O telefone toca e você vai correndo atender. Porém, do outro lado da linha, silêncio… Assim acontece várias vezes ao dia. Saber por que recebemos ligações mudas passou a ser um dilema para muitas pessoas. Algumas chegam a pensar até mesmo que o celular está com algum problema.
Porém, não é isso que acontece. Isso provavelmente é um sinal das chamadas robocalls. Trata-se de ligações realizadas por robôs de centrais de telemarketing que estão tentando entrar em contato com você.
Neste artigo, vamos explicar como isso acontece e quais são as opções que você tem para tentar se livrar desse incômodo de uma vez por todas.
®GIPHY
A tática usada é a seguinte: um sistema se encarrega de disparar muitas ligações simultâneas para vários números. Muitas vezes, de 15 a 20 ligações de uma só vez. À medida que alguns vão atendendo, essas ligações são repassadas para os atendentes, que então fazem o contato com o cliente.
No entanto, nem sempre há um número de atendentes suficientes para dar conta de todas as ligações atendidas. Como consequência disso, os demais que atendem mais tarde acabam ficando no vácuo e tudo que ouvem é o silêncio do outro lado da linha.
A tática permite aumentar o número de ligações efetivas ao longo do dia e evita que ligações não atendidas façam com que os atendentes percam tempo.
O órgãos de defesa do consumidor, como o Procon, em alguns estados, contam com ferramentas que permitem que os clientes bloqueiem o recebimento de ligações como essas. O problema é que infelizmente há muitas brechas na legislação e as ligações continuam.
Bloquear o número de telefone pode ajudar, mas as empresas podem insistir com ligações a partir de vários números distintos. Nesse caso, se o consumidor tiver como comprovar que uma mesma empresa está sendo insistente nas ligações a partir de números diferentes, é possível formalizar uma reclamação no Procon.
Se for constatado o problema, a empresa em questão pode ser autuada e receber uma multa. Embora muitos culpem as operadoras de telefonia, nesse caso a culpa não é delas, uma vez que a legislação permite uma certa flexibilidade nessas ligações. Todas elas dizem cumprir o que a lei preconiza, mas isso não significa que empresas de telemarketing terceirizadas funcionem 100%.
O melhor conselho mesmo é procurar um órgão de defesa do consumidor no seu estado, como o Procon do seu Estado ou município, e verificar se existe uma ferramenta de bloqueio de chamadas disponível na sua região. Apesar de essa medida reduzir as ligações, ainda há brechas.
Entidades filantrópicas e pessoas físicas, por exemplo, podem continuar ligando para oferecer serviços ou solicitar doações. Porém, nesses caos, o número de empresas que utilizam as robocalls é bem menor e, pelo menos, você vai ouvir alguém de verdade do outro lado da linha.