego na internet

Se você está em busca de uma recolocação no mercado de trabalho, o conteúdo de hoje foi feito para você! 

Por mais que existam diversos anúncios com vagas encantadoras, ainda existe uma grande dificuldade quando falamos em candidaturas digitais e muitas dúvidas acabam dificultando esse processo para as pessoas desempregadas. Por exemplo, qual é o melhor site para buscar vagas, o processo é mais demorado, enfim, o que fazer?

Para responder a estas e outras dúvidas, criamos um conteúdo recheado de dicas e listamos algumas ferramentas que podem ajudar. Continue a sua leitura e tome nota!

Como buscar novas oportunidades de emprego pela internet?

Mais uma vez a tecnologia pode e deve ser usada em seu favor, afinal, existem muitos sites e aplicativos que facilitam a sua busca pelo trabalho ideal. A grande maioria desses sites são gratuitos e ficam disponíveis para que você realize o seu cadastro e anexe seu currículo, para que os recrutadores possam analisar. 

Então, para buscar oportunidades pela internet, basta navegar por ela. Para entender melhor como funciona, acompanhe os próximos tópicos.

Penelope Garcia, da série Criminal Minds, dizendo em inglês "eu vou continuar procurando"

Quais são as vantagens de uma candidatura digital?

Se você quer refletir se realmente vale a pena a busca por trabalho pela internet, confira abaixo algumas vantagens:

1. Economia

Se você está desempregado, certamente está economizando gastos, o que nos leva até a  primeira vantagem em buscar um trabalho pela internet: a economia! Afinal, cada empresa possui um local de atuação e para deixar seu currículo em cada uma delas, você vai gastar com gasolina ou passagens de ônibus. Isso é melhor ser evitado em tempos de redução de gastos. Seria mais interessante investir nisso quando você já tiver uma entrevista marcada.  

2. Tempo

Outra grande vantagem da candidatura digital é o uso do seu tempo,tornando possível se candidatar para várias vagas, sem precisar sair de casa. O que te ajuda a realizar outras tarefas que podem lhe beneficiar neste processo, tais como: leitura, treinamentos para entrevistas, cursos onlines, etc. 

3. Mais possibilidades

Com a existência das plataformas para divulgação de vagas, além das conexões das redes sociais, é possível atingir um maior número de recrutadores, aumentando assim o seu leque de oportunidades. 

Afinal, você pode realizar o seu cadastro em vários sites que sejam compatíveis com seus interesses profissionais, fazer alguma entrevista por vídeo, enquanto uma nova conexão profissional observa seu currículo no LinkedIn. 

Quais os melhores sites e aplicativos para procurar emprego na internet?

Da mesma maneira que existem muitas pessoas buscando chamar a atenção dos recrutadores, também há muitos recrutadores procurando candidatos que possuam potencial para preencher as vagas em aberto.

Para facilitar a mediação entre eles, existem sites e aplicativos que são feitos especificamente para essas conexões. Confira abaixo 5 opções:

1. LinkedIn

site de emprego LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social, mas é voltada para conexões profissionais. Sendo uma das alternativas mais populares para quem deseja manter um perfil profissional sempre visível e aumentar sua rede de contatos

Em seu perfil na plataforma é possível adicionar sua experiência profissional, cursos realizados, assim como compartilhar seus interesses. Além disso, muitos profissionais de RH usam essa plataforma para divulgar vagas, bem como aceitam candidaturas por meio dela. 

2. Catho

site de emprego Catho

A Catho, conforme a própria empresa explica, é um marketplace de tecnologia, que realiza a conexão entre empresas e candidatos. Sendo uma das organizações mais tradicionais da área, fundada em 1977 e que atua desde o ano 2000 de maneira 100% online.

Os candidatos podem usar a versão gratuita ou paga. Existe a possibilidade de baixar o aplicativo, que está disponível para Android.

3. Indeed

site Indeed

O Indeed é uma ferramenta que é capaz de pesquisar vagas para o perfil solicitado em diversos sites de emprego, tudo ao mesmo tempo. E é totalmente gratuito para os candidatos. Em algumas vagas, é possível ser guiado até o site do empregador, enquanto outros recebem seu currículo pela própria plataforma e entram em contato para agendar uma entrevista.

4. CIEE

site CIEE

O CIEE é indicado para aqueles estudantes que estão em busca de um estágio, sejam estudantes de nível médio ou do ensino superior. Eles ajudam jovens brasileiros a encontrarem um estágio e também oferecem cursos gratuitos que podem alavancar a carreira.

Se você é estudante, é importante deixar seu cadastro atualizado na plataforma e assim quando surgir uma oportunidade de estágio que encaixe no seu perfil, você será notificado pelo e-mail, mesmo que não esteja visualizando o site naquele momento. 

5. Emprego Ligado

site Emprego Ligado

O site Emprego Ligado é uma plataforma interessante para aqueles profissionais que talvez não possuam tanta experiência. O diferencial da ferramenta é que, se seu perfil for compatível com o da vaga, você mesmo(a) pode agendar a sua entrevista, além do app indicar as vagas mais próximas do seu endereço. 

É uma espécie de “Tinder” dos empregos, se der match, é só combinar a entrevista e pronto!

Você também pode baixar o aplicativo, além de receber mensagens em seu WhatsApp quando surgir alguma vaga dentro do seu perfil. E caso você tenha bastante interesse na área de vendas e atendimento, saiba que essa ferramenta possui uma grande demanda de vagas nessas áreas. 

Qual o melhor site para vagas na minha área?

Não existe uma resposta certa para essa pergunta, tudo vai depender em qual área você deseja ingressar, mas nada que o Google não possa te ajudar. É bem simples, existem sites que oferecem vagas específicas em determinadas áreas, por exemplo, vagas para programadores, engenheiros, advogados ou estudantes de Direito, freelancers, profissionais da saúde. 

Recomendamos que você realize essa busca mais específica, logo após cadastrar seu currículo nas empresas tradicionais de RH. E lembre-se de destacar em seu currículo quais são seus interesses e objetivos profissionais. Afinal, o recrutador já irá saber se seu interesse está dentro do que aquela vaga pode oferecer, aumentando as chances de firmarem uma contratação.

Agora você já sabe por onde começar a procurar emprego pela internet, para continuar obtendo dicas e mais conhecimento pro seu dia a dia, continue acompanhando os conteúdos do blog Positivo do Seu Jeito

Fonte(s):

Guia da Carreira e TecMundo.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Logo do Google Gemini.

Gemini: o que é e como usar a IA do Google

Teclado de um notebook em 3D com uma tecla com um ponto de interrogação, expressando a dúvida entre instalar Linux ou Windows.

Linux ou Windows: compare os recursos dos sistemas para PC

Crianças em uma sala de aula moderna e usando tecnologia.

Como a tecnologia melhora o processo de aprendizagem escolar?

Satélites em órbita ao redor da Terra.

Primeiros satélites que fornecem rede a celulares são lançados pela Starlink

Homem falando em um celular em uma chamada com tecnologia VoLTE.

Chamada VoLTE: tudo que você precisa saber

Tecla Copilot será inserida nos novos teclados Windows.

Primeiros PCs com tecla especial para inteligência artificial chegam em 2024 no Windows

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.