Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

DeepL: o que é e como funciona o app grátis de tradução

DeepL: o que é e como funciona o app grátis de tradução

Viajar para fora do país, ser extremamente curioso e trabalhar em contato com pessoas estrangeiras. Essas são três das diversas situações em que alguém pode precisar de um tradutor por perto. O DeepL é um exemplo de ferramenta que pode ajudar nessas horas. Disponível para Android e iOS, ele confere aos usuários a tranquilidade de tradução de onde estiver.

Só quem já passou pela situação de não saber como entender o que estava dito sabe a ajuda que um app tradutor pode conferir. Mas nem todos sabem como funciona ou mesmo como usá-lo. Por isso, separamos algumas dicas e um passo a passo descomplicado de como trazer o DeepL para a sua vida e otimizar o contato com outros idiomas. 

O que é DeepL

Trata-se de uma plataforma online que pode ser usada tanto no formato de app ou na versão web para traduzir instantaneamente textos para outros idiomas. O software é capaz de identificar e entregar a tradução de 26 línguas, entre elas alemão, chinês, francês, russo e sueco. 

O uso da ferramenta é descomplicado e precisa apenas de uma conexão à internet para funcionar. No entanto, vale destacar que o DeepL também oferece uma versão paga, na qual dispõe de funcionalidades extras que podem otimizar ainda mais a tradução.

Por outro lado, a opção gratuita também entrega bons resultados e serve como uma alternativa viável para quem quer explorar outros idiomas sem investir dinheiro nisso. Outro ponto que merece atenção é o fato de que, apesar da disponibilidade para os dois sistemas operacionais, ele oferece mais ferramentas para o iOS, software presente nos iPhones. 

Aplicação no dia a dia 

Como mencionado, ele é um aplicativo válido para diversas situações. Os recursos de identificação de texto em imagem e o de microfone para tradução direta pela fala ajudam a ampliar ainda mais a gama de possibilidades de uso do app. Dessa forma, ele torna possível prosseguir com um diálogo em outra língua ou entender uma placa em outro idioma, por exemplo. 

A utilização fora do país é uma das mais recorrentes, mas não é a única. Pessoas que trabalham em contato com colaboradores e/ou clientes de outros países também podem fazer um bom proveito da ferramenta. Além disso, a simples aplicação na rotina pode facilitar o entendimento de palavras estrangeiras presentes em cardápios ou até mesmo na internet.

Como funciona DeepL

O DeepL usa um sistema de inteligência artificial para identificar palavras ou frases, de modo a entregar traduções assertivas e baseadas em um grande banco de dados. Para utilizar o app em questão, basta seguir os passos abaixo. 

Passo 1: Faça o download do aplicativo na loja de apps do seu celular;

Passo 2: Abra a ferramenta e localize os idiomas desejados para a tradução (na parte direita) e para o texto original (na esquerda);

Passo 3: Digite a frase que deseja receber a tradução ou cole de outro lugar, sempre na parte superior da tela;

Passo 4: Logo em seguida, observe o texto traduzido na parte de baixo e toque sobre o alto-falante para ouvir a frase ou palavra locutada no idioma selecionado;

Passo 5: Caso queira exportar um texto de um documento impresso, clique em cima do ícone de foto para abrir a câmera que deve ler e traduzir o conteúdo desejado;

Passo 6: Se for preciso traduzir um arquivo, basta apertar no ícone de pasta para selecionar o documento que será lido pelo app;

Passo 7: Para reconhecimento de palavras faladas, basta tocar no microfone e gravar a frase que deseja traduzir. O texto identificado será traduzido na parte inferior, como de costume. 

Após traduzir os textos selecionados, é possível compartilhar o resultado online com outras pessoas via e-mail, WhatsApp e afins, bem como salvar o conteúdo em formato TXT para consulta posterior. 

Ferramentas alternativas

Além do programa em questão, existem outras aplicações capazes de traduzir textos, imagens e áudios em tempo real. Elas podem apresentar ferramentas ou funcionalidades alternativas, conferindo mais possibilidades para que todas as demandas sejam atendidas. 

Linguee

A Linguee é uma plataforma que também pertence ao DeepL. No entanto, ela funciona em um formato diferente, uma vez que remonta a estrutura de um dicionário. Portanto, ela é capaz de entregar traduções, modo de pronúncia e formas de aplicação.

Disponível para download na Play Store e na App Store, o aplicativo também conta com funcionamento offline, o que deve ajudar em situações que não é possível ter conexão com a internet. 

Yandex Translate

O app em questão tem como foco a objetividade. Por isso, a interface é bastante intuitiva e o uso descomplicado. Assim como o Linguee, o Yandex também opera sem internet, desde que o idioma desejado seja baixado enquanto há conexão com uma rede.

São mais de 90 línguas disponíveis na plataforma, o que amplia as possibilidades em comparação com opções que entregam no máximo 20 ou 30 idiomas. Vale mencionar que as traduções, mesmo offline, são rápidas e eficientes. 

iTranslate

O iTranslate é uma opção que disponibiliza cerca de 100 idiomas e uma ampla gama de opções de tradução, entre elas câmera, microfone e o tradicional texto. Ele conta com uma versão paga, mas a opção gratuita também entrega funcionalidades válidas para a tarefa. 

Ele pode ajudar iniciantes a formularem frases com a conjugação verbal ideal, bem como contribuir com diálogos ao disponibilizar expressões usuais dentro da plataforma. 

Todas essas ferramentas podem ajudar na conversação, no aprendizado ou simplesmente no reconhecimento de palavras, assim como o app destacado no início. Agora que você já sabe o que é DeepL e aprendeu como usá-lo, pode explorar a plataforma e aplicá-la em ocasiões variadas, assegurando facilidades para a rotina. Se você se interessa por novidades da internet e das redes sociais, não deixe de conferir os outros conteúdos do nosso blog. Acompanhe em detalhes as dicas e as atualizações sobre o mundo conectado e fique sempre por dentro de tudo o que acontece.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
mapa-da-china-antigo

Calças mais velhas do mundo têm 3 mil anos

foto-do-sol-em-altissima-qualidade-divulgada-pela-ESA

Agência Espacial Europeia divulga foto do Sol em altíssima qualidade

logotipo-3d-do-instagram-em-fundo-roxo

Instagram: 4 apps para baixar vídeos da rede social

mulher-apresentando-slide

4 sites e serviços para fazer slides online

familia-assistindo-lancamentos-da-netflix

Veja os principais lançamentos da Netflix para maio de 2022

mulher-escondendo-fotos-e-videos-com-senha-no-celular

4 apps para ocultar fotos e vídeos no celular

Inscreva-se na nossa

Newsletter