3 tipos de erros de redação cometidos pelos estudantes e como evitar

A redação é um dos componentes mais importantes nas provas do Enem e vestibulares. Isso é evidente, pois, além de avaliar o domínio da língua portuguesa, ela mede a capacidade do candidato de argumentar, organizar ideias e propor soluções. Logo, uma boa pontuação pode ser o diferencial para garantir a aprovação, enquanto erros recorrentes podem comprometer significativamente o desempenho.

Além do mais, muitos candidatos subestimam a importância de se preparar para a redação, focando apenas nas matérias objetivas. Um erro comum, uma vez que o texto dissertativo-argumentativo, padrão exigido pelo Enem, demanda treino constante e habilidade em interpretar e desenvolver o tema proposto.

A cada ano, o Enem e vestibulares adotam critérios rigorosos de correção, principalmente em relação à fuga do tema, desenvolvimento superficial e desrespeito às normas gramaticais. Por isso, entender e evitar esses erros é vital para assegurar uma nota satisfatória e aumentar as chances de ingressar na universidade desejada.

1. Erros estruturais

Erros estruturais comprometem a clareza e a eficácia da mensagem no texto, resultando em perda de pontos cruciais. Abaixo estão os erros mais comuns cometidos por estudantes e exemplos práticos para ilustrar como evitá-los:

Fuga do tema

Esse erro ocorre quando o candidato escreve sobre um assunto diferente do que foi solicitado, desviando do foco central da proposta no Enem, por exemplo, uma fuga completa do tema pode zerar a redação.

Exemplo:

  • eTma proposto: “A importância da educação para o combate à violência nas escolas.”
  • Erro: o candidato escreve apenas sobre violência urbana, sem abordar o contexto escolar.

Como evitar: leia com atenção a proposta e os textos motivadores, delimite o escopo do tema e mantenha a abordagem sempre focada nele.

Falta de coesão e coerência

A coesão faz com que as ideias se conectem por meio de conectivos adequados, enquanto a coerência assegura que as informações façam sentido e se complementem. a falta desses elementos deixa o texto confuso.

Exemplo:

  • “A educação é essencial. E também a segurança pública deve ser prioridade. Por isso, as escolas precisam de mais professores.”
  • problema: as frases não estão encadeadas de forma lógica e não há uma continuidade clara entre elas.

Como evitar: utilize conectivos como portanto, além disso e por conseguinte para amarrar ideias e garanta que as informações apresentadas não se contradigam.

Desenvolvimento superficial

Esse erro ocorre quando o estudante apresenta ideias vagas e argumentos fracos, sem aprofundar o tema. um texto superficial não convence o leitor e prejudica a nota.

Exemplo:

  • “A educação é importante porque melhora a sociedade.”
  • Problema: o argumento é genérico e não explica como ou por que a educação exerce tal papel.

Como evitar: ofereça dados, fatos ou exemplos reais que sustentem suas ideias. por exemplo: “De acordo com dados do IBGE, estados que investem mais em educação registram menores índices de violência escolar.”

Outros erros estruturais comuns

  • Introdução sem clareza: ao começar sem contextualizar o tema, o leitor pode não compreender a linha de raciocínio.
  • Conclusão ausente ou insuficiente: uma redação sem conclusão deixa a discussão em aberto, comprometendo a coerência do texto.
  • Desrespeito à estrutura dissertativa-argumentativa: como o Enem exige essa tipologia, a falta de uma introdução clara, desenvolvimento consistente e uma conclusão pode resultar em uma nota baixa.

2. Erros gramaticais

Eles são bastante penalizados em redações de vestibulares e no Enem, pois revelam falta de domínio da norma culta da língua. Para garantir uma boa pontuação, é preciso evitar esses deslizes, que podem comprometer tanto a clareza quanto a formalidade do texto.

Ortografia e acentuação

Erros ortográficos e de acentuação são comuns, especialmente em palavras com grafia semelhante ou que sofreram alterações na reforma ortográfica. Esses equívocos prejudicam a compreensão e comprometem a credibilidade do texto.

