Investir em Inteligência Artificial (IA) no ambiente de trabalho e nos negócios pode parecer algo para o futuro, mas já é realidade em muitas empresas.

Segundo o estudo “Getting Smarter by the Day: How AI is Elevating the Performance of Global Companies” — feito pela Tata Consultancy Services com 835 executivos, de 13 segmentos de indústrias localizadas em quatro regiões do globo — 7% das organizações destinaram, ao menos, US$ 250 milhões cada uma para IA no ano de 2016.

Houve relação entre os investimentos em IA e o impacto nas operações. Aquelas que obtiveram maiores ganhos de receita e diminuição de custos, relacionados com investimentos em IA, direcionaram cinco vezes mais recursos a essa tecnologia do que as que tiveram menores ganhos e menor redução de custos associados à IA.

Os campeões tiveram elevação média da receita de 16%, em 2015 comparado a 2014, enquanto as demais tiveram um crescimento na receita de só 5%.

Quer saber mais como a IA pode afetar o futuro do trabalho? Continue lendo e descubra!

O que é um sistema de IA?

Um sistema de Inteligência Artificial corresponde à junção de múltiplas tecnologias (softwares, redes neurais artificiais, mecanismos etc.) que têm capacidade similar ao pensamento/raciocínio humano.

Ele possibilita que uma máquina perceba, compreenda e interprete o mundo à sua volta, podendo atuar nele com base em decisões próprias. O sistema também é capaz de aprender por si só, aumentando assim os seus conhecimentos.

Como ele vem impactando os setores organizacionais?

Veja a seguir as grandes áreas impactadas pela Inteligência Artificial.

Tecnologia da Informação (TI)

Conforme os dados da pesquisa da Tata, as áreas que mais têm adotado IA são os departamentos de TI, com 67% dos entrevistados empregando essa tecnologia para detectar intrusões de segurança, automação e problemas de usuário.

Mas as suas possibilidades não param por aí, pois há previsões de que a IA venha a substituir muitas funções cotidianas nos setores de TI, principalmente em áreas operacionais. Entre elas, help desk, administração de sistemas e suporte de aplicações. A gestão de projetos também será impactada.

Isso poderá acarretar o desaparecimento de alguns cargos, porém a IA vai otimizar algumas lacunas de competências. Além disso, os departamentos de TI vão focar em um trabalho mais criativo, que gere diferenciais para as organizações.

Marketing e atendimento

O marketing é um dos setores que poderão ser impactados pelos sistemas de IA, pois eles são capazes de processar um grande número de dados provenientes de interações de compras. Dessa forma, dá para mapear mais precisamente tendências e comportamentos, além de antecipar demandas.

A Inteligência Artificial pode ser empregada também no atendimento digital, algo que já ocorre com o uso de chatbots, “primos” das IAs — só que com capacidades reduzidas.

Financeiro

Graça à sua capacidade de processamento e análise de um grande volume de dados, a IA terá importante papel na análise de concessão de crédito e de seguros, automatizando essas atividades.

Além disso, poderá fornecer orientações e sugestões para que os gestores embasem as suas escolhas, aperfeiçoando o processo decisório em relação aos recursos econômicos das empresas.

A partir daí, torna-se possível aprimorar diversos indicadores financeiros do negócio — com base em análises mais precisas. É o caso da diminuição do índice de inadimplência, que pode ser reduzido graças a um processo mais eficaz e seguro na liberação de crédito para novos clientes.

Recursos Humanos (RH)

Um dos grandes impactos da IA no RH tem a ver com o redirecionamento da mão de obra empregada em atividades repetitivas para funções de maior valor agregado, pois essa tecnologia passará a realizar tarefas manuais e que exigem menos raciocínio.

A IA também poderá liberar tempo para os colaboradores de RH ao gerenciar os longos processos de ambientação dos recém-contratados. Também pode ocorrer o surgimento do gerente de IA, o qual poderá atuar para aperfeiçoar a implantação e a gestão da Inteligência Artificial dentro das empresas.

Segundo as pesquisas do Instituto de Serviços Financeiros PwC, muitos executivos enxergam nos gerentes de IA a possibilidade de melhorar a vida dos trabalhadores.

Do total, 71% dos ouvidos acreditam que os colaboradores não se importariam de atuar com um gestor de IA desde que isso significasse ter mais liberdade e flexibilidade para trabalhar em casa — o famoso home office. Para 64%, não haveria problemas desde que significasse uma carga de trabalho bem mais equilibrada.

Quais segmentos do mercado têm sido afetados?

Tanto as empresas que desenvolvem IA quanto as que as adotam em suas operações poderão se beneficiar de suas potencialidades, independentemente do setor em que se encontram.

