Gêmeos digitais é uma expressão usada para se referir a uma tecnologia que desenvolve modelos virtuais de edifícios, fábricas e sistemas. O recurso permite a criação de simulações do comportamento dessas estruturas, possibilitando a identificação de eventuais problemas antes da efetiva instalação.
A implantação dos gêmeos digitais ajuda no desenvolvimento e na execução de instalações mais eficientes, econômicas e sustentáveis. Conhecer mais sobre o assunto e entender os seus benefícios pode auxiliar em vários processos.
Neste conteúdo, entenda o conceito, conheça os benefícios, descubra a relação entre gêmeos digitais e a criação de data centers além da sua interação com inteligência artificial!
O que são gêmeos digitais?
Um gêmeo digital (ou digital twin) é uma réplica virtual de um sistema físico. Ele pode ser usado em diferentes contextos e situações, e a criação de um data center é um bom exemplo disso.
Nesse caso, em particular, o gêmeo utiliza dados em tempo real coletados de sensores e outras fontes para simular o comportamento, as condições e o desempenho do data center real.
A representação virtual permite que os operadores visualizem, analisem e otimizem o data center, sem a necessidade de interagir diretamente com o ambiente físico. Isso é ótimo porque, afinal de contas, a construção e o gerenciamento de data centers é um desafio constante para empresas que dependem da infraestrutura de TI para suas operações.
A complexidade dos sistemas, o alto consumo de energia e a necessidade de garantir a disponibilidade contínua dos serviços exigem soluções inovadoras. Por isso, os gêmeos digitais facilitam bastante os processos de projeção, construção e operação dos data centers.
Quais são os benefícios dos gêmeos digitais?
A dependência das empresas com relação ao uso de tecnologia, à cibersegurança e à necessidade de gerenciar um volume de dados cada vez mais expressivo aumenta suas demandas por data centers confiáveis e eficientes.
Falaremos das principais vantagens oferecidas pelos gêmeos digitais nesse contexto.
Aumento da eficiência e produtividade
A busca por eficiência e ganhos em termos de produtividade pode ser um diferencial em qualquer negócio. Por meio da implementação dos gêmeos digitais, a empresa tem condições de identificar desperdícios de materiais e equipamentos, viabilizando a adoção de medidas de otimização de custos e tarefas.
Somado a isso, a simulação de cenários e acesso às informações geradas por essa simulação possibilita a identificação de gargalos, ajuda a prever falhas e testar novas soluções, impulsionando a inovação.
Qualificação do processo de tomada de decisões
Outra característica dos gêmeos digitais é que eles oferecem a possibilidade de coletar dados e simular comportamentos e cenários. Com o uso inteligente da ferramenta, é possível obter percepções baseadas em informações concretas e não em suposições, agregando segurança à tomada de decisões.
Sempre que o processo decisório é baseado em informações reais, a empresa consegue ter mais segurança e confiabilidade na gestão, beneficiando suas operações de uma forma ampla.
Otimização de processos e redução de custos
A redução de custos em TI é um tema que está presente com frequência nas pautas de gestão. Com o uso de ferramentas e soluções, como os gêmeos digitais, é possível estabelecer ações estratégicas direcionadas para o uso inteligente dos recursos financeiros disponíveis.
A antecipação gerada pelos gêmeos é um meio muito eficiente de não alocar pessoal e recursos para medidas que não são necessárias. Dessa forma, a gestão consegue focar naquilo que dará retorno em vez de ter que desenhar planos de contingência.
Inovação em negócios
O mercado é dinâmico e está em constante evolução. A todo momento surgem novas tecnologias, modelos de negócio e, consequentemente, novas demandas de consumo.
Se uma empresa não se adapta e não oferece soluções inovadoras, alinhadas com essas mudanças, ela corre o risco de se tornar obsoleta, perdendo espaço para concorrentes mais ágeis.
Os gêmeos digitais são uma ferramenta de suporte para empresas que querem inovar, já que eles oferecem a possibilidade de testar novas tecnologias e soluções em um ambiente virtual seguro, acelerando o processo de inovação e criando um espaço favorável para o desenvolvimento de novos produtos e serviços.
Sustentabilidade
A simulação de diferentes cenários e análise de dados em tempo real ajuda no planejamento das manutenções preventivas, evitando desgastes prematuros de componentes e consumo desnecessário de recursos.
A otimização do consumo de energia e a redução do desperdício também contribuem para a sustentabilidade das operações e a redução do impacto ambiental. Esse é um aspecto que precisa ser considerado pelos gestores, especialmente em organizações preocupadas com demandas e metas de ESG.
Como eles facilitam a criação de data centers?
