Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

melhores editores de vídeo gratuitos para professores

5 melhores editores de vídeo gratuitos para professores

Cada vez mais a tecnologia está ganhando espaço nas salas de aula. O uso de smartphones, tablets e notebooks tem criado novas oportunidades para a interação entre alunos e professores. Isso é especialmente importante quando consideramos o cenário atual da pandemia e da expansão acelerada do Ensino à Distância (EaD). 
melhores editores de vídeo gratuitos para professores
Nesse contexto, o uso de vídeos para aulas tem sido fundamental, possibilitando aos alunos um aprendizado mais visual e atraente do que o proporcionado exclusivamente pelos livros. Por isso, elencamos 5 dos melhores editores de vídeo gratuitos, para professores poderem criar conteúdos cativantes e com qualidade profissional para seus alunos. Confira!

Os 5 melhores editores de vídeo gratuitos para professores

1. DaVinci Resolve


O DaVinci Resolve é um dos mais poderosos editores de vídeo da atualidade, sendo utilizado inclusive por estúdios de Hollywood. Ele é desenvolvido pela Blackmagic Design, uma empresa especializada em equipamentos cinematográficos, como câmeras, consoles de edição e placas de captura. 
Em sua versão gratuita, o DaVinci Resolve traz todas as ferramentas necessárias para criar vídeos de altíssima qualidade, sem impor restrições ao formato de saída ou marcas d’água. Um dos destaques é a interface dividida por fluxos de trabalho. A página de Corte, por exemplo, permite a manipulação e segmentação de diversos arquivos simultaneamente, com instruções claras até mesmo para quem está utilizando o app pela primeira vez. 
melhores editores de vídeo gratuitos para professores
Para professores, outro ponto interessantíssimo é o suporte à edição multicâmera. Com ela, você pode gravar suas aulas de diferentes ângulos e sincronizar todos os arquivos rapidamente, fazendo cortes que ajudam a manter a atenção dos alunos nos conteúdos apresentados. 
A seção Fairlight do programa funciona como um console de mixagem de áudio. Assim você controla perfeitamente o volume da narração, da trilha sonora e dos demais efeitos utilizados para o seu vídeo. 
Para quem quer mergulhar fundo no mundo das aulas online em vídeo, o DaVinci Resolve oferece uma central completa de treinamento, que abrange desde o básico da edição até o gerenciamento de cores e aplicação de efeitos gráficos. 
melhores editores de vídeo gratuitos para professores
Com tantos recursos disponíveis gratuitamente, um dos pontos negativos do DaVinci Resolve é que ele exige um computador com poder de processamento razoável para rodar os projetos. Caso você planeje fazer edições mais simples, há opções mais leves e mais rápidas disponíveis. 

2. Editor de Vídeo do Windows 10 (Video Editor)


Falando em opções mais simples, você se lembra do Windows Movie Maker? Apesar de a Microsoft ter encerrado o suporte ao programa no Windows 10, ela hoje disponibiliza o Video Editor, um app nativo do sistema operacional que permite editar filmes e vídeos de maneira bastante satisfatória. 
Você escolhe os arquivos com os quais deseja trabalhar e os arrasta para a biblioteca do app. Em seguida, basta colocá-los na linha do tempo para começar a dar vida ao seu vídeo. É possível utilizar fotos e outros formatos de mídia, definindo a duração exata de cada passagem.
Para deixar as suas aulas mais divertidas, aplique os efeitos e filtros 3D que já acompanham o Video Editor. Há uma biblioteca completa com transições, títulos animados e efeitos como chamas, bolhas, neve, cometas, morcegos e fogos de artifício. Outra possibilidade é o ajuste de cores, com a aplicação de filtros parecidos com os do Instagram, que modificam bastante o “clima” das cenas. 
Um ponto positivo do programa é que ele salva as sessões automaticamente. Assim você não corre o risco de perder suas edições por alguma falha, travamento ou falta de energia. 
Vale destacar que há suporte a aceleração de hardware para exportar os arquivos mais rapidamente. A interface também é muito amigável, podendo ser facilmente navegada até mesmo por quem nunca mexeu com editores de vídeo antes. O app Video Editor do Windows 10 pode ser encontrado no Menu Iniciar. 

