Criado em 1974 pelo húngaro Erno Rubik, o “cubo mágico” é uma das brincadeiras e desafios mais intrigantes que existem. Eleito o “jogo do ano” na época, a peça se tornou extremamente popular nos anos 80 e até hoje ainda há muitos que praticam o desafio. Porém, um robô resolveu o cubo mágico em menos de um segundo e é provável que ele tenha “zerado” a brincadeira.
O recorde mundial de resolução de um cubo mágico é de 4,59 segundos. Porém, essa contagem vale apenas para os seres humanos, como é o caso do sul-coreano SeungBeom Cho, atual detentor dessa marca. Mas… As máquinas acabaram de deixar a gente comendo poeira ao conseguir finalizar a brincadeira em apenas 0,38 segundo.
Sim, é isso mesmo que você leu. Foi preciso menos do que meio segundo para que a máquina obtivesse êxito em sua tentativa. É algo tão rápido que, no vídeo, quando visto em velocidade normal, você praticamente nem percebe o que aconteceu. Contudo, em câmera lenta é possível ter uma noção melhor da eficácia do robô.
Pode não parecer, mas para concluir o cubo mágico, ou seja, deixar cada uma das faces com uma cor única, foram precisos 20 movimentos. Todos eles, é claro, bastante precisos, para que não houvesse tempo a perder. Apesar da facilidade demonstrada para a conclusão dessa façanha, os inventores da máquina tiveram muito trabalho para chegar a esse resultado.
O robô foi criado pela dupla Jared di Carlo e Bem Katz e está equipado com duas câmeras PlayStation Eye e mais um conjunto de seis motores ServoDisc U9. Graças a uma placa AND, todo o controle pode ser feito, ligando os mecanismos quando necessário para o giro e desligando-os logo em seguida para evitar conflitos – tudo isso em uma fração de segundos ainda menor.
Embora essa aparentemente seja uma máquina muito simples, o processo que descreve o passo a passo de como foi possível chegar a esse recorde é extenso. Tudo está descrito em detalhes no blog Build It’s Progress. Há gráficos para mostrar o funcionamento do sistema e um apanhado de vídeos mostrado várias etapas do processo.
Vamos ser sinceros: 0,38 segundo é algo que os seres humanos não vão conseguir alcançar. Talvez ouro robô possa melhorar a marca, mas para nos mortais é muito difícil. Você pode começar a praticar por conta própria para conseguir melhorar a sua marca pessoal. Há vários sites especializados como o Rubik-AZ ou o Kociemba que trazem dicas sobre o assunto.
A lista completa com os tempos oficiais de todos os recordistas pode ser conferida no site da World Cube Association. Atualmente, o recorde é de 4 segundos e 59 centésimos, marca que foi alcançada por duas pessoas: o sul-coreano SeungBeom Cho, em 2017, e o australiano Feliks Zemdegs, em 2018.
Não há nenhum brasileiro entre os 100 primeiros colocados. O melhor tempo nacional é de Pedro Henrique da Silva Roque que, em 2015, conclui o cubo mágico em 8,05 segundos.
Fonte(s): Ben Katz (YouTube)