Como proteger o navegador contra mineradores de Bitcoin

Nos últimos tempos, você deve ter ouvido falar muito em Bitcoins e outras criptomoedas. Os altos valores atingidos por essa modalidade de investimento despertaram em muitas pessoas o desejo de participar desse mercado. Alguns têm usado um meio que não é ilegal, mas não é muito ético: o uso de scripts em sites para usar o poder de processamento da sua máquina com essa finalidade. A boa notícia é que há como proteger o navegador contra mineradores de Bitcoin.

Uma das formas de se investir nas criptomoedas é por meio da mineração, ou seja, usar a capacidade de processamento dos computadores para adicionar registros de transações ao blockchain público do Bitcoin e, com isso, obter recompensas. O problema é quando alguns sites fazem isso em segundo plano, sem conhecimento do usuário.

Isso é ruim porque esses scripts consomem a capacidade de processamento da sua máquina além de fazer com que o seu computador gaste mais energia. Porém, seguindo as nossas dicas, você poderá identificar se a sua máquina foi comprometida e ainda evitar que isso aconteça nos sites em que você navega.

®GIPHY

Faça o teste para ver se o seu navegador está limpo

A primeira coisa a se fazer é o teste de verificação para descobrir seu o seu navegador foi comprometido. Trata-se do site CryptoJackingTest, que pode ser acessado por meio desse link. Embora ele tenha sido criado pela equipe de desenvolvimento do navegador Opera, o teste pode ser realizado também com os navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox e Microsoft Edge.

Basta acessar a página e clicar em “Start”, aguardando até que o teste seja completamente realizado. Ao concluir o processo, se estiver tudo limpo, é exibida mensagem “You are protected”. Caso contrário, a mensagem “You are not protected” será mostrada na tela.

® Opera

Protegendo o navegador

Se você recebeu uma mensagem dizendo que está tudo certo, siga em frente. Mas, se a mensagem informou que o seu navegador está comprometido, é melhor tomar algumas medidas para impedir que isso continue ocorrendo. O melhor a se fazer é instalar um bloqueador.

No Google Chrome, use as extensões No Coin e No Mining para que elas bloqueiem qualquer script do gênero que tente se aproveitar da sua boa vontade. No Mozilla Firefox, recomendamos a extensão NoScript. Já para quem usa o Opera, basta ativar a opção de bloqueio nativa do navegador, sem a necessidade de instalar nenhuma extensão.

®No Coin

Nós recomendamos que você faça essa verificação no site CrytoJackingTest sempre que você perceber alguma lentidão acima do normal no seu computador ou pelo menos a cada 15 dias. Não é justo que a capacidade de processamento da sua máquina seja usada por terceiros, sem a sua permissão e o seu conhecimento, como forma de obtenção de algum tipo de vantagem.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher deitada no sofá assistindo os lançamentos da Netflix em seu tablet.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Abril de 2024

Imagem em 3D de uma mulher em pé utilizando novas tecnologias de realidade aumentada para trabalhar.

Como as tecnologias emergentes impactam o mercado

Robô desenhando fazendo alusão à criação de imagens por meio de Inteligência Artificial.

Guia prático para criar imagens no ChatGPT

Garota sorrindo e piscando um olho enquanto aponta para a câmera de um jeito divertido, como quem está dando uma dica.

6 extensões úteis para usar no Google Drive

Bateria carregada em 3D.

Indicador de saúde da bateria pode chegar ao Android

Mulher contando segredo sobre os mitos da tecnolgia que todo mundo já caiu.

6 mitos sobre tecnologia que muita gente já caiu

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.