Escolher fornecedores nacionais ou internacionais sempre foi um ponto crítico para o trabalho de gerentes de TI: um passo importante para o investimento da empresa que precisa de eficiência para garantir seu retorno.

Mas como garantir que a escolha que você está fazendo é a melhor opção do mercado? Neste post, vamos falar sobre isso e dar dicas que podem ajudar na hora de escolher o fornecedor certo. Confira!

A importância de encontrar bons fornecedores

É óbvio para qualquer profissional na posição de gestor que bom fornecimento se traduz em uma produção mais efetiva e um trabalho com mais qualidade de todos os colaboradores — aprimorando até a entrega final, seja um produto ou um serviço.

Mas é interessante reforçar como isso é vital em vários aspectos da eficiência e da viabilidade de uma empresa — ainda mais com um peso cada vez maior de ativos tecnológicos no mercado.

Além de garantir que os produtos e serviços contratados atenderão a sua demanda pelo tempo necessário até uma próxima atualização, um bom fornecimento significa mais produtividade para a empresa, mais economia na manutenção da infraestrutura e até mais segurança para seus dados.

Resumindo, para o cenário corporativo atual, a gestão da TI voltada para boas parcerias é o que garante a sua competitividade. Essa é a nova responsabilidade de gestores do setor para impactar positivamente a sua empresa.

Dicas para encontrar bons fornecedores nacionais ou internacionais

Então, vamos às dicas. Listamos alguns pontos importantes que você precisa ter em mente, tanto para decidir entre fornecimento nacional e internacional quanto qual é a escolha certa entre as opções encontradas. Veja!

Faça uma triagem inicial no mercado

Existem inúmeras opções para o fornecimento de tecnologia em todas as áreas de TI. Portanto, o primeiro passo é sempre definir um escopo para o que você procura.

Tal trabalho começa definindo a sua demanda atual, o objetivo da empresa para o futuro e quanto de recursos estão disponíveis para esse investimento.

Portanto, comece fazendo o levantamento e busque dentro do mercado as opções mais promissoras para atender a essa demanda. Com isso, você já facilita muito a sua pesquisa e pode analisar mais a fundo cada um dos possíveis fornecedores.

Avalie o histórico das opções

A partir do momento em que você tem uma short list de parceiros em potencial, é hora de conhecer melhor cada um deles. Uma boa ideia de início é conhecer seus cases de sucesso, mas não se limitar a isso.

Vá atrás de clientes que fecharam a parceria de fornecimento com aquela empresa. Se der para variar, converse com negócios de diversos tamanhos e tente entender como foi essa relação em cada um dos casos.

Veja também se não há reclamações quanto ao fornecimento e se a imagem do fornecedor é positiva no mercado. Geralmente, bons parceiros se tornam referência e fica fácil encontrá-los.

Avalie certificações

Você pode ir além dos preços e da opinião de outros clientes para complementar a sua pesquisa de mercado. Os certificados geralmente são bons sinais da qualidade de um fornecedor.

Bons indícios para ficar de olho são certificados de eficiência energética, qualidade de suporte e até respeito ambiental.

Esses selos não demonstram apenas uma responsabilidade social da futura parceria, mas aponta para uma infraestrutura mais eficiente e econômica no gasto de recursos.

Pesquise a capacidade de entrega e implementação

Fazendo a triagem seguindo as duas últimas dicas, você provavelmente terá uma lista concisa e bem confiável em mãos. Agora, é hora de ir atrás dos detalhes que potencializarão o seu investimento.

Peça orçamentos e estude bem os contratos propostos. Utilize também a pesquisa de mercado anterior para comparar o que cada empresa promete com o que parece ser sua capacidade de entrega.

O SLA também é importante nessa hora. Qual é a função proposta para cada parte durante a implementação da tecnologia? Qual é o prazo para o fornecimento? São perguntas que devem ser bem definidas antes de assinar qualquer coisa.

Foque no suporte

Falando em SLA, é preciso dar um destaque especial ao suporte. O sucesso de um fornecimento tecnológico nem sempre está totalmente atrelado à aquisição de máquinas. Pelo contrário, a manutenção e o gerenciamento da infraestrutura é o que garante esse retorno em longo prazo.

É hora de definir quais opções são mais interessantes para uma parceria longa. Aqui, é importante observar, por exemplo, que as soluções de fornecedores internacionais podem não oferecer um suporte com a qualidade e agilidade que sua empresa exige.

Afinal, é impossível ter um hardware infalível. Para empresas, o que conta é a capacidade de recuperar a produtividade independentemente da falha que aconteça. Equipamentos de boa qualidade aliados a um suporte rápido é o que garante sucesso atualmente.

Aposte em uma boa conversa

Guardamos a última dica para falar de algo que precisa estar presente em todo esse processo. Nenhuma avaliação, pesquisa ou análise vai substituir o seu feeling como gerente de TI em uma conversa cara a cara com seus possíveis fornecedores.

É nessa hora que você percebe o conhecimento deles na área, a confiança em seu trabalho e, principalmente, o engajamento da empresa com seus clientes, na vontade de fazer as duas partes crescerem juntas. Esse pode ser um fator mais decisivo até que um preço ou prazo especial.

A hora de fazer a escolha certa

Depois que você seguir todos esses passos, em conjunto com o seu conhecimento de ativos, recursos e da estrutura necessária para montar uma boa TI, é muito fácil escolher a empresa certa para ser sua parceira.

Seja buscando fornecedores nacionais ou internacionais, o que você precisa é conhecer bem a sua demanda e o que pode atendê-la, assim como identificar as empresas com melhor custo-benefício na entrega dos produtos e serviços e com interesse no seu negócio, oferecendo um suporte de excelência e uma relação próxima.

E nós, da Positivo, valorizamos cada uma dessas características. Por que você não vem conversar conosco? Entre no site para conhecer melhor a nossa missão, os nossos produtos e entender por que nos tornamos uma referência para o fornecimento no mercado corporativo brasileiro!

Escreva um comentário

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.

Share This