O avanço tecnológico está se tornando cada dia mais imprescindível para o sucesso das empresas, sendo que o foco em Inteligência Artificial (IA) deve ser adotado por mais e mais companhias nos próximos anos.
A IA é um dos ramos da computação que mais estão se desenvolvendo, garantindo resultados positivos para as organizações que investem nela. Também, a quantidade de estudos e pesquisas relacionados a esse tema nos faz pensar como esse ramo estará evoluído nos próximos anos.
Por isso, quanto mais cedo as empresas tiverem foco em Inteligência Artificial, maiores as chances de crescer no mercado e oferecer melhores soluções aos seus clientes.
Para saber mais sobre esse assunto e ver algumas dicas de como implementar a IA na sua companhia, continue acompanhando!
Quais são os benefícios do foco em Inteligência Artificial?
O impacto da Inteligência Artificial no mundo está apenas começando. A IA, que começou a ser objeto de estudo no período pós-Segunda Guerra Mundial, está se popularizando rapidamente nos últimos 5 anos.
Basta ver a quantidade de organizações que implementaram algum tipo de robô em seus processos. Os chatbots, programados para conversar com o público, com diversos graus de programação, são apenas um dos vários exemplos.
Atualmente, de acordo com uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Empresas de Software em parceria com a consultoria IDC, 15,3% das empresas médias e grandes no Brasil já usam algum tipo de tecnologia com IA em um ou mais setores.
A popularização de soluções com IA permitiu melhorias para empresas e clientes. Isso, porque as corporações conseguiram cortar custos, diminuir gastos e melhorar o atendimento, preocupando-se em solucionar a vida do público.
Assim, é possível fidelizar clientes, aumentando sua participação no mercado e o valor da marca, além dos benefícios que essa tecnologia traz para gerenciamento de talentos, incluindo a atração, por exemplo.
Por tudo isso, o foco em Inteligência Artificial é, definitivamente, uma vantagem competitiva, principalmente quando a companhia pensa em tecnologias mais avançadas do que seus concorrentes.
Quais os possíveis prejuízos em não ter foco em IA?
Segundo a mesma pesquisa feita pela ABES/IDC, o percentual de organizações que devem usar a Inteligência Artificial em seus negócios deve dobrar nos próximos quatro anos. Isso quer dizer que, até 2024, aproximadamente uma de cada três empresas farão uso da IA.
A rápida adoção da IA no mercado causará um amadurecimento dele. Mais soluções serão disponibilizadas, mas ela deixará de ser uma vantagem competitiva tão forte como é hoje, a não ser que a companhia decida investir valores superiores à média do mercado para conseguir tecnologias mais avançadas.
E o custo não será apenas na questão do investimento em equipamentos e programas, mas também em correr atrás do prejuízo com a possível perda de market share. Num mercado competitivo, dormir no ponto pode trazer vários problemas.
Esse risco é maior hoje e no futuro, pois a IA está sendo muito adotada na área de atendimento ao cliente, trazendo bons resultados de vendas e fidelização de clientes.
Qual é a realidade da IA dentro das empresas?
A rápida adoção da Inteligência Artificial nas companhias está gerando boas oportunidades para as companhias de tecnologia que decidem fazer dela o seu core business.
O Brasil é um dos países mais inseridos nesse contexto. Segundo o Cenário Global da Inteligência Artificial, feito em 2018, estamos em 17º no ranking de países com mais empresas dedicadas exclusivamente ao tema. Os primeiros são os EUA, seguidos por China e Israel.
Enquanto alguns especialistas afirmam que a IA é superestimada e não será capaz de trazer bons resultados para sempre, o número de CIOs que planejam ou que já usam algum tipo de tecnologia com IA nos negócios é de 89%.
Fora isso, segundo uma pesquisa feita pela Cognizant, 45% dos profissionais pesquisados disseram que a IA foi um fator determinante para o sucesso de suas companhias.
Apesar do entusiasmo das empresas quanto à IA, a maioria dos projetos da pesquisa ainda está em fase de implementação, não sendo possível mensurar o real impacto do foco em Inteligência Artificial nas organizações.
Organizações que estão implementando a IA há mais tempo já sabem que robotizar seus processos nem sempre é garantia de sucesso. A grande sacada está em aliar o trabalho entre robôs e humanos, visando tirar as pessoas do trabalho repetitivo e colocando-as em funções mais criativas e estimulantes.
Como ser uma empresa com foco em Inteligência Artificial?
O foco em Inteligência Artificial é essencial para as companhias, mas nem sempre é simples fazer isso. Diversos desafios podem ser encontrados pelo caminho, já que as barreiras para a inovação podem variar, dependendo do negócio.
Tempo, equipe, recursos e falta de cultura organizacional são apenas alguns dos possíveis desafios quando se pensa em modernizar os processos ou implantar inovações em uma companhia.
Entretanto, vale a pena pesquisar, planejar, implementar e mensurar a IA nas companhias constantemente. Por isso, temos algumas dicas para quem deseja usar a Inteligência Artificial de forma inteligente.
Concentrar-se nos gargalos
Muitas vezes, no desejo de implementar a IA, a empresa pode escolher alguma tecnologia que não soluciona nenhum problema que ela possa ter e nem agrega valor para o cliente. É preciso encontrar uma solução que realmente contribua para o crescimento da organização.
Recolher dados relevantes e reais
Um artigo publicado pela Harvard Business mostrou que, se os dados não forem medidos corretamente, o uso de certas ferramentas de IA é inútil. Focar a correta coleta de dados é fator primordial para o sucesso da tecnologia.
Escolher os recursos certos
Encontrar talentos dentro da empresa que estejam dispostos a trabalhar com IA e, ao mesmo tempo, usar as ferramentas corretas é desafiador, mas possível. Afinal, como dissemos, a junção do poder humano com a IA é a grande sacada e gera resultados fantásticos.
Descobrir o poder da inteligência
Engana-se quem pensa que a IA é uma simples substituição da mão de obra humana. Aliás, quem faz isso está perdendo oportunidades únicas de pensar de forma inovadora.
A verdade é que a Inteligência Artificial não só não vai acabar com os empregos, como vai gerar novas profissões no curto prazo. A longo, nem é possível mensurar.
Não se esqueça da ética e da proteção de dados dos clientes
Apesar de lidar com tecnologias que, às vezes, nem têm legislação e regulamentação, é importante não ultrapassar a linha da ética e da experiência do cliente.
Criar uma cultura voltada para a IA
Um dos erros que podem ser cometidos na implementação da IA é achar que apenas o setor de TI deve ser responsável por pensar e gerenciar tudo.
No geral, esse setor é responsável pela parte técnica do projeto, como a escolha das linguagens de Inteligência Artificial. Mas, na verdade, é preciso que, antes, crie-se uma cultura organizacional com ecossistema voltado para a tecnologia e inovação, incluindo a IA.
Outros setores devem estar envolvidos nos projetos, pois eles são multifacetados. Marketing, Financeiro e Recursos Humanos são os principais, mas não devem ser os únicos.
A IA só está começando a sua influência no mundo. O foco em Inteligência Artificial pode e deve ser implementado o quanto antes nas companhias, pois os seus benefícios são inúmeros e só tendem a aumentar.
Esta é uma discussão ampla, da qual todos devem participar para conhecer e entender melhor. As redes sociais são ótimos caminhos de espalhar essa conversa. Então, compartilhe este conteúdo com seus amigos!