Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Assista a um robô resolver um cubo mágico em menos de um segundo

Criado em 1974 pelo húngaro Erno Rubik, o “cubo mágico” é uma das brincadeiras e desafios mais intrigantes que existem. Eleito o “jogo do ano” na época, a peça se tornou extremamente popular nos anos 80 e até hoje ainda há muitos que praticam o desafio. Porém, um robô resolveu o cubo mágico em menos de um segundo e é provável que ele tenha “zerado” a brincadeira.

O recorde mundial de resolução de um cubo mágico é de 4,59 segundos. Porém, essa contagem vale apenas para os seres humanos, como é o caso do sul-coreano SeungBeom Cho, atual detentor dessa marca. Mas… As máquinas acabaram de deixar a gente comendo poeira ao conseguir finalizar a brincadeira em apenas 0,38 segundo.

Sim, é isso mesmo que você leu. Foi preciso menos do que meio segundo para que a máquina obtivesse êxito em sua tentativa. É algo tão rápido que, no vídeo, quando visto em velocidade normal, você praticamente nem percebe o que aconteceu. Contudo, em câmera lenta é possível ter uma noção melhor da eficácia do robô.

20 movimentos quase imperceptíveis

Pode não parecer, mas para concluir o cubo mágico, ou seja, deixar cada uma das faces com uma cor única, foram precisos 20 movimentos. Todos eles, é claro, bastante precisos, para que não houvesse tempo a perder. Apesar da facilidade demonstrada para a conclusão dessa façanha, os inventores da máquina tiveram muito trabalho para chegar a esse resultado.

O robô foi criado pela dupla Jared di Carlo e Bem Katz e está equipado com duas câmeras PlayStation Eye e mais um conjunto de seis motores ServoDisc U9. Graças a uma placa AND, todo o controle pode ser feito, ligando os mecanismos quando necessário para o giro e desligando-os logo em seguida para evitar conflitos – tudo isso em uma fração de segundos ainda menor.

®GIPHY

Embora essa aparentemente seja uma máquina muito simples, o processo que descreve o passo a passo de como foi possível chegar a esse recorde é extenso. Tudo está descrito em detalhes no blog Build It’s Progress. Há gráficos para mostrar o funcionamento do sistema e um apanhado de vídeos mostrado várias etapas do processo.

Se interessou? Comece tentando bater o recorde dos seres humanos

Vamos ser sinceros: 0,38 segundo é algo que os seres humanos não vão conseguir alcançar. Talvez ouro robô possa melhorar a marca, mas para nos mortais é muito difícil. Você pode começar a praticar por conta própria para conseguir melhorar a sua marca pessoal. Há vários sites especializados como o Rubik-AZ ou o Kociemba que trazem dicas sobre o assunto.

A lista completa com os tempos oficiais de todos os recordistas pode ser conferida no site da World Cube Association. Atualmente, o recorde é de 4 segundos e 59 centésimos, marca que foi alcançada por duas pessoas: o sul-coreano SeungBeom Cho, em 2017, e o australiano Feliks Zemdegs, em 2018.

Não há nenhum brasileiro entre os 100 primeiros colocados. O melhor tempo nacional é de Pedro Henrique da Silva Roque que, em 2015, conclui o cubo mágico em 8,05 segundos.

Fonte(s): Ben Katz (YouTube)

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
É hora de repensar o aprendizado

É hora de repensar o aprendizado

lancamentos-netflix-janeiro-2022

Veja os principais lançamentos da Netflix para janeiro de 2022

O mercado de Instituições Públicas potencializa os negócios de empresas de tecnologia

lancamentos-netflix-dezembro-2021

Veja os principais lançamentos da Netflix para dezembro de 2021

instagram-como-baixar-stories

Instagram: como baixar Stories de outras pessoas no PC

atalhos-windows-11

Windows 11: todos atalhos do teclado que você precisa conhecer

Inscreva-se na nossa

Newsletter