Positivo do seu jeito

Novidades

Build 2021: as principais novidades da conferência anual de desenvolvedores da Microsoft

1 de junho de 2021

por: MKT Positivo

A Microsoft Build 2021 é o maior evento de tecnologia para desenvolvedores que trabalham com softwares da Microsoft. Esse ano, a empresa fundada por Bill Gates, apresentou novas ferramentas para desenvolvedores e revelou, inclusive, como será o futuro do sistema operacional Windows. Confira a seguir tudo que rolou na Build 2021.

Todos os anos, a Microsoft traz para a sua conferência as revelações mais importantes da empresa. O evento mostrou que importantes upgrades foram preparados para o ano de 2021.. Um dos destaques foi a otimização do Microsoft Edge, que se transformou no navegador de melhor funcionamento no Windows. 

A companhia também detalhou as melhorias implementadas na plataforma Microsoft Teams, que é uma grande aposta da empresa para ações colaborativas. Para fechar o evento, o CEO, Satya Nadella, esmiuçou futuras atualizações no Windows 10, que deve receber importantes updates.

Preparamos uma lista com as 5 principais novidades da empresa.

Projeto da Microsoft ajudará desenvolvedores a desenvolver apps para o Windows 10

Uma breve apresentação do Project Runion 0.8 foi realizada na Build 2021. A ferramenta foi desenvolvida para ser um software multiplataforma que pode funcionar em diversos produtos, como o console Xbox, smartphones e computadores com Windows 10. O Reunion conta com suporte para .NET 5 e otimizações para WinUI 3 e WebView2.

Você pode se perguntar como essas novidades podem mudar sua experiência com os softwares da Microsoft. Esses updates, na verdade, proporcionam aos desenvolvedores ferramentas para criar apps melhores, que funcionem em diferentes plataformas da empresa e que possam oferecer mais portabilidade.

O WinUI 3 e WebView2 trazem ferramentas avançadas que facilitam o trabalho de desenvolvedores através da renderização do Microsoft Edge. O suporte para apps .NET 5, oferece aos desenvolvedores o uso do Windows Presentation Foundation e recursos do Windows Forms.

Microsoft Edge agora é o navegador com melhor desempenho no Windows 10

O navegador nativo do Windows foi mais uma vez aprimorado. Após os updates de 2020, a empresa apresenta agora uma grande otimização interna do Microsoft Edge. A própria Microsoft afirmou que as mudanças fazem do Edge “o navegador de melhor desempenho no Windows 10”. Mas o que efetivamente mudou?

Uma característica exigida pelos usuários de PC é a rapidez de navegadores durante a navegação na internet. Foi exatamente nesse ponto que a Microsoft apostou. O Egde ganhou um impulso de inicialização que promete agilizar não apenas a abertura do software, como o carregamento de páginas da web.

O navegador ainda recebeu o recurso de guias suspensas que possibilitam o funcionamento sem estressar os recursos do Windows.

Gerenciador de pacotes liberado para todos os usuários

Você não precisa mais ser um desenvolvedor para visualizar o Windows Package Manager. Após o período de testes, a visualização foi liberada para todos os usuários do sistema e, agora, será possível instalar ou desinstalar com facilidade qualquer pacote de softwares do Windows 10 com esse apoio visual

A ferramenta pode ajudar qualquer usuário a organizar todos os softwares que precisa após a instalação do sistema. Além disso, a visualização é ideal para profissionais de TI, que precisam gerenciar diversos computadores em uma empresa.

Experiências corporativas no Microsoft Teams

O Microsoft Teams segue sendo um dos projetos mais intensos da Microsoft. A empresa investiu em novidades no serviço e, dessa vez, anunciou que a plataforma oferecerá ferramentas colaborativas para criação de apps – o que pode ajudar muito as equipes de desenvolvedores.

Outros recursos do Microsoft Teams:

– Integração compartilhada em estágios;

– Ampliação do modo Together;

– API’s de mídia e outros recursos.

Revelações sobre o futuro do Windows

O que esperar do Windows para os próximos anos? Essa pergunta, em grande parte, foi respondida durante a Build 2021. O CEO da Microsoft, Satya Nadella, fez de sua conferência um grande momento de projeção para o sistema operacional. O executivo, é claro, se referiu às novidades presentes na próxima atualização do Windows, que recebeu o nome de Sun Valley.

Quem usa o sistema já pode se preparar para grandes novidades. Segundo Nadella, os usuários receberão em breve a mais significativa atualização do sistema nas últimas décadas. A próxima geração do Windows, como definiu o CEO, já está em testes há meses, sendo que o próprio Nadella vem utilizando a versão há algum tempo.

Algo, no entanto, não passou despercebido aos espectadores mais atentos à fala do executivo. Em momento algum ele se referiu ao sistema como Windows 10. Será então que há tantas novidades no Windows que uma nova nomenclatura será adotada? Só o tempo poderá responder essa questão.

Curtiu nosso conteúdo? Então não deixe de navegar por nosso portal para conhecer dicas e notícias frescas sobre tecnologia. O portal Positivo do Seu Jeito oferece tutoriais, listas e outros artigos que podem manter nossos leitores atualizados.