Segundo um estudo do IDC/Salesforce, até 2021 atividades de Customer Relationship Management (CRM) habilitadas pela Inteligência Artificial poderiam elevar os ganhos de negócios no mundo todo em US$ 1,1 trilhão, gerando 800 mil novos empregos, o que ajudaria a superar os perdidos para a automação.

A IA é revolucionária porque vai além da simples automação mecânica. Ela envolve processos cognitivos, ou seja, a sua capacidade de aprendizado permite que ela execute tarefas não só repetitivas e manuais, como também as que envolvem raciocínio e tomada de decisão.

Dessa forma, inúmeros segmentos podem ser afetados, com pouquíssimas restrições quanto ao tipo de atividade que executam. Veja a seguir alguns exemplos.

Logística e Transportes

Os chamados carros autodirigidos já estão em fase avançada de desenvolvimento, de modo que em breve poderemos ter IAs conduzindo veículos pelas estradas do mundo todo. Elas poderão realizar entregas, transportes de materiais, entre outras atividades logísticas.

Para ter uma noção, grandes empresas, como a Google, encabeçam o desenvolvimento desses carros, sendo que ela também trabalha com Inteligência Artificial.

Jurídico

O software da startup ROSS Intelligence consegue buscar processos de forma aperfeiçoada, oferecer uma lista das ações mais importantes e rever casos. Isso graças à IA amparada na tecnologia de computação cognitiva desenvolvida pela IBM, apelidada de “Watson”.

Com essa solução, basta digitar um assunto na máquina, com alguns parágrafos de texto, que ela é capaz de devolver horas depois memorandos completos de várias páginas. Vale destacar que o resultado vem com bom embasamento e linguagem jurídica específica.

Ela também é capaz de filtrar em mais de um bilhão de documentos de texto um trecho específico de documento que se deseja. E o mais importante é que ele compreende o significado das decisões buscadas e das leis, além de classificar os dados de interesse e sugerir soluções jurídicas aos profissionais da área.

Meio Ambiente

O IBM Watson também está sendo empregado para proteger o meio ambiente, pois ele pode mitigar os danos usando sua Inteligência Artificial. Desse modo, ele consegue prever o impacto ambiental de obras, compreender os riscos de diferentes projetos e sugerir decisões para a redução desses riscos.

Tudo isso com base em um grande volume de dados e estatísticas gerados pelos computadores, sensores, entre outros instrumentos de monitoramento do ecossistema.

Instituições financeiras

A Inteligência Artificial poderá executar atividades em grande escala que exigem maior precisão e confiabilidade nas instituições financeiras, como reconciliar, de modo ágil, múltiplas transações em massa durante a noite.

A quantidade de dados gerados nas instituições financeiras devido à interação com clientes em seus canais digitais se eleva exponencialmente a cada ano em termos de volume e complexidade. Isso fornece um vasto campo para IAs analisarem informações para proporcionar uma compreensão melhor das expectativas, necessidades e intenções dos consumidores.

Como o profissional de TI vai reagir a essas mudanças?

A IA já está sendo empregada para automatizar processos e fomentar a eficiência dos fluxos de trabalho, colaborando para que funcionários sejam mais produtivos. Ela também permite que eles dediquem mais tempo a funções estratégicas e criativas, além de gerar novos trabalhos/serviços que não eram possíveis antigamente.

Isso vale para o setor de Tecnologia da Informação, pois analistas, técnicos e CIOS da área terão novos desafios gerados pelas IAs — entre eles, adotar um papel mais criativo e participativo nas estratégias da empresa.

Além disso, o profissional de TI terá maior destaque:

  • preparando o ambiente para a inovação, ou seja, buscando soluções mais criativas e inovadoras que ajudem o negócio a se tornar mais competitivo;
  • fornecendo assistência a outros departamentos. Nesse caso, a TI também servirá de ponte para que os demais departamentos consigam trabalhar com a IA de forma harmônica e eficaz;
  • programando esses sistemas, pois o desenvolvimento de IA necessitará de muitos profissionais de TI capacitados nessa área tecnológica.

Quais são os benefícios de investir em Inteligência Artificial nos diversos setores de uma empresa?

Como já se pode imaginar, a Inteligência Artificial pode trazer benefícios para as empresas que decidem investir nessa tecnologia. Conheça as vantagens para alguns setores nos próximos tópicos.

Relacionamento com o cliente

Atualmente, já se utiliza a Inteligência Artificial para melhorar o relacionamento com o cliente, principalmente no que diz respeito a antecipação das demandas e solução de problemas. Também já se explora o conceito de computação cognitiva no atendimento, capaz de:

  • compreender a linguagem humana;
  • identificar imagens;
  • processar perguntas e oferecer respostas rápidas.