Na fase inicial, que contempla etapas de planejamento e design, o gêmeo digital permite simular diferentes layouts e configurações de equipamentos, oferecendo uma visão que embasará a construção física.
Dessa forma, é possível, por exemplo, testar a eficiência de sistemas de refrigeração, o fluxo de ar e a distribuição de energia. Os testes iniciais permitem identificar e corrigir problemas em potencial, evitando que eles se tornem custos reais para a empresa.
Durante a construção, o gêmeo digital serve como referência para garantir que o data center físico seja construído de acordo com o projeto. Desvios e inconsistências podem ser identificados e corrigidos rapidamente, evitando retrabalho e atrasos.
Já em operação, o gêmeo digital continua sendo relevante já que permite o monitoramento do desempenho do data center em tempo real. Dados coletados por sensores no data center físico são alimentados no gêmeo, permitindo o uso dos dados para o alcance das vantagens que citamos mais acima.
Na fase de planejamento de atualizações e até expansões, o gêmeo digital possibilita simular o impacto das mudanças antes de implementá-las no data center físico. Isso é refletido na redução de riscos de interrupções no serviço, garantindo que as alterações sejam feitas da melhor forma possível.
Com uma equipe capaz de identificar quais informações são oferecidas pelo modelo digital, é mais fácil fazer ajustes no projeto enquanto ele está sendo executado.
Como os gêmeos digitais e a IA impactarão a rede?
A Inteligência Artificial (IA), quando combinada aos gêmeos digitais, contribui significativamente para o ganho no desempenho, eficiência e confiabilidade. Tudo isso é baseado na análise dos dados gerados pelos gêmeos pela IA. Por meio dessa interação é possível otimizar o fluxo informacional, automatizar tarefas e ganhar segurança das redes.
Em se tratando de otimização de redes, a IA tem condições de analisar os dados trazidos pelos gêmeos digitais, o que contribui para alcançar melhores resultados no network design, prevendo o tráfego futuro e identificando riscos em potencial.
Ainda, a combinação dessas duas tecnologias auxilia no gerenciamento de tráfego, detecção e resolução de problemas. A utilização de dados em tempo real para IA ajuda a otimizar o roteamento de tráfego, balancear a carga e garantir a qualidade do serviço. Na prática, isso se reflete na experiência do usuário, à medida que evita o congestionamento da rede.
Ainda falando sobre experiência do usuário, mas sob a ótica da detecção e resolução de problemas, a análise dos dados de gêmeos digitais pela IA ajuda a identificar anomalias e prever falhas em equipamentos de rede.
A identificação prematura de falhas permite que os operadores tomem medidas proativas na resolução de problemas, atuando antes que eles causem danos ou interrupções no serviço, o que impactaria negativamente as operações.
Qual é a influência na capacidade de automação?
A automação de tarefas é um tema que sempre desperta o interesse entre os gestores, especialmente em razão dos ganhos em produtividade. A combinação de IA e gêmeos digitais também traz resultados positivos nesse sentido, já que a IA pode automatizar o provisionamento de serviços de rede, reduzindo o tempo e o esforço necessários para implantar novos recursos.
Falando sobre segurança das redes, as ferramentas de IA têm condições de identificar padrões de tráfego suspeitos e detectar ameaças a toda estrutura, incluindo clientes. Isso pode ajudar a prevenir ataques cibernéticos e a proteger dados confidenciais.
Somado a isso, a inteligência artificial pode auxiliar na resposta a incidentes de segurança, atuando, por exemplo, por meio do isolamento dos dispositivos atingidos e a aplicação de patches de segurança. Essa ação pode minimizar consideravelmente os impactos de um ataque, favorecendo a restauração mais rápida das operações.
Perceba que a integração de gêmeos digitais e IA nas redes ajuda a transformar a maneira como as redes são projetadas, operadas e gerenciadas. Isso resulta em redes mais eficientes, confiáveis e seguras, capazes de atender às crescentes demandas de um mundo cada vez mais conectado.
Como você pode ver, os gêmeos digitais impactam positivamente na criação de data centers, transformando um processo complexo em uma jornada mais eficiente, otimizada, segura e previsível. A tecnologia permite que as empresas projetem, construam e operem seus projetos com muito mais precisão, reduzindo custos, minimizando riscos e garantindo o máximo desempenho.
A capacidade de simular, analisar e aprimorar cada etapa do ciclo de vida do data center capacita as empresas a tomarem decisões mais informadas e estratégicas, impulsionando a inovação, eficiência e a sustentabilidade em seus negócios.
Gostou de conhecer mais sobre gêmeos digitais com a leitura deste artigo? Então, continue aqui no blog para ler sobre as últimas novidades em tecnologia, gestão e produtividade!