Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Entenda a diferença entre bits e bytes e como isso interfere na transmissão de dados dos seus dispositivos

A tecnologia é algo muito comum e essencial no nosso dia a dia. É por meio dela e dos nossos dispositivos que nos conectamos com o mundo e com as pessoas, além de nos permitir fazer as coisas com mais agilidade e acessar qualquer informação, de qualquer lugar e a qualquer momento.

® GIPHY

Para que essa troca de dados seja feita, os computadores e demais aparelhos vivem constantemente conectados, enviando e recebendo informações através de “bits”. É aí as coisas ficam um pouco confusas, mas fique tranquilo, a seguir explicaremos tudo de uma forma super simples e fácil de entender.

Bytes

® GIPHY

Bits e Bytes

Nas redes de computadores bits e bytes são unidades de dados transmitidos através de conexões de rede. Em outras palavras, podemos dizer que são unidades de medidas digitais. Por exemplo: na costura, a unidade de medida mais comum é centímetro. Na estrada, é quilômetros, nas TV’s, polegadas e nos meios digitais bits e bytes.

Bytes

® GIPHY

BITS

O nome “bits” é uma abreviação para dígito binário (binary digit) em inglês, e ele é representado por sequências de 0 e 1. Códigos binários são a linguagem dos computadores e eles representam desde as mais básicas funções, até informações e dados que nós não vemos.

BYTES

Assim como 100 centímetros formam 1 metro, 8 bits formam 1 byte. As combinações de 8 bits podem ser as mais diversas e um Byte pode representar um caractere, um número, um espaço ou um símbolo. Esse texto que você está lendo, por exemplo, na linguagem dos computadores apareceria como diversas sequências de zeros e uns, agrupadas de oito em oito.

Bytes

® GIPHY

Ok, mas na prática, que diferença isso tudo faz na nossa vida? Bom, além de saber um pouco mais sobre a forma como a comunicação acontece entre os computadores, os bits e bytes influenciam na velocidade da internet e dispositivos que utilizamos.

Funciona assim: a velocidade de transferência é medida pela quantidade de bits por segundo (Mbps) enviada de um ponto a outro. Ao receber as informações, o computador rapidamente agrupa os bits e interpreta os respectivos Bytes, compondo a informação completa.

® Shutterstock

Estas informações são armazenadas no computador e vão ocupando espaço, dependendo do seu tamanho. Por exemplo, quando você baixa um arquivo de texto da Internet, você está armazenando no seu computador todos os Bytes que compõem aquele texto. Quanto maior for o texto, mais Bytes o arquivo possui. E quanto maior for o arquivo, mais tempo ele precisa para ser transferido.

Veja:

1 áudio de 3MB = 3.145.728 bits.
1 foto de 1MB = 1.048.576 bits

Lembrando que MB é megabyte e Mb é megabits, que é outra informação importante: megabyte (MB) é a maneira mais comum de expressar as taxas de transferência de dados, porque trata principalmente de bits e bytes em milhares. Por exemplo, a rede de internet da sua casa pode baixar dados em 1 milhão de bytes a cada segundo, o que é mais descrito como 8 megabits por segundo, ou 8 Mbps.

Por isso, nos comerciais de provedores de internet é comum encontrar a velocidade representada em Mb em vez de MB. Logo, se você contrata uma internet de 10Mb, quer dizer que ela é, na verdade, de 1,25 MB. É importante ter essas informações muito claras na hora de contratar um plano ou de medir a velocidade de download e upload, e também lembrar disso principalmente naqueles momentos em que a sua internet parece estar “lenta demais”.

Mas lembre-se: a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determina que as empresas devem fornecer pelo menos 80% da taxa de transmissão média mensal e 40% da taxa de transmissão instantânea. Ou seja, ao contratar um plano de 10 Mbps, por exemplo, a média mensal de velocidade mínima será de 8Mbps. Já a velocidade instantânea será de 4Mbps. A regra vale para conexões fixas e dispositivos móveis.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
É hora de repensar o aprendizado

É hora de repensar o aprendizado

lancamentos-netflix-janeiro-2022

Veja os principais lançamentos da Netflix para janeiro de 2022

O mercado de Instituições Públicas potencializa os negócios de empresas de tecnologia

lancamentos-netflix-dezembro-2021

Veja os principais lançamentos da Netflix para dezembro de 2021

instagram-como-baixar-stories

Instagram: como baixar Stories de outras pessoas no PC

atalhos-windows-11

Windows 11: todos atalhos do teclado que você precisa conhecer

Inscreva-se na nossa

Newsletter