É o mesmo recurso utilizado nos chatbots, que atendem a diversas pessoas ao mesmo tempo e respondem a questionamentos mais simples, além de fornecer algumas orientações básicas para os usuários.

Os chats de muitas empresas no Facebook já contam com esse recurso, oferecendo um menu de atendimento e, dependendo da demanda, o próprio robô já consegue resolver as questões levantadas.

Dessa forma, pode-se dizer que uma das principais vantagens que a IA oferece no atendimento é a possibilidade de melhorar a experiência dos clientes (principalmente no que diz respeito à agilidade).

Vendas e marketing

As consequências do uso da IA na melhoria da experiência dos clientes levam a melhores resultados das áreas comercial e marketing. Em outras palavras, se o público se sente mais satisfeito em relação à vivência de compra em uma empresa, é bem provável que ele compre mais.

Uma das ferramentas bastante utilizadas atualmente para tornar isso possível é o Machine Learning — aprendizado de máquinas, em português —, que consiste em uma aplicação na qual os sistemas aprendem a agir com base na análise das informações que foram coletadas.

Segurança de TI

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, a segurança de TI é uma das áreas que mais se aproveitam da IA, sendo o departamento que mais aposta nessa tecnologia nas empresas. Aqui, os benefícios envolvem:

  • prevenção de ataques e outras ameaças;
  • automação;
  • solução de problemas;
  • postura proativa (em vez de reativa) no caso de ataques;
  • decisões mais confiáveis, com base em dados.

Financeiro

Anteriormente, todo o trabalho de análise que era feito por pessoas, agora já pode ser executado por meio de algoritmos — com maior agilidade, eficiência e de forma escalável. Indo além, investir em Inteligência Artificial contribui para aumentar a segurança e evitar fraudes em determinadas transações.

A ideia é que a IA também execute tarefas mais detalhadas e trabalhosas, que fariam os profissionais gastarem horas (ou dias) para realizar essas atividades. Em contrapartida, eles passam a dedicar mais energia em questões estratégicas e que agregam valor para os negócios.

Análise de dados e tomada de decisão

Muitas aplicações são capazes de consolidar os dados e realizar análises de experiências, padrões, tempo de execução dos processos, entre outras coisas. A partir daí, a ferramenta já realiza o cálculo (de forma autônoma e automática) de tabelas, índices e gráficos que podem ser utilizados no processo de tomada de decisão dos gestores.

Máquinas dotadas de IA são capazes de aprender com o histórico de dados e prever possíveis ações nas atividades dos colaboradores (e também de clientes, auxiliando as áreas comercial e marketing).

Além disso, também podem estimar cenários e apontar as soluções mais adequadas para os gestores. Dessa forma, é possível avaliar o potencial e o grau de eficiência dos planos e projetos antes mesmo que eles sejam colocados em prática.

Quais são os pontos que devem ser observados?

Apesar de todas as mudanças e vantagens que a IA pode fornecer para as empresas e a sociedade como um todo, alguns nomes importantes da área da tecnologia têm ressalvas a fazer. Confira a opinião de Elon Musk, fundador da Tesla e da SpaceX.

É preciso fiscalizar os trabalhos com Inteligência Artificial

Musk acredita que os avanços na área estão ocorrendo de forma muito rápida, com uma evolução exponencial. Isso leva a crer que estamos próximos de um ponto de virada da IA — algo que ninguém esperava que fosse ocorrer tão brevemente.

Apesar de o aprendizado melhorar consideravelmente, ele acredita que é necessário garantir que essa evolução aconteça em sinergia com o avanço da humanidade. Mesmo não sendo um defensor ferrenho da regulamentação, acredita que este seja o caso, principalmente por envolver riscos para um público grande.

Portanto, deveria haver um órgão responsável por fiscalizar todos que estão desenvolvendo a Inteligência Artificial de forma segura.

Musk também acredita que o perigo dessa tecnologia é consideravelmente maior do que o representado pelas armas nucleares. Como não seria normal permitir pessoas criando armas nucleares livremente, também não deveria ser assim com a IA.

Investir em Inteligência Artificial é uma tendência cada vez maior e vai revolucionar o mundo dos negócios, atuando principalmente na resolução de problemas bem-definidos e de âmbito restrito.

Já os seres humanos serão importantes na definição de que problemas precisam ser solucionados e na resolução de desafios mais complexos, que exijam grande capacidade de inovação e adaptabilidade.

Agora que você já conhece os potenciais da Inteligência Artificial nos negócios, que tal assinar nossa newsletter e ficar sempre por dentro das novidades sobre o assunto?

Escreva um comentário

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.

Share This