Ano após ano, a modalidade de trabalho em casa vem crescendo no Brasil. Um estudo do IBGE divulgado em dezembro de 2019 apontou que já são mais de 3,8 milhões de brasileiros trabalhando remotamente. Saiba quais são os erros no home office que você não pode cometer.
Em razão da pandemia de coronavírus, muitas empresas adotaram esse formato de trabalho a fim de atender as recomendações do Ministério da Saúde, para evitar aglomerações e interações sociais visando minimizar a propagação do vírus. Para muitos, isso representou a primeira experiência em home office.
Se à primeira vista trabalhar em casa pode parecer mais fácil, na prática não é bem assim. Muitas pessoas têm dificuldade em se adaptar a essa rotina justamente por cometer alguns erros básicos que comprometem a produtividade. Listamos aqui algumas dessas armadilhas que você deve evitar.
1. Indefinição de um horário fixo
A primeira regra do home office é: tenha um horário definido de trabalho. O simples fato de estar em casa não significa que você deve estar disponível 24 horas por dia. Da mesma forma, você não deve deixar o trabalho para “assim que for possível”. Ele continua sendo a sua prioridade dentro do seu horário de trabalho.
Portanto, se a sua jornada é das 8h às 18h, com 2 horas de intervalo para almoço, mantenha o horário em casa. Durante o expediente, não caia na tentação de ligar a TV ou de jogar no PC para relaxar. Não faça nada que você não faria se estivesse no escritório. Após encerrar a jornada, se desconecte das coisas relacionadas ao trabalho.
2. Não ter um local de trabalho adequado
Não é porque você está trabalhando em casa que qualquer cômodo serve para trabalhar. É verdade que basta um notebook e uma conexão com a internet para fazer as suas tarefas, mas é preciso pensar em um local adequado para cumprir a sua jornada de trabalho. Nada de usar o computador deitado na cama ou sentado no sofá.
Opte por uma mesa e cadeira confortáveis, de preferência em um cômodo da casa em que você possa ter privacidade. A mesa da cozinha, por mais confortável que possa ser, não foi feita para as pessoas passarem horas trabalhando. Preste muita atenção à ergonomia ou ao final da primeira semana de trabalho se você sentirá dores nas costas e no pescoço.
3. Usar roupas inadequadas
É um erro achar que pelo fato de estar em casa é possível trabalhar de pijama. O nosso cérebro tem mais estímulos quando separamos a nossa rotina, ainda que estando no mesmo ambiente. Acorde, tome café e troque de roupa para começar a trabalhar.
Você não precisa se vestir de maneira formal, afinal você está em casa. Não há necessidade de colocar terno e gravata, por exemplo. Porém, opte por roupas confortáveis e que sejam apresentáveis. Em alguns momentos talvez você precise participar de videoconferências e é preciso estar apresentável para aparecer no vídeo.
4. Não planejar suas tarefas
O trabalho remoto requer um nível maior de organização. Nem sempre haverá alguém dizendo o que você precisa fazer e ser proativo significa ser mais produtivo quando se trata de trabalhar em casa. Por isso, planejar o seu dia é fundamental para que todas as tarefas previstas possam ser executadas.
Reserve os últimos 15 minutos do expediente para planejar o dia seguinte. Isso fará com que você comece o dia já com demandas a serem cumpridas, o que facilita o processo de entrar no ritmo de trabalho. Se você deixar para decidir na hora o que fará ao longo do dia, certamente perderá mais tempo, podendo até mesmo comprometer sua produtividade.
5. Não se alimentar adequadamente
É muito importante que você tenha horários determinados para alimentação. Ao trabalhar em casa, fica mais fácil correr à geladeira a todo instante e passar o dia beliscando comidas que não são muito saudáveis. Ainda pior, muitos deixam de almoçar direito e passam o dia apenas com lanches e petiscos.
A alimentação inadequada resulta em cansaço físico e pode dar sonolência. Ao longo da semana você verá que a sua produtividade aos poucos será minada por essa estratégia pouco inteligente de não fazer as refeições nos momentos certos. Tome muita água e evite alimentos gordurosos ou de difícil digestão.
Continue acompanhando o blog Panorama com as nossas dicas sobre home office, produtividade e tecnologia.