Quem disse que a transformação digital nas pequenas empresas não é viável? Desde uma complexa multinacional até um simples negócio de bairro, todos podem se beneficiar de aplicativos, processos automatizados, análise de dados, inteligência artificial e outras vantagens proporcionadas pela inovação.
Neste post, vamos abordar justamente os impactos da transformação digital em pequenos negócios, bem como seus desafios e oportunidades. Com o custo cada vez mais acessível de tecnologias de ponta, todos podem obter mais produtividade, ganho de performance e redução de custos com o apoio de ferramentas digitais.
Comece a ler agora mesmo para entender como esse cenário vem se alterando nos últimos tempos!
Os impactos da transformação digital nas pequenas empresas
Automação, análise de dados, minimização de falhas e garantia de uma tomada de decisão mais acertada. Tudo isso torna-se possível por meio da transformação digital. E se engana quem pensa que a conversa se restringe a grandes organizações. As pequenas empresas também podem se beneficiar com uma forma inovadora de trabalhar.
Para isso ocorrer na prática, no entanto, torna-se imprescindível a busca contínua por novas tecnologias que proporcionem respaldo, maior precisão e confiabilidade das informações do negócio.
Entre os demais impactos da transformação digital nas pequenas empresas, destacam-se os seguintes:
- mais produtividade — automatizar as tarefas mais “braçais”, permitindo que a equipe atue de forma mais estratégica, aumenta a produtividade das empresas;
- aumento de performance — com a maior produtividade, vem o ganho de performance. Entregas mais qualificadas, feitas em menos tempo, ajudam a consolidar o negócio e deixar a concorrência para trás;
- consumidores mais felizes — a satisfação dos clientes é essencial para a sobrevivência de qualquer empresa. Seja com maior agilidade, precisão ou disponibilidade, a transformação digital altera a forma como o relacionamento com os consumidores ocorre;
- menos custos — seja ao evitar desperdícios, ao automatizar tarefas custosas ou ao elaborar um cenário de forma virtual antes que ele se solidifique no mundo real, a redução de gastos torna-se um dos principais atrativos de investir na transformação digital.
Os desafios que a transformação digital impõe aos negócios
A transformação digital deve ser pensada pelas organizações de forma estratégica. A resposta não vem de ações reativas ao mercado, ou da ideia de apostar em algo apenas porque os concorrentes estão fazendo a mesma coisa. Por mais que possam existir pontos positivos e negativos, veja como é importante planejar e executar as ideias com precisão.
A importância do planejamento estratégico
Quando se fala em planejamento estratégico, é preciso ter clareza na definição de quais são os objetivos a serem perseguidos e quais ferramentas serão necessárias para alcançá-los. A definição de orçamentos, de tecnologia e sistemas a serem utilizados, além de todo o suporte do time de Tecnologia da Informação (TI) são apenas os primeiros passos.
Além disso, o planejamento estratégico precisa ser construído com toda a equipe técnica, que pode identificar com maior facilidade onde poderão estar os maiores ganhos e também os gaps da transformação digital.
Os cuidados ao colocar a transformação em prática
No momento de colocar o plano em prática é necessário usar os softwares e plataformas que possibilitam essa migração de sistemas de uma maneira mais segura e eficiente. Além disso, é importante que, todo esse processo de implantação de uma nova ferramenta ou sistema seja acompanhado de ponta a ponta. Assim, qualquer eventual alteração de escopo pode ser identificada e corrigida rapidamente.
Nas empresas de menor porte, nas quais o time de TI pode não ser tão especializado — em alguns casos, a empresa nem conta com uma equipe dedicada a isso — é possível contratar parceiros que auxiliem durante esse processo. Além disso, o investimento em gestão da inovação é um facilitador.
O papel da mudança de mindset
A transformação digital é uma mudança que pode atingir, inclusive, parte da cultura da empresa. Nesse momento em que as novas tecnologias, softwares ou plataformas já estão prontas para serem usadas, é a hora da mudança de mindset.
