
A infraestrutura de TI abrange vários componentes do sistema de informação de uma empresa e é extremamente importante para o sucesso das organizações. Como essas estruturas têm muitas peculiaridades, é preciso atentar a alguns detalhes para garantir a excelência no gerenciamento de infraestrutura de TI.
Se ela não estiver funcionando corretamente, a empresa pode sofrer impactos negativos. Por isso, adotar um ponto de vista crítico e acompanhar os avanços dos serviços de transformação digital são opções ideais para empreendedores e gestores.
Deseja saber quais são os itens essenciais para ter uma infraestrutura de TI que funcione adequadamente? Continue lendo o nosso artigo e fique por dentro do assunto!
1. Inventário de hardware e software
O primeiro passo é avaliar qual a quantidade exata de equipamentos de TI que a empresa já adquiriu. Deve-se fazer um levantamento de dispositivos de armazenamento e aplicativos.
Separe um tempo para realizar essa atividade e conte com o auxílio de alguém da sua equipe. Essa pessoa precisa ter ideias inovadoras e também deve entender de tecnologia da informação. Para dar início ao levantamento, é necessário saber:
- a quantidade de computadores que a empresa utiliza;
- se as máquinas têm antivírus instalado;
- o tamanho dos HDs;
- os tipos de softwares instalados;
- os dados sobre os sistemas operacionais;
- o tempo de uso dos computadores e notebooks;
- os tipos e a quantidade de hosts instalados;
- e se os hardwares suportariam a atualização do sistema operacional.
Para realizar essa avaliação de maneira eficiente, existem ferramentas especializadas em inventário de TI. Algumas dessas soluções são gratuitas — uma das mais conhecidas é a Spiceworks — mas também há opções mais completas, que são pagas. Esses sistemas não precisam de agentes, basta instalá-los e aguardar o escaneamento da rede.
Os computadores e notebooks, além de apresentarem o firewall liberado, devem ter portas para que a ferramenta possa fazer uma varredura pelo sistema. Caso essas portas não existam, a própria solução ensina a fazer a abertura. O escaneamento pode ser feito diariamente ou conforme a solicitação do gestor ou funcionário de TI, o que ajuda a manter o inventário atualizado.
Outro aspecto interessante do uso dessas ferramentas é que elas fazem uma categorização. Todas as informações disponíveis são colocadas em ordem, o que torna bem mais fácil para qualquer pessoa encontrar o que deseja.
2. Depreciação dos ativos
A depreciação ou desvalorização é um fenômeno que acontece com todos os bens. Os computadores não estão livres disso, pois também têm um prazo de validade. Com o passar do tempo, as máquinas ficam lentas, podendo, inclusive, tornar-se impróprias para o uso. Fazer uma investigação é a melhor saída para não perder os recursos que a empresa já tem a seu alcance.
Caso não seja realizada a investigação dos ativos, valores ainda maiores podem ser gastos posteriormente para recuperar dados importantes que estiverem dentro dessas máquinas. Portanto, investigue a depreciação e salve, virtualmente, cada um dos ativos da empresa.
3. Governança de TI
Na governança de TI são avaliados todos os recursos virtuais da empresa. É fundamental fazer uma análise da privacidade e da manutenção geral dos dados que pertencem ao empreendimento. Para isso, deve-se saber:
- se a empresa possui recursos tecnológicos suficientes;
- o que falta para que as metas possam ser cumpridas;
- se os níveis de segurança dos sistemas são bons;
- se a empresa está pronta para aderir a novas tecnologias.
Tendo acesso e conhecimento sobre esses aspectos, a empresa terá mais facilidade em implantar novas tecnologias que, por sua vez, trarão mais facilidade ao dia a dia dos funcionários do setor de TI e aos gestores do negócio.
4. Gerenciamento de riscos
Toda empresa está sujeita a enfrentar problemas que envolvem dados e equipamentos informatizados. Realizar o gerenciamento dos riscos é essencial para adotar as melhores práticas de infraestrutura, a fim de ter uma boa gestão de eventos que são aceitáveis e daqueles que podem ser evitados.
Os ataques virtuais, por exemplo, somente ocorrem se houver interação dos profissionais com mensagens ou sites que contenham conteúdos maliciosos. Desse modo, a empresa deve investir e treiná-los para que consigam identificar situações suspeitas.
Outro ponto importante é que gerenciando os riscos conquista-se tempo hábil para traçar planos de recuperação de dados perdidos por meio de desastres virtuais. Isso permite que a empresa continue dando andamento aos seus trabalhos, bem como às normas de conformidade e à nova lei de informática.
5. Custo total de aquisição
O custo total da aquisição também é um fator relevante e que deve ser avaliado. Para o bom andamento dos negócio é primordial saber quanto, em dinheiro, os recursos que envolvem a tecnologia da informação estão custando para a empresa. Esse processo é conhecido como TOC (Total Cost of Ownership) e auxilia os gestores a descobrir se a empresa está tendo lucros ou não.
Nessa avaliação é efetuada uma verificação global do negócio. Os valores a serem incluídos são:
- despesas das áreas de serviços e de comunicação da empresa;
- gastos com softwares;
- gastos com hardwares;
- e custos indiretos.
Por meio dessa avaliação é possível encontrar dados úteis para fazer melhorias na empresa. Essas informações podem ser repassadas aos gestores e aos donos do negócio para que, posteriormente, possam solicitar a execução de melhorias e, consequentemente, disponibilizar novos recursos.
Seguindo todos esses passos será mais fácil fazer o gerenciamento de infraestrutura de TI da sua empresa. Se após a avaliação de hardware e software, você perceber que existem muitos equipamentos que precisam ser trocados, saiba que a terceirização pode resolver a maior parte dos seus problemas.
A Positivo Tecnologia oferece aos seus clientes dispositivos tecnológicos que os ajudam a modernizar sua infraestrutura. Trabalhamos com os computadores, smartphones e tablets mais sofisticados do mercado — e com preços que cabem no orçamento de todas as empresas.
Gostou do nosso artigo sobre o gerenciamento de TI? Entre em contato conosco e saiba quais são os equipamentos que já estão à sua disposição!