3. HitFilm Express


O HitFilm Express é outro editor de vídeo gratuito e poderoso. O app tem uma interface bem amigável para quem está começando a produzir vídeos e vem recheado de recursos e ferramentas que podem dar um toque especial às suas aulas em vídeo. 
melhores editores de vídeo gratuitos para professores
Se você nunca editou vídeos antes, pode começar pelas Masterclasses, uma série de vídeos educacionais que ensinam passo a passo como editar vídeos e aplicar os efeitos mais incríveis. Para professores, a aula “Zoom and Beyond” é um prato cheio: ela mostra como deixar o visual das suas aulas, reuniões, streams e podcasts ainda mais profissional. 
Voltando ao editor de vídeo, na interface do HitFilm Express você encontrará recursos como:
– Ferramenta de gravação de voz embutida, para narrações;
Suporte completo para composição visual em 2D e 3D;
Mais de 410 efeitos e presets de vídeo, prontos para uso;
– Suporte a camadas e transições de imagem ilimitadas.

4. ShotCut


Com um visual um pouco mais simples, o ShotCut tem todas as ferramentas necessárias para uma edição de vídeo profissional. Ele permite cortar, organizar e estruturar projetos com uma timeline de fácil navegação. 
Os recursos do ShotCut abrangem geradores de texto, efeitos de transição, filtros de vídeo e uma seção dedicada especificamente ao tratamento de áudio, ainda que com recursos bem mais simples quando comparados ao do DaVinci Resolve. 

5. OpenShot

O OpenShot utiliza código livre e aberto (GPL 3.0), sendo totalmente gratuito, e possibilita trabalhar com um número ilimitado de faixas e camadas, o que facilita bastante o trabalho de edição com múltiplos arquivos. Falando nisso, é só arrastar os materiais para dentro do app para que eles apareçam no projeto, sem burocracia. 
melhores editores de vídeo gratuitos para professores
Na hora de editar, você encontrará opções para texto, animações manuais, transições 3D prontas e uma série de efeitos importantes, como a opção de remover o fundo automaticamente. Isso é perfeito para editar aulas e criar um ambiente mais profissional ou descontraído para a sua turma, dependendo do objetivo. 
Outro destaque é que toda a interface está traduzida para o português brasileiro, facilitando bastante o aprendizado do OpenShot. 

***

Além dessas opções que listamos, há outros editores poderosos e bastante recomendados, como o Lightworks e o Wondershare Filmora. Contudo, grande parte desses softwares possui limitações em suas versões gratuitas. 
Alguns deles inserem marcas d’água na exportação dos vídeos, enquanto outros limitam a resolução de saída para HD, por exemplo. Esse é o motivo pelo qual eles não figuram entre os nossos selecionados como melhores apps de edição de vídeo para professores. 
Para quem não tem um PC com configurações tão robustas, uma dica é experimentar editores de vídeo online, como o Movie Maker Online. Apesar de ser um pouco mais limitado, ele executa todo o processamento de vídeo na nuvem, livrando os recursos do seu computador para outras tarefas.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
lancamentos-netflix-dezembro-2021

Veja os principais lançamentos da Netflix para dezembro de 2021

o-que-e-metaverso

O que é metaverso e por que as grandes empresas de tecnologia estão investindo nisso?

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

rg-online-rio-de-janeiro-como-fazer

Identidade Digital: como fazer o RG online no Rio de Janeiro

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

black-friday-dicas-evitar-golpes

Black Friday: 8 dicas para evitar golpes em compras online

Inscreva-se na nossa

Newsletter