A transformação digital trouxe mudanças que ainda estão sendo implementadas em todos os setores da sociedade. Inclusive o setor público está sendo impactado pelas inovações tecnológicas, que chegaram para facilitar a rotina dos profissionais de todos os segmentos.
Neste post, vamos apresentar as principais tecnologias no setor público que estão se tornando tendência e explicar a importância de acompanhar esses avanços tecnológicos.
Além disso, vamos fornecer detalhes sobre blockchain, segurança cibernética, cidades inteligentes, Internet das Coisas, reconhecimento facial, inteligência artificial e automação e muito mais!
Quer saber mais sobre essas tendências? Continue a leitura e fique por dentro!
A importância de acompanhar os avanços tecnológicos
A demanda pelos serviços públicos cresce continuamente em nosso país. Por outro lado, com as informações acessíveis, a sociedade atual dispõe de mais transparência e qualidade na prestação de serviços.
As novas metodologias de gestão no setor público estão sendo incorporadas por servidores e gestores para atender a essas expectativas. Por isso, é importante manter-se atualizado para usufruir de todos os benefícios proporcionados pelas tecnologias atuais.
As principais tecnologias no setor público
A tecnologia chinesa já possibilita aos usuários fazer compras no setor público e efetuar os pagamentos por meio de selfie dos compradores, feita em uma máquina própria de identificação. Não é preciso apresentar celular, cartão de crédito ou dinheiro para comprar nas lojas da Alipay, por exemplo.
Veja a seguir as principais tendências para o setor público brasileiro!
1. Inteligência artificial e automação
No setor público, a inteligência artificial se faz presente por meio dos bots, que são aplicações de softwares que simulam ações humanas seguindo um padrão, como se fosse um robô. Eles são assistentes que realizam o atendimento dos cidadãos e possibilitam a automação dos processos elevando a produtividade, auxiliando no controle de prazos e na distribuição das atividades que são organizadas por sequência.
2. Reconhecimento facial
O reconhecimento facial não era confiável até pouco tempo atrás, além de ser muito caro e quase inacessível. Porém, a tecnologia avançou, a qualidade melhorou e os custos reduziram. Hoje existem smartphones com funcionalidades que reconhecem a face do seu proprietário. Na área pública, essa opção tem sido muito utilizada pelas autoridades policiais para localizar criminosos.
3. Internet das Coisas
A Internet das Coisas faz parte das plataformas móveis e de soluções utilizadas para monitorar pessoas, equipamentos e veículos. Essas inovações se tornarão mais conhecidas após o lançamento da rede 5G, que acontecerá nos próximos meses, trazendo inteligência, sustentabilidade, velocidade e potência aos dispositivos móveis.
4. Cidades inteligentes
As cidades inteligentes ou smart cities são áreas urbanas que fazem uso da Internet das Coisas para a coleta e utilização de dados com o objetivo de aprimorar o gerenciamento dos recursos. Esses lugares têm um enorme potencial de desenvolvimento e utilizam tecnologia em inúmeros setores, tais como governança, empreendedorismo, segurança, saúde, educação, economia, energia, meio ambiente, urbanismo, mobilidade etc.
5. Tecnologias de inovação e comunicações
O setor público brasileiro está com dificuldades para aderir às novas ferramentas. No ano de 2018 o governo iniciou uma consulta pública chamada “Estratégia Brasileira para a Transformação Digital”, que originou metas, diretrizes e diagnósticos referentes ao desenvolvimento para a adoção de Tecnologias de Inovação e Comunicações (TICs), governo eletrônico, confiança e ambiente digital.
6. Blockchain
A maioria das pessoas conhece blockchain devido ao cenário financeiro e a onda de criptomoedas que se tornou popular nos últimos anos. Contudo, blockchain é uma tecnologia que vai além e pode ser muito útil para os cartórios. Com ela, será possível fazer o reconhecimento de firma virtual, por meio de inteligência computacional, da validação múltipla e simultânea realizada por diversos computadores.
Os equipamentos podem autenticar a veracidade de uma assinatura, uma informação ou transação. No futuro, várias transações serão efetuadas de forma segura e sem sair de casa. Blockchain também pode ser útil para a prestação de contas e para auditar as contas públicas.
7. Segurança cibernética
Existem vários exemplos de empresas que foram condenadas a pagar indenizações por causa do vazamento de informações de clientes e usuários. Não basta utilizar um bom firewall para proteger os bancos de dados digitais de pessoas mal-intencionadas. As brechas de segurança podem causar desconfortos aos cidadãos, que vão inserir dados privados em sistemas públicos desconhecidos.
Em virtude disso, no ano de 2015, foi criada pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, do Ministério do Planejamento, a Estratégia Geral de Segurança Cibernética do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação, advinda do Decreto nº 7.579/2011. O documento está acessível ao público no site do Tribunal de Contas da União.
8. Atendimento Omnichannel
As plataformas omnichannel unificam os canais de comunicação de uma entidade e melhoram o atendimento aos usuários. O conceito é amplamente utilizado nas estratégias empresariais para melhorar a experiência dos consumidores. Os sistemas públicos estão fazendo a implementação dos canais de atendimento e a integração tecnológica para que o ambiente virtual se torne acessível à população.
Omnichannel promete um grande avanço para inúmeras ações, como participar de processos, oferecer sugestões, obter esclarecimentos etc. Esse desafio já está sendo enfrentado por meio das redes sociais e pelas páginas na Internet, as quais foram criadas e são administradas com o objetivo de tirar dúvidas das pessoas e minimizar o atendimento presencial.
9. e-ID
Um sistema de identificação digital está substituindo os documentos tradicionais dos cidadãos. As informações digitalizadas já estão surgindo no lugar dos documentos de papel, por exemplo, Carteira Nacional de Habilitação Digital, Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Digital, Carteira da Ordem dos Advogados do Brasil Digital, Carteira de Estudante Digital, entre outros.
O sistema e-ID ou identificação eletrônica está se tornando uma realidade em vários países da Europa, trazendo benefícios inesperados. Ele otimiza os processos de registro eletrônico, dispensando o uso de documentos impressos que sofrem desgaste pelo tempo. Nos sistemas públicos, um ponto positivo será a unificação dos registros digitais, seguido pelo combate ao furto de senhas e fraudes.
Enfim, agora você já está por dentro das 9 tendências de tecnologias no setor público. As mudanças vão seguir em frente nos próximos anos e modificar as estruturas e os métodos de atendimento aos cidadãos. Os funcionários públicos e privados precisam repensar e se adaptar às novas tendências tecnológicas que são implantadas para facilitar o seu trabalho, tornar os seus dias mais produtivos e as suas atividades mais significativas.
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