Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Veja os motivos que prejudicam o sinal do seu celular

Ficar sem sinal de celular é uma das situações mais desagradáveis que existe, principalmente para as pessoas superconectadas, que dependem da tecnologia para realizar grande parte das atividades do dia a dia.

Sinal

® GIPHY

Infelizmente ninguém está a salvo de ficar sem conexão e não há muito o que possa ser feito para resolver de vez o problema, porque ao contrário do que muitos pensam, a instabilidade nem sempre é culpa da operadora.

Sinal

® GIPHY

Em muitos casos fatores geográficos, climáticos e situações que não se pode controlar dificultam a chegada do sinal ao aparelho, interferindo na comunicação e fluxo de informações trocadas entre a rede e o celular. A seguir, veja alguns motivos que ocasionam a falta de sinal.

Distância da torre de celular

® Shutterstock

Sinais de celular se movem em ondas de rádio, que ficam mais fracas na medida que se “espalham” para longe. Logo, a sua distância de uma rede transmissora pode influenciar na qualidade do sinal que você recebe no aparelho. O limite de alcance do sinal emitido é de até 35km, por isso algumas operadoras fazem questão de reforçar a sua capacidade de cobertura nos comerciais de TV, quanto maior a cobertura, mais antenas espalhadas e menos chances de você ficar sem sinal. 😉

Morros, montanhas, elevações e subidas

® Shutterstock

As ondas de rádio que emitem o sinal dos celulares “andam” em linha reta. Ou seja, quando se deparam com irregularidades como morros, montanhas e subidas ocorre uma espécie de bloqueio que rompe o sinal e diminui o alcance. Ok, mas e no caso dos prédios e edifícios? Bem, neste caso as janelas costumam repelir as ondas, fazendo com que elas aumentem a abangência. De toda forma, sempre que você ficar sem conexão ou com sinal fraco, repare se não tem algum obstáculo próximo. Se tiver, com certeza é isso que está dificultando a comunicação entre a rede e o seu aparelho.

Locais fechados

® Shutterstock

Só fato de você estar em um local fechado já basta para diminuir a qualidade do sinal que o seu aparelho recebe. Isso porque, apesar das janelas propagarem as ondas de rádio, o concreto, aço e outros materiais usados na construção de casas e edifícios, impedem que elas cheguem com facilidade. Por isso que quando se está no subsolo de algum prédio ou dentro de elevadores o sinal fica fraco e desaparece. Lembre-se disso da próxima vez que estiver em um ambiente sem janelas e cercado por paredes de tijolo e cimento, por exemplo.

Clima

® Shutterstock

Não, você não estava errado em pensar que o clima interfere no sinal do celular. Tempestades com vento, raios e grande volume de água são a receita certa para acabar com a propagação das ondas que transmitem o sinal de rede. Por isso, em dias assim, é comum que as conexões estejam mais instáveis do que em dias claros ou nublados, por exemplo.

Volume de pessoas conectadas

® Shutterstock

Assim como o Wi-Fi da sua casa, muitas pessoas conectadas à mesma rede em um determinado espaço pode deixar o sinal fraco. Isso porque, até mesmo as grandes antenas, atendem uma capacidade limitada de acessos. Por isso é possível que você tenha seu sinal prejudicado em um show ou estádio de futebol, por exemplo.

Movimento

® Shutterstock

Os celulares costumam se conectar às redes mais próximas, por isso os aparelhos são programados para trocar constantemente de antena, sem que a gente perceba a diferença ou fique sem sinal. Porém, quando estamos em movimento constante, em uma moto ou dentro do metrô por exemplo, pode acontecer do celular ficar sem conexão simplesmente por causa da velocidade e do tempo de permanência nos locais. Desta forma, a torre da operadora tenta encontrar o celular, mas não consegue se conectar.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
mapa-da-china-antigo

Calças mais velhas do mundo têm 3 mil anos

foto-do-sol-em-altissima-qualidade-divulgada-pela-ESA

Agência Espacial Europeia divulga foto do Sol em altíssima qualidade

logotipo-3d-do-instagram-em-fundo-roxo

Instagram: 4 apps para baixar vídeos da rede social

mulher-apresentando-slide

4 sites e serviços para fazer slides online

familia-assistindo-lancamentos-da-netflix

Veja os principais lançamentos da Netflix para maio de 2022

mulher-escondendo-fotos-e-videos-com-senha-no-celular

4 apps para ocultar fotos e vídeos no celular

Inscreva-se na nossa

Newsletter