Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Como mudar o pacote de dados de 4G para 3G e vice e versa

Se você usa seu smartphone para se conectar à internet e acessar redes sociais, provavelmente deve saber que existem redes 4G, 3G e 2G. A diferença perceptível entre essas redes é a velocidade de conexão e, consequentemente a variação no consumo do pacote de dados. A seguir iremos explicar cada uma e ensinar você a configurar o seu Android de acordo com a rede que deseja utilizar.

Rede 2G

A Rede 2G foi Implantada na década de 1990 e utiliza principalmente o Sistema Global Para Comunicações Móveis ou, em inglês, Global System for Mobile Communications (o famoso GSM). Ela oferece as ferramentas necessárias para as operadoras e é o principal recurso de conversação.

Mesmo com a implantação dos chamado 2,5G, que equivale ao GPRS (General packet radio service) e oferece velocidades de até 114 kbps, e o 2,75G que utiliza o padrão EDGE (Enhanced Data rates for GSM Evolution) e oferece uma média de velocidade de tráfego de 400 Kbps, hoje em dia com os smartphones o 2G não é muito utilizado, uma vez que essa rede não oferece boa velocidade para o uso frequente de internet.

Rede 3G

É a rede mais popular entre as pessoas que utilizam internet no mundo, incluindo o Brasil. O 3G usa principalmente as tecnologias WCDMA (Wide-Band Code-Divison Multiple Access) ou CDMA (Code Division Multiple Access), que são padrões de tecnologia para oferecer velocidades superiores de internet.

Rede 4G

O 4G é a rede que oferece maior velocidade de tráfego de dados e utiliza a tecnologia LTE – Long Term Evolution (Evolução de Longo Prazo em tradução livre). Os smartphones e tablets de última geração já vêm configurados de fábrica para se conectarem ao 4G, que tem uma velocidade semelhante às redes WiFi e garante mais mobilidade de acesso.

Nós já falamos no início desta matéria que a principal diferença entre essas redes é a rapidez. Logo, sabemos que quanto maior a velocidade de transmissão, mais alto é o consumo do pacote de dados. A grande sacada é que você pode escolher qual rede deseja usar e configurar o seu smartphone, poupando o seu pacote de internet móvel. Veja como fazer:

1. No seu Android, entre em configurações.

2. Em seguida, clique em “Redes Móveis”

3. E então selecione o tipo de conexão.

– LTE: significa Long Term Evolution e é o nome dado para as redes 4G.
– WCDMA: significa Wide-Band Code-Divison Multiple Access e é o nome dado para a rede 3G.
– GSM: significa Global System for Mobile Communications e é o nome dado para a rede 2G.

Depois de selecionar a rede, seu smartphone vai saber qual tipo de rede pode (ou não) se conectar.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
É hora de repensar o aprendizado

É hora de repensar o aprendizado

lancamentos-netflix-janeiro-2022

Veja os principais lançamentos da Netflix para janeiro de 2022

O mercado de Instituições Públicas potencializa os negócios de empresas de tecnologia

lancamentos-netflix-dezembro-2021

Veja os principais lançamentos da Netflix para dezembro de 2021

instagram-como-baixar-stories

Instagram: como baixar Stories de outras pessoas no PC

atalhos-windows-11

Windows 11: todos atalhos do teclado que você precisa conhecer

Inscreva-se na nossa

Newsletter