Para isso, o principal método a ser aplicado consiste em mostrar aos colaboradores quais as vantagens e impactos relevantes que essa mudança trará e como isso pode afetar positivamente os resultados. Caberá também à empresa dar todo o suporte possível aos funcionários, seja por meio de treinamentos que os ajudem nesse processo de familiarização e adaptação, seja em reuniões, eventos ou campanhas de comunicação.
É muito importante que essas mudanças deixem claros os benefícios e as principais otimizações possibilitadas pela transformação digital, para que estejam acompanhadas também de uma melhora no clima organizacional. Afinal, a tecnologia, hoje, é uma das maiores aliadas para as empresas e para os profissionais que buscam se atualizar no mercado.
As oportunidades da transformação digital para pequenas empresas
A presença da tecnologia é um recurso imprescindível para auxiliar as empresas de todos os portes no ganho de produtividade e na otimização de suas tarefas. Nesse cenário que estimula a inovação, é fundamental desconstruir a ideia de que a transformação digital é inalcançável para as pequenas empresas, especialmente por ser considerada “cara” ou “complexa”.
Ferramentas com custo acessível
O mercado de pequenas e médias empresas (PMEs) é responsável por aproximadamente 30% do valor adicionado ao PIB brasileiro. Esse número é bastante representativo, e sua contribuição com a economia do país pode ser ainda maior se forem aplicadas as ferramentas adequadas na gestão desses negócios de menor porte.
Para atender esse mercado, as empresas têm oferecido boas opções de computadores e ferramentas automatizadas com custo acessível, capazes de se adequar ao tamanho de qualquer negócio. Com planejamento e foco nas necessidades reais da PME, é possível embarcar nesse mundo da transformação digital sem gastar muito.
Na verdade, a adoção de recursos tecnológicos nas micro e pequenas empresas não chega a ser uma novidade. Uma parte considerável dos pequenos negócios já conta com algum tipo de software de gestão ou automação comercial à sua disposição. É comum ver farmácias, açougues e mercados de bairro com seus próprios sistemas de gestão de mercadorias e registro de vendas, por exemplo.
Mesmo assim, ainda há muito a ser explorado. Incentivar que esses negócios tenham uma presença digital mais forte, que invistam em aplicativos para venda de produtos a distância, além de ferramentas que os apoiem na comunicação e divulgação de seus serviços é fundamental.
Da mesma forma, o investimento na capacitação de seus profissionais por meio dos diversos cursos oferecidos tanto presencialmente quanto em plataformas digitais, também é um passo essencial da transformação digital.
Outras pequenas empresas, como as startups, já nascem com o DNA tecnológico e atuam com um forte direcionamento a processos ágeis, práticos e inovadores. Elas também são o público-alvo da transformação digital e, inclusive, têm um papel de protagonismo na inovação.
O papel da Positivo Tecnologia neste cenário
A Positivo leva tecnologia de ponta ao mercado há mais de três décadas e é uma das maiores fabricantes de computadores do Brasil. Além disso, a empresa conta com um vasto portfólio de produtos corporativos que atendem empresas de todos os tamanhos e ainda oferece um pacote de financiamentos que viabilizam a aquisição de computadores.
Outro grande negócio da Positivo que traz muitos benefícios para o funcionamento do dia a dia das empresas é o Positivo As A Service, que oferece a locação e a manutenção do parque tecnológico, conforme as necessidades de cada cliente.
Neste artigo, buscamos destacar a importância da transformação digital nas pequenas empresas, especialmente em um cenário globalizado e no qual as pessoas estão cada vez mais habituadas a ter experiências de compras virtuais. Mesmo os pequenos negócios vêm sendo impactados pela menor frequência de consumidores em suas lojas físicas, e ter a tecnologia ideal para atendê-los onde eles estão é um diferencial competitivo decisivo para o sucesso de uma empresa.
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