O ambiente profissional sempre foi um reflexo da nossa sociedade: como nos portamos, como utilizamos ferramentas para sermos produtivos, como contamos com colegas de trabalho e colaboradores para conseguir a melhor qualidade com a maior eficiência possível.

Mas o uso da tecnologia para a transformação digital em empresas está mudando essa dinâmica com uma velocidade inédita na história. Como profissionais de TI estão no centro dessa nova era, é importante que você assuma esse papel para conduzir um negócio no caminho certo.

Que tal, então, conversarmos um pouco sobre o assunto? Neste artigo, queremos apresentar um pouco dos pontos positivos e negativos da tecnologia e como sua influência na sociedade está diretamente ligada ao seu trabalho. Vamos lá?

Pontos positivos: o uso da tecnologia como impulsionadora de novos negócios

Não há como negar que a tecnologia se tornou base para uma reformulação completa em produtividade, operação e gestão de negócios, um movimento resumido no mercado como transformação digital.

A cada nova startup disruptiva, cada grande empresa que consegue se reinventar, as vantagens de partir da TI para o desenvolvimento de novas estratégias corporativas se mostram mais importantes para o nosso futuro.

Veja alguns exemplos de como o uso da tecnologia influencia positivamente nossas relações empresariais e humanas — dentro e fora do escritório:

Um novo mercado digital

A transformação pela qual empresas de todos os setores estão passando é uma consequência direta da influência da tecnologia na sociedade. O público hoje busca mais do que apenas consumir uma marca, já que ele tem a possibilidade de interagir com ela e participar do desenvolvimento de produtos e serviços que vai adquirir no futuro.

Por isso, a tecnologia traz novas oportunidades para uma empresa. Com canais de comunicação abertos e foco na experiência do cliente, é possível partir de ferramentas de interação para encontrar novos nichos e necessidades não atendidas e abraçar novos públicos.

É também hora de se preparar para mudanças de estratégia rápidas e interações cada vez mais constantes. Com a pulverização de novas ideias viáveis e a volatilidade na demanda, a tecnologia é a base para que um negócio consiga se reinventar de uma temporada para outra.

Colaboração como foco da produtividade

E parte dessa capacidade de atenção a novas demandas e expansão em nichos está na forma como os funcionários trabalham. Assim como o uso da tecnologia está mudando o jeito de nos conectarmos como sociedade, no ambiente de trabalho, a colaboração pode se tornar um foco importante de produtividade.

Sistemas geridos pela nuvem são uma plataforma perfeita para incluir todos os departamentos em um único ambiente. O que se ganha com essa nova estrutura é o compartilhamento de ideias, discussões multidisciplinares e um tempo melhor para resolução de problemas. Tudo isso tornará a empresa que não investe em tecnologia obsoleta e incapaz de competir no mesmo nível.

Gestão inteligente

Novos sistemas não servem apenas para conectar pessoas, mas para conectar dados e processos que incluem inteligência na gestão de um negócio.

É aqui que a TI se torna mais importante, talvez o departamento mais influente nas empresas do futuro. O uso de tecnologia no trabalho é o caminho para coletar e analisar dados em uma escala que nunca foi possível, criando novas estratégias de negócio para impulsionar a empresa sem grandes custos de expansão.

Esse, portanto, é o momento em que o gestor de TI precisa assumir a frente de novos investimentos em infraestrutura de qualidade e serviços tecnológicos que complementem seu sistema. A tecnologia se torna o caminho mais curto para a consolidação por eficiência, experiência e rapidez na hora de atender aos desejos do público.

Pontos negativos: os desafios que o uso da tecnologia apresenta ao profissional de TI

Não existe plano, ferramenta ou estratégia que tenha apenas vantagens. Da mesma forma, existem sempre pontos positivos e negativos da tecnologia. A sua influência na sociedade é crescente e inevitável, mas, por isso mesmo, precisamos atentar aos perigos que ela pode trazer para nossa privacidade e individualidade.

E as mesmas preocupações de nós como indivíduos estão presentes dentro das empresas. O que um profissional de TI pode fazer é não resistir à transformação digital, mas se preparar para minimizar seus impactos potencialmente negativos, como estes:

Interações mais distantes

Se, por um lado, a colaboração entre pessoas se torna plena em um sistema informatizado, o avanço da tecnologia diminui a interação pessoal, que, muitas vezes, é crucial para o sucesso de uma empresa — como aquele feeling ou brainstorming que só se consegue com a equipe discutindo junta, em um mesmo espaço.

Nesse cenário, o que a TI pode fazer é criar uma estrutura de produção capaz de incluir os dois momentos: reuniões abertas, em que todos conversem juntos, e o trabalho remoto, para que seus membros sejam eficientes de onde estiverem.

Se essa distância é uma questão humana da nossa sociedade, nós precisamos atuar ativamente para diminuir seus pontos negativos.

Segurança da informação

Essa é a maior preocupação em empresas que se transformaram digitalmente. O erro de interpretação nesse caso — de muitos profissionais e de nós em nossas vidas pessoais — é de que evitar essa transição para a nuvem vai nos manter mais seguros.

A verdade é que em pouco tempo essa não será uma opção. Uma empresa que não investir em seus dados não conseguirá competir de igual para igual. Por isso, o importante é ter fornecedores de confiança e apoio de empresas especializadas. Só assim, a TI se prepara para os riscos envolvendo tecnologias sem perder as suas vantagens.

Inteligências artificiais como competidoras

Talvez nem o profissional de tecnologia mais otimista previsse um avanço tão rápido da inteligência artificial no ambiente de trabalho. Hoje, a análise de Big Data e uso de Machine Learning são a base do Business Intelligence. O que isso vai significar para o seu emprego?

Por mais amedrontador que possa parecer, na verdade, se você se preparar para a implementação corporativa dessas tecnologias, evoluindo com elas, só terá a ganhar profissionalmente.

Isso porque pessoas especializadas nesse campo de atuação tecnológica serão, em um futuro próximo, as mais valorizadas por empresas de todos os setores. Você pode usar essa capacidade para investir em estrutura e processos eficientes onde trabalha e crescer com a companhia.

Ou seja, tanto para tornar a sua empresa uma referência no mercado de transformação digital quanto para encontrar novas oportunidades de trabalho que valorizem o seu talento, o uso da tecnologia deve ser o ponto de partida.

Portanto, abrace os pontos positivos e negativos da tecnologia — use as vantagens para crescer e prepare-se para lidar com os desafios. É assim que você e a sua empresa poderão se consolidar neste novo mundo.

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