Nos últimos tempos, você deve ter ouvido falar muito em Bitcoins e outras criptomoedas. Os altos valores atingidos por essa modalidade de investimento despertaram em muitas pessoas o desejo de participar desse mercado. Alguns têm usado um meio que não é ilegal, mas não é muito ético: o uso de scripts em sites para usar o poder de processamento da sua máquina com essa finalidade. A boa notícia é que há como proteger o navegador contra mineradores de Bitcoin.
Uma das formas de se investir nas criptomoedas é por meio da mineração, ou seja, usar a capacidade de processamento dos computadores para adicionar registros de transações ao blockchain público do Bitcoin e, com isso, obter recompensas. O problema é quando alguns sites fazem isso em segundo plano, sem conhecimento do usuário.
Isso é ruim porque esses scripts consomem a capacidade de processamento da sua máquina além de fazer com que o seu computador gaste mais energia. Porém, seguindo as nossas dicas, você poderá identificar se a sua máquina foi comprometida e ainda evitar que isso aconteça nos sites em que você navega.
®GIPHY
A primeira coisa a se fazer é o teste de verificação para descobrir seu o seu navegador foi comprometido. Trata-se do site CryptoJackingTest, que pode ser acessado por meio desse link. Embora ele tenha sido criado pela equipe de desenvolvimento do navegador Opera, o teste pode ser realizado também com os navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox e Microsoft Edge.
Basta acessar a página e clicar em “Start”, aguardando até que o teste seja completamente realizado. Ao concluir o processo, se estiver tudo limpo, é exibida mensagem “You are protected”. Caso contrário, a mensagem “You are not protected” será mostrada na tela.
® Opera
Se você recebeu uma mensagem dizendo que está tudo certo, siga em frente. Mas, se a mensagem informou que o seu navegador está comprometido, é melhor tomar algumas medidas para impedir que isso continue ocorrendo. O melhor a se fazer é instalar um bloqueador.
No Google Chrome, use as extensões No Coin e No Mining para que elas bloqueiem qualquer script do gênero que tente se aproveitar da sua boa vontade. No Mozilla Firefox, recomendamos a extensão NoScript. Já para quem usa o Opera, basta ativar a opção de bloqueio nativa do navegador, sem a necessidade de instalar nenhuma extensão.
®No Coin
Nós recomendamos que você faça essa verificação no site CrytoJackingTest sempre que você perceber alguma lentidão acima do normal no seu computador ou pelo menos a cada 15 dias. Não é justo que a capacidade de processamento da sua máquina seja usada por terceiros, sem a sua permissão e o seu conhecimento, como forma de obtenção de algum tipo de vantagem.