robô escrevendo em um papel fazendo alusão ao ChatGPT

Tecnologia GPT-4: o que é, como funciona e como ela vai evoluir o ChatGPT

A OpenAI, a organização por trás do popular assistente de conversação ChatGPT, anunciou recentemente o lançamento da GPT-4, uma evolução significativa da tecnologia anterior, a GPT-3.5. 

frase "Eu sou tudo que você precisa" em inglês com o logo da OpenAI

Mas o que exatamente é esta tecnologia, como ela funciona e como ela vai reforçar o ChatGPT? Vamos explorar.

O que é a GPT-4?

A GPT-4, ou Generative Pretrained Transformer 4, é como um superamigo que adora ler e é muito bom em adivinhar. E esta é uma versão muito especial e avançada dessa inteligência artificial

Ela é como um cérebro de computador que leu muitos, muitos livros, sites e outras coisas escritas. E leu tanto que sabe um montão de coisas sobre o mundo, sobre as pessoas e sobre como as coisas funcionam.

Como a GPT-4 funciona?

A GPT-4 funciona como um grande jogo de adivinhação. Ela olha para todas as palavras que você já disse ou escreveu e tenta adivinhar qual será a próxima palavra. Ela faz isso usando algo chamado “aprendizado profundo” (Deep Learning), que é uma forma especial de inteligência artificial. 

O aprendizado profundo permite que a GPT-4 aprenda a partir de grandes quantidades de texto. Ela lê e aprende a partir de milhões e milhões de páginas de livros, sites e outras coisas escritas.

Robô lendo um livro

A GPT-4 também vai poder olhar para uma imagem e contar uma história sobre ela. Ela fará isso usando a mesma ideia de adivinhação, ou seja, ler a imagem e tentar adivinhar o que está acontecendo, quem são as pessoas ou os animais na imagem, e o que pode acontecer em seguida. É como se ela estivesse contando uma história a partir de Imagem e Ação!

Principais diferenças entre GPT-3.5 e GPT-4

A GPT-4 trouxe uma série de melhorias e novidades em relação à sua versão anterior, a GPT-3.5. Vamos dar uma olhada em algumas das principais diferenças:

  • Velocidade e eficiência: embora a GPT-3.5 seja mais rápida na geração de respostas, a GPT-4 é mais eficiente em termos de qualidade e precisão das respostas geradas.
  • Memória de curto prazo estendida: a memória de curto prazo da GPT-3.5 é de cerca de 8.000 palavras, enquanto a da GPT-4 se estende a cerca de 64.000 palavras. Isso significa que a GPT-4 pode lidar com conversas e prompts mais longos sem perder o contexto.
  • Capacidades multilíngues aprimoradas: a GPT-4 tem capacidades multilíngues aprimoradas, o que significa que ela pode entender e gerar texto em vários idiomas com mais precisão.
  • Capacidade de puxar texto de páginas da web: a GPT-4 pode extrair texto de páginas da web quando você compartilha um URL no prompt utilizando plugins ou o modo web. Isso a torna mais versátil e útil para uma variedade de tarefas.
  • Habilidades de raciocínio avançadas: a GPT-4 é treinada para ter habilidades de raciocínio mais avançadas. Isso significa que ela pode entender melhor o contexto e fazer inferências mais precisas.
  • Maior coerência e criatividade: a GPT-4 vai um passo além ao produzir histórias, poemas ou ensaios com maior coerência e criatividade. Isso a torna uma ferramenta mais poderosa para geração de texto.
  • Capacidade Multimodal: enquanto a GPT-3.5 é principalmente uma ferramenta de texto, a GPT-4 será capaz de entender imagens. Se você fornecer uma foto, ela pode descrever o que está nela, tornando-a uma ferramenta multimodal.

Aplicações da GPT-4

A GPT-4 já está sendo usada em várias aplicações. Por exemplo, a Microsoft confirmou que o Bing Chat, sua inteligência artificial para busca, já utiliza o GPT-4. Além disso, a OpenAI colaborou com várias organizações para criar produtos inovadores com a GPT-4, incluindo Duolingo, Be My Eyes, Stripe, Morgan Stanley, Khan Academy e o Governo da Islândia.

Duolingo usa a tecnologia GPT-4
Reprodução/Duolingo

****

A GPT-4 representa um avanço significativo na tecnologia de modelos de linguagem. Com sua capacidade de gerar respostas mais precisas e usar imagens, ela promete trazer melhorias significativas para o ChatGPT. Estamos ansiosos para ver como a GPT-4 será usada no futuro.

Para saber mais dos avanços tecnológicos e como eles afetam nosso dia a dia, continue acompanhando os conteúdos do blog Positivo do Seu Jeito.

Fonte(s): 

OpenAI.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher sorrindo e trabalhando com um notebook Positivo.

Como formatar notebook Positivo?

Vários teclados em uma lixeira.

Como descartar lixo eletrônico corretamente?

Mulher trabalhando no modelo home office na sala de sua casa.

Como escolher os equipamentos para home office?

lente de aumento sobre o título Google Tradutor aberto em um navegador da internet

10 truques do Google Tradutor que vão facilitar a sua vida

Mulher no banco de trás de um carro com o seu cachorro usando o novo serviço Uber Pet.

Uber Pet: descubra como usar para transportar seu animal de estimação

mulher tirando foto pelo smartphone

26 dicas para tirar boas fotos com o celular

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.