Reduzir custos, aumentar o faturamento e ter mais lucros figuram entre os principais objetivos de muitas empresas. Entretanto, diante de diversos caminhos a se seguir, há negócios que não conseguem tomar decisões que, de fato, resultem no alcance desses objetivos.
As estratégias aplicadas estão diretamente ligadas aos produtos ou serviços oferecidos, pois cada decisão no processo de desenvolvimento de ambos afeta os custos de uma empresa.
Existem várias soluções que podem ser implementadas para favorecer a redução de custos em uma empresa. Uma delas, e talvez a mais óbvia, é a redução do desperdício de recursos e ativos disponíveis. Não fazer um bom uso da água ou de uma simples bateria, é o mesmo que jogar dinheiro fora. Na maioria dos casos, empresas, gestores e colaboradores cometem esses erros sem mesmo perceberem.
O ambiente de trabalho em si, pode ser uma fonte de alto faturamento ou ter um efeito contrário. Maus cuidados e falta de manutenção na infraestrutura, ativos e equipamentos, por exemplo, são fatores que aumentam despesas e impedem a redução de custos de um negócio.
Gestão de manutenção
Uma das maneiras de evitar esse problema, assegurar máxima eficiência de toda a infraestrutura e criar uma estação de trabalho produtiva para todos os colaboradores é estabelecer um processo de gestão de ativos, focado na disponibilidade e funcionalidade de todos os equipamentos em benefício das equipes e dos negócios.
Dentro da gestão de ativos é necessário determinar rotinas de manutenção, que são aplicadas para minimizar falhas e garantir a máxima performance dos equipamentos e bens, que envolvem tecnologia, máquinas e pessoas, em uma cadeia produtiva empresarial. Entre os tipos de manutenção, geralmente destacam-se:
- manutenção preventiva: ação planejada que determinará um conjunto de procedimentos e avaliações periódicas de revisão, correção ou substituição dos equipamentos e/ou aparelhos da empresa.
- manutenção corretiva: feita, basicamente, para lidar e corrigir falhas e danos identificados em análises e diagnósticos de manutenção preventiva.
- manutenção preditiva:aplicada com o objetivo de reduzir as atividades de manutenção preventiva e diminuir as operações corretivas. Geralmente, são feitos processos de supervisão e amostragem de um equipamento ou ativo para tomar decisões.
Há outras estratégias de manutenção que também são úteis para assegurar que tudo funcione, porém, é preciso ter maturidade de acompanhamento dos indicadores da área, gerar dados relevantes para tomar as melhores decisões, usar soluções de gestão eficientes e tornar tudo isso uma inteligência de manutenção, com foco no maior e melhor aproveitamento possível de tudo que uma facility oferece.
Locação de equipamentos
Empresas de qualquer segmento estão em constante busca por uma vantagem competitiva. Em alguns casos, já existem pessoas e setores especializados em ponderar qual cenário é mais vantajoso. O de comprar e ter a posse de um ativo ou equipamento, ou o de alugar.
De fato, isso ajuda a analisar a situação do custo-benefício e considerar todos os fatores, de acordo com a aplicação no seu negócio, que resultará em uma decisão lógica e esclarecida, como a locação de equipamentos de TI, a qual deve analisar:
- Pagamentos estimados de aluguel para o período de uso dos equipamentos necessários;
- Custo aproximado de um novo equipamento;
- Despesas de transporte e armazenamento;
- Frequência de necessidade de equipamento;
- Tempo de vida projetado do novo ativo;
- Custo estimado de manutenção;
- Serviço ao longo de sua vida útil;
- Quantidade aproximada de mão de obra economizada com qualquer opção;
- Opções de financiamento e capital disponível;
- Necessidade de tecnologia ou habilidades especiais em projetos ou equipamentos;
- Disponibilidade do equipamento desejado para novas aquisições;
- Possíveis usos múltiplos para máquinas alugadas ou compradas;
- Capacidade interna para testar.
Uma análise de custo-benefício resultará em um senso muito mais forte de qual opção se encaixa melhor, além de onde e por quê.
Benefícios da locação de equipamentos
O parâmetro de referência numérico, recomendado com mais freqüência para quando é a hora de passar do aluguel para a compra, é quando o equipamento é utilizado pelo menos 60 a 70% do tempo. De um modo geral, se você está pensando na necessidade do equipamento em termos de anos, isso pode ser um indicador de que você está caminhando para a compra, a menos que você tenha pouca ou nenhuma utilidade para a máquina após o projeto ou conjunto de trabalhos, neste caso, a solução é o aluguel de computadores.
A prática assegura dois benefícios claros:
- você não precisa pagar o custo total do ativo antecipadamente, assim não precisa gastar o seu dinheiro, nem realizar um empréstimo;
- você tem acesso a um padrão mais alto de equipamento, o que pode ser muito caro para você comprar imediatamente.
Você paga pelo ativo durante o período fixo em que o utiliza, o que ajuda a orçamentar para o futuro, uma vez que as taxas de juros dos custos mensais de aluguel geralmente são fixas. Dessa forma, é mais fácil prever o fluxo de caixa e distribuir o custo por um período mais longo, correspondente entre os pagamentos e sua renda.
A empresa geralmente pode deduzir o custo total dos aluguéis da receita tributável, se você não comprou o ativo imediatamente, não precisará se preocupar com cheque especial ou outro empréstimo contraído para financiar a compra.
Empresas podem e terão um conhecimento superior do produto em ‘arrendamentos de longo financiamento’ – arrendamentos financeiros ao longo de sete anos e, às vezes, ao longo de cinco anos; e alguns arrendamentos operacionais longos – você pode reivindicar subsídios de capital sobre o custo dos ativos, se precisar atualizar ou substituir o equipamento, basta fazer um pequeno ajuste no seu pagamento regular , ao invés de investir um montante fixo antecipadamente.
Uma infraestrutura disponível e eficaz é essencial para dar suporte ao ativo mais valioso de uma empresa, as pessoas. Por isso, usufruir da tecnologia, de equipamentos com pleno funcionamento e que asseguram a alta performance é essencial. Desse modo, para ter uma gestão completa e simplificada, é preciso ter uma solução capacitada para tal objetivo, ou um CMMS para facilitar a sua gestão de ativos.