Você já pensou quais acessórios para home office oferecer à sua equipe visando garantir um trabalho mais eficiente? A pandemia causada pelo novo coronavírus fez com que as empresas precisassem acelerar o processo de implementação de estruturas nas casas dos colaboradores, de modo a garantir o distanciamento social.
Nesse cenário, esse vem sendo um desafio enfrentado pelas organizações nos últimos meses. Isso porque é preciso proporcionar um ambiente produtivo e de alta performance aos funcionários que atuam remotamente.
Para ajudar você a saber quais acessórios para home office a empresa deve oferecer, separamos algumas sugestões do que não pode faltar. Acompanhe!
Notebook
Os notebooks são os acessórios para home office responsáveis por garantir as condições necessárias para o bom rendimento operacional do funcionário. Portanto, é preciso fazer investimento em máquinas resistentes, que tenham uma boa duração da bateria, armazenamento com SSD, novas gerações de processadores e placas de vídeo dedicadas.
Além disso, é preciso ter atenção às medidas de segurança necessárias para manter a confidencialidade dos dados e a produtividade no período em que os trabalhos estiverem acontecendo nas casas dos colaboradores.
Teclado e mouse
Para quem trabalha durante várias horas seguidas em frente ao computador, é preciso estar atento à qualidade do teclado e do trackpad. Considerando as teclas, é preciso pensar ainda na diferença de tamanho e formato do teclado, que variam conforme o fabricante.
Sendo assim, ao oferecer um mouse e um teclado que sejam confortáveis, é possível aumentar a agilidade dos funcionários na utilização do notebook. Outra vantagem em apostar nesses acessórios é que eles podem ser transportados entre várias máquinas. Dessa forma, você economiza e otimiza o tempo de adaptação dos usuários a um teclado novo, por exemplo.
Além disso, ao investir em um kit de teclado e mouse sem fio, o funcionário conquista mais mobilidade e espaço livre em sua estação de trabalho, pois ele pode trabalhar sem o uso de cabos.
Monitor (segunda tela)
Ao usar um monitor como segunda tela no notebook ou computador, você eleva de forma considerável a agilidade das atividades em home office, em especial para aqueles usuários que têm o hábito de usar diversos aplicativos ao mesmo tempo.
Desse modo, com mais espaço, o usuário pode deixar várias janelas do Windows aberta, além de softwares de comunicação entre a equipe e sistemas que fazem o monitoramento de execução de pesquisa no navegador, por exemplo.
Não podemos deixar de registar ainda o conforto na visualização das imagens na tela. Isso porque, ao oferecer monitores com alta resolução (em pixels), isso torna possível que mais elementos sejam exibidos, o que também evita que o usuário precise ficar ajustando o zoom.
Fones de ouvido (headset)
Ferramenta indispensável para a realização de videochamadas, o fone de ouvido com microfone tem uma função importante quando a questão envolve acessórios para home office. Afinal, em casa, o som ambiente pode prejudicar a comunicação com a equipe. Logo, investir em um headset que proporcione conforto e durabilidade é fundamental.
Os melhores headset disponíveis no mercado proporcionam ainda um alto nível de cancelamento de ruídos, o que proporciona uma melhor experiência aos usuários no decorrer das videochamadas e reuniões.
Câmera (webcam)
Para viabilizar as videoconferências, essenciais para o alinhamento entre as equipes, a câmera é outro acessório de home office fundamental para garantir que a reunião transcorra da melhor forma possível. Por isso, é preciso optar por equipamentos que transmitam uma imagem de qualidade, como os notebooks com câmeras de alta resolução.
Agora, caso a sua equipe de trabalho precise se comunicar frequentemente por meio de chamadas de vídeo, os celulares mais modernos também contemplam câmeras de alta resolução. Dessa forma, é possível manter a qualidade de imagem durante as ligações e trabalhar melhor a comunicação interna da empresa sempre que necessário.
Celulares ou tablets corporativos
Especialmente nos cargos de gestão, os celulares e tablets corporativos são essenciais para manter uma comunicação eficiente com os funcionários que estão em home office e com os clientes. Por isso, investir na qualidade desses equipamentos é fundamental para assegurar uma maior eficiência.
Para os gestores de marketing, por exemplo, contar com um smartphone de última geração permite tirar e editar fotos em apenas alguns cliques. Dessa forma, ele otimiza o tempo da equipe e consegue atender às demandas de representantes comerciais e, até mesmo dos clientes, com maior eficiência e agilidade.
Além disso, por meio desses dispositivos móveis, a atualização de equipamento para home office acontece de modo mais recorrente, garantindo que os gestores estejam alinhados às necessidades do mercado e ao que existe de melhor em tecnologia.
Scanner multifuncional
Longe das estações de trabalho das empresas, os colaboradores em home office podem precisar escanear documentos para anexá-los a processos da empresa e outros trâmites da organização. Por isso, investir nesse equipamento, que pode ser integrado a uma impressora, é fundamental para agilizar a rotina remota do funcionário.
Apoios ergonômicos
Um dos principais erros no home office é pensar somente em equipamentos. É claro que as ferramentas tecnológicas são fundamentais para garantir a execução das atividades laborais em home office de forma adequada.
No entanto, é preciso pensar ainda nos apoios ergonômicos, por exemplo, o apoio de pulso. Caso o colaborador passe muito tempo digitando, uma solução eficiente para aumentar a ergonomia da estação de trabalho é procurar acessórios com perfis baixos de tecla, já que isso colabora para reduzir problemas ergonômicos.
Lembre-se também de que as cadeiras são fundamentais para garantir uma boa ergonomia ao trabalhador, o que assegura uma postura correta durante a jornada laboral.
Como vimos ao longo desta leitura, os acessórios para home office são fundamentais para garantir a agilidade e a eficiência nos trabalhos em casa, o que colabora para o alcance dos resultados pretendidos pela organização. Além disso, é recomendado encontrar um fornecedor único que ofereça todas essas opções, pois isso aumenta as margens de negociação, permitindo redução de custos e soluções integradas.
Se você gostou deste artigo sobre acessórios para home office, acesse o site da Positivo Empresas e encontre as melhores opções do mercado para a sua equipe!