Exemplo:

  • Erro: “Ela era exelente professora.”
  • Correto: “Ela era excelente professora.”

Como evitar: leia bastante e faça revisões cuidadosas. o uso de ferramentas de correção automática pode ajudar, mas é importante verificar se a sugestão está correta no contexto.

Concordância verbal e nominal

A concordância errada entre sujeito e verbo ou entre substantivo e adjetivo é um erro recorrente. Isso ocorre tanto por descuido quanto pela tentativa de elaborar frases longas e complexas.

Exemplo:

  • Erro: “Os aluno estudaram bastante.”
  • Correto: “Os alunos estudaram bastante.”

Como evitar: preste atenção nas flexões de número e gênero e pratique com exercícios de gramática.

Uso inadequado de vírgulas

O uso indevido de vírgulas pode alterar o sentido da frase ou torná-la confusa. Há três tipos principais de erros: a falta da vírgula, o uso excessivo e a vírgula entre sujeito e predicado.

Exemplo:

  • Erro: “Os estudantes, aproveitaram o fim de semana para estudar.”
  • Correto: “Os estudantes aproveitaram o fim de semana para estudar.”

Como evitar: revise o texto com atenção para verificar se as pausas estão adequadas. estude as regras de pontuação para dominar o uso correto da vírgula.

Outros sinais de pontuação

Além da vírgula, é comum o uso inadequado de ponto final, dois-pontos e ponto e vírgula. Erros na pontuação afetam a fluidez do texto e podem causar perda de pontos na avaliação.

Exemplo:

  • Erro: “Ele tinha várias opções; porém escolheu a mais difícil.”
  • Correto: “Ele tinha várias opções, porém escolheu a mais difícil.”

Como evitar: conheça a função de cada sinal de pontuação e use-os com moderação para garantir a clareza do texto.

Palavras homônimas e parônimas

Outro erro comum é a confusão entre palavras de grafia ou pronúncia parecida, como “sessão” e “seção”.

Exemplo:

  • Erro: “A seção de cinema estava lotada.” (quando o correto seria “sessão”).
  • Correto: “A sessão de cinema estava lotada.”

Como evitar: sempre consulte o dicionário em caso de dúvida e pratique com exercícios focados em homônimos e parônimos.

3. Erros de estilo

Erros de estilo prejudicam a clareza e a elegância do texto, comprometendo a capacidade do autor de transmitir suas ideias de forma objetiva e convincente. Eles também  afetam a leitura fluida, levando a uma perda de pontos na avaliação.

Linguagem informal

A redação em contextos formais, como Enem e vestibulares, exige o uso da norma culta. A utilização de gírias, expressões populares ou abreviações é inadequada e prejudica a avaliação.

Exemplo:

  • Erro: “A galera precisa se ligar nos estudos.”
  • Correto: “Os estudantes precisam dedicar-se aos estudos.”

Como evitar: utilize uma linguagem formal e adequada ao contexto, evitando regionalismos e gírias.

Repetição de palavras

O uso repetitivo de palavras ou expressões demonstra vocabulário limitado e empobrece o texto. Isso pode passar a impressão de que o autor não tem domínio do tema ou da língua.

Exemplo:

  • Erro: “O problema da violência escolar é um problema grave.”
  • Correto: “A violência escolar é uma questão grave.”

Como evitar: amplie seu vocabulário por meio da leitura e utilize sinônimos e expressões variadas.

Frases muito longas e complexas

Frases excessivamente longas tornam o texto difícil de ler e podem confundir o leitor. Além disso, aumentam as chances de erros gramaticais e de pontuação.

Exemplo:

  • Erro: “Os alunos, mesmo sabendo da importância de estudar para os exames que aconteceriam em breve e apesar de todos os avisos dados pelos professores e pela direção da escola, acabaram por não se dedicar o suficiente.”
  • Correto: “Apesar dos avisos, os alunos não se dedicaram aos exames como deveriam.”

