Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Oldweb: como ver sites antigos e matar a saudade de como eles eram

Qual foi o site que você acessou quando entrou na internet pela primeira vez? Talvez você ainda se lembre qual foi, mas certamente não tem mais na sua memória os detalhes de como eram as páginas antigamente. Se você tivesse como ver sites antigos sem precisar de uma máquina do tempo seria uma boa, não é mesmo?

Pois você pode visitar sites antigos agora mesmo e de uma forma muito simples. Isso é possível graças à Oldweb, uma ferramenta de código aberto que tem como missão emular navegadores antigos. A sua escolha pode ser qualquer um dos clássicos navegadores, como o Netscape Navigator e o Mosaic, ou versões mais antigas do Internet Explorer, do Mozilla Firefox, do Safari e do Google Chrome.

®GIPHY

Como ver sites antigos agora mesmo

Para que essa experiência seja possível, não basta apenas emular os navegadores antigos, é preciso também ter acesso ao conteúdo das páginas de antigamente. Essa parte do pacote é provida pelos repositórios do Internet Archive, do Portuguese Web Archive e de outros serviços similares que foram criados justamente com a finalidade de guardar essa parte da história.

®Internet Archive WayBack Machine

Obviamente, nem todos os sites estarão disponíveis para visualização. Se você estiver pensando em um site pequeno – seu primeiro blog, por exemplo – é pouco provável que os arquivos estejam armazenados do Internet Archive ou em qualquer outro serviço similar. Contudo, os sites maiores e mais conhecidos muito provavelmente estarão nos seus resultados de pesquisa.

Passo a passo para ver sites antigos

Passo 1: Tudo o que você precisa fazer para ver sites antigos é acessar primeiramente o Oldweb. Depois, vá em “Browser” e selecione o navegador que você quer usar. Importante: cada coluna corresponde a um sistema operacional distinto: ele pode ser Windows, Macintosh ou Linux.

®OLDWEB

Passo 2: No campo URL, digite o endereço do site que você pretende visitar. Por exemplo, você se lembra do buscador Cadê? Ele foi um dos primeiros buscadores a fazerem sucesso no Brasil, numa época em que o Google ainda não existia. Você pode tentar essa opção ou qualquer outra que você queira.

®OLDWEB

Passo 3: Depois, é preciso selecionar a data de quando você deseja ver como o site era. Fique atento aqui ao fato de que é preciso usar o padrão americano de data (ano/mês/dia) ao invés do padrão brasileiro (dia/mês/ano). Assim, para voltar ao dia 7 de novembro de 2000, digite 2000/11/07. Depois, é só clicar em “Surf the old web”.

®OLDWEB

Aguarde e confie

Por se tratar de um sistema experimental, o Oldweb é um pouco lento e ordena os usuários “em fila”, ou seja, há um número limitado de acessos de cada vez. Assim, não estranhe se ao clicar no botão o tempo de carregamento for bem maior do que aquele que você está acostumado. Em alguns casos pode ser que você tenha que esperar uns bons minutos.

®OLDWEB

No entanto, o resultado vale muito a pena. Pronto para viajar no tempo?

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
É hora de repensar o aprendizado

É hora de repensar o aprendizado

lancamentos-netflix-janeiro-2022

Veja os principais lançamentos da Netflix para janeiro de 2022

O mercado de Instituições Públicas potencializa os negócios de empresas de tecnologia

lancamentos-netflix-dezembro-2021

Veja os principais lançamentos da Netflix para dezembro de 2021

instagram-como-baixar-stories

Instagram: como baixar Stories de outras pessoas no PC

atalhos-windows-11

Windows 11: todos atalhos do teclado que você precisa conhecer

Inscreva-se na nossa

Newsletter