Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

6 apps para identificar plantas por fotos

6 apps para identificar plantas por fotos

O ato de cuidar de plantas pode ser mais fácil quando usamos aplicativos dedicados à botânica. Com versões para Android e iPhone, essas ferramentas permitem descobrir os tipos de plantas que as pessoas têm em casa ou aqueles que encontramos ao andar pelas ruas. Gostou da possibilidade? Então vem conosco para saber como identificar plantas por foto no celular.

Pensando em ajudar nossos leitores, preparamos uma lista com 6 opções de aplicativos ideais para os amantes das plantas. Eles estão disponíveis de forma gratuita nos smartphones e usam fotos para mostrar informações sobre qualquer planta encontrada pelos usuários. Vamos a lista.

1. iNaturalist

Essa ferramenta é uma alternativa completa para os amantes das plantas. Contando com uma comunidade ativa com mais de 400 mil cientistas, o iNaturalist permite descobrir o nome das espécies e armazena no perfil do usuário todas as atividades de descobertas realizadas ao longo do uso.

Com versões para Android e iPhone, essa ferramenta cria um banco de dados colaborativo, onde as descobertas dos usuários são utilizadas por outros membros da comunidade. O principal conceito do app é possibilitar que pessoas comuns possam ajudar cientistas a catalogar plantas específicas de uma região e, até mesmo, novas espécies que possam ser descobertas.

2. Seek

O Seek oferece ferramentas para que usuários possam identificar plantas e animais usando a câmera do celular. Após o usuário submeter uma foto, o sistema apresenta informações sobre a espécie, suas características principais e qualquer tipo de curiosidade agregada a história daquela planta ou animal.

A plataforma apresenta um sistema de recompensas virtuais para que usuários sejam encorajados a usar mais o app. Ao longo de sua experiência na plataforma, as pessoas recebem emblemas ao catalogar uma nova espécie em seu perfil e podem participar de desafios lançados para a comunidade do Seek.

O app é, inclusive, indicado para crianças, pois não há necessidade de cadastro e não é feita a coleta de dados dos usuários. Desenvolvido por cientistas da Academia de Ciências da Califórnia e da National Geographic Society, o aplicativo é distribuído de forma gratuita no iPhone e no Android.

3. LeafSnap Plant Identification

Esse aplicativo promete ser uma das melhores opções desta lista. Segundo os desenvolvedores, ele é capaz de identificar até 90% das espécies com exatidão. Seu banco de dados conta com informações sobre a flora presente em regiões de todo o mundo. Dessa maneira, ela usa as fotos feitas pelo usuário para relacioná-las com as informações da plataforma, fornecendo assim as informações sobre plantas e árvores.

O usuário pode reconhecer não apenas as plantas, mas também, frutas, flores e as árvores que observa nas ruas. Usando a inteligência artificial da plataforma, é possível conhecer categorias que estão salvas no banco de dados e manter suas descobertas salvas em seu perfil. O LeafSnap Plant Identification está disponível no iPhone e em dispositivos com Android.

4. PlantNet

Esse é um app desenvolvido para que os usuários possam encontrar informações sobre plantas não ornamentais. Ele conta com um banco de dados completo que permite ao usuário encontrar dados sobre as plantas que fotografam com o celular. O sistema conta com um algoritmo que analisa a imagem e faz uma comparação com as informações contidas no banco de dados para trazer detalhes específicos sobre diferentes espécies encontradas pelos usuários.

O PlantNet consegue identificar melhor as fotos de plantas que não possuem muitos detalhes de fundo. Sendo assim, o app é indicado para pessoas que não encontram as espécies em florestas densas. Com download gratuito, a ferramenta conta com versões para dispositivos Android e iPhone.

5. NatureID

Essa é uma ferramenta indicada para os aventureiros da natureza. Assim como outras opções da lista, o NatureID conta com um sistema de identificação por foto que consegue identificar o nome das espécies e apresentar informações detalhadas sobre o que ela precisa para sobreviver. Dessa maneira, os usuários podem receber dicas sobre como cuidar das plantas em seu jardim ou na natureza.

A ferramenta conta com uma opção para criar alertas onde os usuários podem definir alarmes para lembrar de regar as plantas. Além disso, ela possui um identificador de doenças que apresenta possíveis tratamentos para reduzir o impacto do problema nas folhagens. O aplicativo conta com versões para Android e iPhone.

6. Flora Incognita

O Flora Incognita traz informações detalhadas sobre cada espécie que consegue identificar usando fotos do usuário. Ele apresenta informações importantes, como toxicidade da planta, locais onde ela é encontrada no mundo e informações sobre proteção que podem ajudar as espécies.

Com um banco de dados de mais de 10 mil imagens e 4.800 espécies catalogadas, o banco de dados do aplicativo traz apenas plantas que se encontram na América Central. Essa característica, entretanto, pode ajudar pessoas que buscam uma excelente opção de app em viagens para aquela região ou quando encontram uma espécie natural de países como Guatemala, Honduras e El Salvador.

Como diferencial, o Flora Incognita possibilita criar listas no celular que podem ser exportadas para outros serviços ou para computadores. Portanto, as descobertas dos usuários podem ser salvas como backup ou apresentadas para outras pessoas. O sistema também usa a localização do celular para sugerir quais plantas podem ser encontradas na região. O app conta com versões para Android e iPhone.

Gostou das dicas? Continue navegando no site Positivo do Seu Jeito para conhecer tutoriais, análises de softwares e notícias sobre tudo o que acontece no mundo da tecnologia. Surgiu uma dúvida? Use nossa barra de pesquisas para encontrar artigos que podem solucionar seus problemas em smartphones, computadores, redes sociais e serviços da internet.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
lancamentos-netflix-junho-2022

Veja os principais lançamentos da Netflix para junho de 2022

celular com logo do corinthians em cima da mesa

Universo SCCP: conheça o novo app oficial do Corinthians com benefícios para torcedores

menina gamer gravando tela do pc

Windows 11: como gravar a tela do PC de forma simples

lupa apontando para o logo do google representando pesquisa

Você poderá fazer buscas no Google de coisas que não sabe como descrever

planeta AB Aur B

Exoplaneta 9 vezes maior do que Júpiter é descoberto

mulher-sentada-em-escada-usando-wifi-nos-postes

Rio de Janeiro terá postes com Wi-Fi 6E

Inscreva-se na nossa

Newsletter