gcam-como-instalar-app-de-camera-do-pixel-no-android

GCam: Como instalar o app de câmera do Pixel no Android

Parece não haver área alguma que a Google não tenha explorado. Comunicação, armazenamento em nuvem, redes sociais… e, nessa imensa lista de possibilidades, aparece o Google Cam, o app de câmera que pode revolucionar as suas fotos!
Sim: sabemos que a câmera é um dos itens mais importantes num smartphone. Seja para quem precisa fotografar a trabalho ou para quem quer tirar fotos perfeitas para as redes sociais, ter uma câmera boa é fundamental.
GCam: Como instalar o app de câmera do Pixel no Android
Assim, querer melhorar a performance da câmera, principalmente para quem não tem um bom equipamento, é natural. E é isso que o Google Camera (ou GCam) permite fazer em diversos modelos de smartphone, sem precisar trocar seu aparelho!
Hoje, vamos entender o que é o GCam, como e onde ele funciona e como instalar esse incrível app de câmera no seu celular!

GCam: do Pixel ao Android

Para quem não sabe, a Google tem o seu próprio smartphone: estamos falando do Pixel, que, embora não seja vendido oficialmente no Brasil, pode ser achado em alguns importadores e já está em sua quinta versão.
Desde o início, a Google inseriu um aplicativo bastante interessante em sua linha de smartphones: o Google Cam, ou GCam, responsável por melhorar a qualidade das fotos e implantar uma série de funcionalidades.
O GCam, criado originalmente para o Pixel, começou a ser adaptado para outros aparelhos, tamanho o seu sucesso. O resultado era claro: com o mesmo aparelho Android de antes, o usuário conseguia extrair qualidade bem melhor em suas fotos.
A possibilidade de melhorar a câmera sem precisar mexer em nada no aparelho — e sem precisar entender de código — popularizou o GCam, que passou a ser instalado em todo tipo de celular, sofrendo adaptações realizadas por voluntários para se adequar melhor a diversos dispositivos.
Além de melhorar a qualidade das fotos, o Google Camera conta com diversas funcionalidades, como:

  • HDR+, que captura fotos com mais qualidade, especialmente em contraluz ou pouca luz;
  • Estabilização de vídeos, suavizando a imagem mesmo com tremores nas mãos;
  • Câmera lenta na captura de vídeo, até 240 FPS em alguns casos;
  • Foco automático por rastreamento, quando o foco fica fixo num elemento, mesmo que ele se mova pela tela;
  • O famoso Night Sight, modo especial de captura de fotos em ambientes com pouca luz;
  • Photo sphere (foto esférica imersiva);
  • Panorama: captura imagens em grande formato (eixo horizontal ou vertical).

Limitações do GCam para Android

Antes de prosseguirmos, é preciso lembrar que o Google Cam não funciona em qualquer aparelho. Nas versões mais recentes do app, é preciso ter instalado no dispositivo o sistema Android 11.
Além disso, vale lembrar que, como exige um grande poder de processamento, o GCam não funciona em smartphones de menor desempenho. Já aparelhos com processadores mais robustos e maior memória RAM, como o Positivo Q20, podem dar conta desse e de outros apps.
Também há o fato de que, como dissemos antes, o Google Cam tem sido adaptado (portado) pelo trabalho não-oficial de muitos voluntários, o que faz com que existam muitas versões (ports) do app, cada qual otimizada para um determinado aparelho — e que pode não funcionar em outros dispositivos.
Tendo isso em mente, deve-se entender que o usuário pode encontrar alguns problemas com o GCam, tanto nos recursos do app quanto em seu funcionamento, que pode apresentar travamentos ou fechamentos, a depender da port e do dispositivo.

Como instalar o GCam no Android

Como não está disponível na Play Store, o GCam precisa ser instalado manualmente via arquivo APK, que é a extensão utilizada para apps do Android. Não é difícil fazer dessa forma; veja aqui como proceder com esse tipo de instalação.
Antes de passarmos às instruções, vale lembrar que você estará instalando um arquivo APK por conta própria, o qual pode ainda ter sido modificado de forma não oficial (as ports que comentamos anteriormente), então é bom se cercar do máximo de informação e saber o que está fazendo. Vamos lá:
1. Por questão de segurança, faça um backup dos arquivos de seu aparelho antes de passar à instalação propriamente dita;
2. Autorize seu aparelho a fazer a instalação de apps de fontes desconhecidas, no menu “Ajustes” ou “Configurações”, indo em seguida à seção “Segurança”;
3. Caso já tenha instalado outra versão do GCam antes, limpe os dados do app;
4. Busque a port ideal para o seu aparelho em locais como o site XDA Developers, talvez nesta lista de APKs no Telegram ou busque o download do arquivo original do GCam da Google em fontes confiáveis como esta;
5. Baixe o arquivo APK escolhido;
6. Instale-o conforme as instruções do link que inserimos mais acima;
7. Teste a sua câmera. Se não notar diferença nas imagens nem novos recursos de câmera, experimente reiniciar o seu smartphone.
Pronto! Se a port for adequada ao seu aparelho, muito provavelmente você conseguirá tirar fotos melhores e usufruir de uma série de funcionalidades novas. Caso não funcione, não desista; revise as instruções, pesquise novas ports com calma e muito provavelmente você achará algo que funcione no seu smartphone. Boa sorte!

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Robôzinho fofo tirando foto com uma câmera antiga.

10 melhores aplicativos para editar fotos com inteligência artificial

Filme sendo exibido em uma TV que está espelhando um notebook.

Como espelhar notebook na TV?

Conceito de tecnologia e sustentabilidade da empresa Positivo com mãos segurando um planeta terra formado por circuitos eletrônicos.

Saiba como a Positivo alia tecnologia e sustentabilidade

Homem que trabalha com TI sentado diante de sua mesa com 3 monitores exibindo linhas de código de programação.

Como iniciar uma carreira em TI?

Homem e robô em uma cafeteria. O robô está mexendo no celular do homem para aumentar sua produtividade.

Como usar a IA para melhorar a produtividade?

Mulher assistindo os lançamentos da Netflix de junho de 2024 enquanto come pipoca.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Junho de 2024

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.