Wi-Fi 6: entenda como a nova geração de rede sem fio vai mudar em 2019

Ao longo de 2018, um novo termo começou a surgir na mídia para fazer referência à nova geração de Wi-Fi: o Wi-Fi 6. Porém, você sabe o que é Wi-Fi 6 e quais são as diferenças dele em relação às versões atuais? E mais, por qual razão ele se chama “6”, se não temos um “5” ou “4”?

A ideia é justamente simplificar as coisas. Isso porque os consumidores, em sua ampla maioria, não sabem distinguir qual tipo de Wi-Fi é mais moderno do que outro. A razão pra isso está em uma complicada nomenclatura, que faz pouco sentido comercialmente.

O mesmo Wi-Fi 6, por exemplo, é o nome mais simples para indicar o padrão 802.11ax.

®GIPHY

O que muda com a chegada do Wi-Fi 6?

A ideia não é a de modificar apenas o novo padrão, mas também encontrar uma forma mais simples de fazer referência às gerações anteriores de Wi-Fi. Sendo assim, o padrão 802.11ax será rebatizado de Wi-Fi 6, assim como as versões anteriores também passarão a ser conhecidas pelos codinomes “Wi-Fi 5”, “Wi-Fi 4” e assim por diante.

A proposta da Wi-Fi Alliance, conglomerado responsável por definir os padrões das redes Wi-Fi entre dispositivos, atende a uma antiga reclamação dos consumidores, que se viam confusos diante de padrões com nomes como 802.11a, 802.11g e 802.11ac. Além do problema de identificação, a nomenclatura antiga não auxilia os mais leigos a compreenderem qual é melhor e qual é mais moderna.

Portanto, a principal mudança, em um primeiro momento, será apenas na nomenclatura. A expressão “Wi-Fi 6” virá inscrita na caixa dos produtos e está prevista uma campanha de divulgação para conscientizar os consumidores de que a geração 6 (no caso, a 802.11ax) é melhor do que a geração 5, e assim sucessivamente.

Para que você compreenda melhor como fica a linha do tempo de evolução das redes Wi-Fi, a lista completa seria a seguinte:

  • Wi-Fi 1 – padrão 802.11b (1999)
  • Wi-Fi 2 – padrão 802.11a (1999)
  • Wi-Fi 3 – padrão 802.11g (2003)
  • Wi-Fi 4 – padrão 802.11n (2009)
  • Wi-Fi 5 – padrão 802.11ac (2014)
  • Wi-Fi 6 – padrão 802.11ax (2019)

Compatibilidade ilimitada, mas velocidades variam

Bom, não resta dúvidas de que identificar qual rede veio antes e qual veio depois ficará muito mais fácil a partir do momento que a nova nomenclatura se tornar oficial, não é mesmo? Porém, há mais detalhes interessantes para serem considerados nessas mudanças. O primeiro deles é que há compatibilidade ilimitada entre todas elas.

Assim, uma rede Wi-Fi 6, consegue se comunicar com um equipamento do tipo Wi-Fi 4, e vice-versa. O que muda, porém, são as velocidades máximas que podem ser atingidas na transferência de dados.

Nesse caso, a velocidade máxima será sempre a do aparelho mais antigo. Por exemplo, em uma comunicação entre um equipamento Wi-Fi 6 e um Wi-Fi 5, a velocidade máxima de transmissão será a do Wi-Fi 5.

Com essa medida, além de facilitar a vida dos consumidores, a Wi-Fi Alliance espera que em médio prazo o processo de migração de uma geração para outra se torne mais rápido, melhorando a qualidade das conexões.

Fonte(s): Wi-Fi.org

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Pessoa usando o celular para fazer pagamento por aproximação em uma maquininha.

Positivo Tecnologia integra terminais inteligentes de pagamento com aplicativo Urbanky

Mulher trabalhando com tecnologia em um escritório muito moderno.

12 profissões na área de tecnologia para ficar de olho

Homem segurando um globo terrestre nas mãos simbolizando a alfabetização digital.

O que é a alfabetização digital e por que é importante?

Pessoa segurando um celular com o X aberto na tela, ao fundo dá para ver desfocado o passáro do Twitter.

X libera chamadas de áudio e vídeo no Android

Garota brava porque sua conta no Instagram foi hackeada.

Instagram: como recuperar contas hackeadas

Adolescentes encostados na parede mexendo no celular.

Instagram: atualização do app alerta adolescentes a fecharem o app durante a noite

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.