Como evitar: prefira frases curtas e objetivas, separando ideias com pontuações adequadas.

Falta de objetividade

Ser direto e claro é essencial em uma redação. Textos prolixos ou vagos dificultam a compreensão da mensagem e diminuem a força dos argumentos apresentados.

Exemplo:

  • Erro: “De acordo com algumas opiniões, é possível que, em certos casos, talvez a educação possa ser considerada importante.”
  • Correto: “A educação é fundamental para o desenvolvimento social.”

Como evitar: vá direto ao ponto e evite rodeios. organize suas ideias de forma clara e precisa.

Excesso de citações

Embora citar fontes seja positivo, o uso excessivo de citações pode dar a impressão de que o autor não tem ideias próprias. É importante equilibrar as referências externas com argumentos originais.

Exemplo:

  • Erro: “Como disse Aristóteles, ‘A educação é a melhor provisão para a velhice’. Também segundo Paulo Freire, ‘Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo’.”
  • Correto: “A educação é essencial para a transformação social, conforme apontaram pensadores como Aristóteles e Paulo Freire.”

Como evitar: use citações para reforçar seus argumentos, mas sem que elas dominem o texto.

Como fazer uma boa redação?

Escrever uma boa redação exige prática e dedicação, mas alguns hábitos podem tornar esse processo mais eficiente. 

Leia bastante e pratique a escrita

A leitura amplia o vocabulário, melhora a compreensão de diferentes temas e inspira novas formas de escrever. Ler notícias, livros e artigos também ajuda a se familiarizar com estruturas de textos argumentativos. Além disso, escrever com regularidade é a melhor forma de desenvolver seu estilo e evitar erros.

Dica: estabeleça uma rotina de produção semanal. Escolha temas de redações anteriores do Enem e pratique como se estivesse no dia da prova.

Busque feedback

Revisar a própria escrita é importante, mas obter feedback de professores ou colegas é ainda melhor. Eles podem identificar erros que você não percebeu e sugerir melhorias.

Como fazer: participe de grupos de estudo ou peça que um professor de português leia suas redações e faça sugestões de aprimoramento. Até enviar o arquivo para uma IA avaliar está valendo, pois elas são boas em fornecer ideias de melhorias.

Utilize ferramentas de correção ortográfica

Embora não substituam uma boa revisão manual, ferramentas como editores de texto ajudam a corrigir erros ortográficos e gramaticais.

Importante: cuidado para não depender totalmente dessas ferramentas, visto que elas não detectam todos os tipos de erro, especialmente em questões de estilo ou coerência.

Conheça as regras da gramática

Ter um bom domínio da gramática é fundamental para evitar erros. Isso inclui concordância verbal e nominal, uso correto de pontuação e regras de acentuação.

Dica: crie um cronograma de estudo para revisar pontos gramaticais nos quais você tem mais dificuldade. Exercícios práticos são uma ótima maneira de fixar o conteúdo.

Organize suas ideias antes de escrever

Fazer um rascunho ou esboço é essencial para organizar suas ideias e evitar a fuga do tema. Listar argumentos, exemplos e possíveis citações facilita a construção do texto e garante uma estrutura clara e coerente.

Exemplo de rascunho para o tema “A importância da educação no combate à violência escolar”:

  • Introdução: contextualização sobre a violência nas escolas e a relevância da educação como solução.
  • Desenvolvimento: apresentação de dados sobre o impacto da educação e exemplos de ações preventivas.
  • Conclusão: proposta de conscientização e envolvimento da comunidade escolar.

***

Evitar erros de estrutura, gramática e estilo é fundamental para alcançar uma nota alta no Enem e nos vestibulares. A redação é uma oportunidade de demonstrar seu conhecimento sobre o tema e ainda sua capacidade de organizar ideias e defender argumentos. Por isso, dedique tempo à prática, busque aprimorar seu estilo e esteja sempre atento às normas da língua portuguesa.

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