Com a informação ganhando cada vez mais importância para o sucesso de empresas, modernizar infraestrutura de TI se tornou um desafio urgente quando pensamos em competitividade e inteligência.
Para iniciar esse processo algumas dicas são fundamentais! Veja as 6 mais importantes para modernizar os ativos tecnológicos da empresa.
1. Refaça o inventário para modernizar infraestrutura de TI
Sem planejamento, é difícil modernizar uma TI. Para ter visão durante a elaboração desse plano, é preciso delimitar um ponto de partida.
Ou seja, todo o processo começa com um mapeamento geral de infraestrutura e seu inventário: ativos adquiridos e contratados, parque tecnológico de posse da empresa, complexidade e variedade de sistemas, aparelhos, tudo.
Até os gestores mais experientes se surpreendem ao ver a quantidade de recursos ociosos e subutilizados que podem fazer parte de sua infraestrutura quando esse inventário não é atualizado. Em rotinas intensas de trabalho, é difícil conter a proliferação de dispositivos e softwares com o tempo.
O resultado é uma ineficiência crescente de soluções ao longo dos anos. Portanto, é sempre bom reforçar que esse é um processo contínuo e interminável, que deve fazer parte do dia a dia de gestores de TI assim como suas funções operacionais e estratégicas.
Passado este primeiro passo, todos os próximos serão mais simples, rápidos e baratos. Então, podemos partir para o que fazer quando o inventário for realizado com sucesso.
2. Aposte em automação e integração no gerenciamento de ativos
Quando falamos da proliferação descontrolada de ativos tecnológicos, isso tem mais a ver com a incapacidade da TI de gerenciar seus ativos do que outros fatores suspeitos, como volume de investimento e busca por soluções no mercado.
Se os gestores possuem visão de infraestrutura, sabem como seu inventário está sendo utilizado com mais precisão e podem usar esse conhecimento para priorizar investimentos em direção à modernização de seu sistema.
Como ter esse poder nas suas mãos? A resposta está sempre na procura por automação e integração da TI.
Um passo fundamental para modernizar o setor é integrar todos os serviços, soluções e dispositivos em um único ambiente, que utilize automação para monitoramento de infraestrutura de TI, medição e análise da utilização de ativos.
Um bom sistema de gestão é capaz de trazer esse tipo de poder, com solução interna ou terceirizada. Talvez a maior vantagem dessa integração seja a possibilidade de racionalizar a modernização, realizando investimentos contínuos e certeiros, ao invés de grandes atualizações espaçadas em longos períodos.
3. Otimize o espaço físico e lógico
Se uma das buscas da modernização de TI é por aumentar a eficiência da infraestrutura, isso também pode se refletir na disposição do espaço da empresa, sendo este real ou virtual.
Otimizando o espaço físico
O investimento em modernização e adequação de equipamentos pode trazer o mesmo desempenho ou até melhorá-lo para os colaboradores e tornar o ambiente mais otimizado para o trabalho.
Escritórios com estações bem posicionadas, organizadas seguindo a preocupação com ergonomia, circulação e colaboração entre profissionais, tende a aumentar a produtividade da equipe ao mesmo tempo em que racionaliza o uso de ativos.
Otimizando o espaço lógico
Na era da transformação digital, o espaço virtual da empresa precisa de tanta dedicação quanto o físico.
Estamos falando de arquitetura e hierarquização de informação, em busca de melhor aproveitamento dos recursos computacionais (armazenamento e processamento), além de mais performance e velocidade na utilização de dados na rotina dos colaboradores.
4. Busque soluções mais versáteis
Uma grande tendência em infraestrutura de TI é a busca por soluções que integrem funcionalidades e ferramentas em um número menor de ambientes.
Softwares e sistemas que oferecem incremento de versatilidade permitem que você tenha menos trabalho no gerenciamento e garantem mais compatibilidade na execução de tarefas dentro de uma cadeia produtiva.
Assim, a TI evita o retrabalho e a redundância em processos de conversão, adaptação e conferência. Quanto menos pulverizados estiverem serviços e dispositivos, mais fácil é de monitorar e utilizar ativos tecnológicos. Os sistemas de gestão, principalmente quando contam com suporte na nuvem, são os exemplos mais comuns desse tipo de vantagem.
5. Substitua o modelo de aquisição de licenças por serviços
Toda a modernização do mercado está indo em direção aos modelos “as a service”. É uma mudança fundamental e urgente para empresas em todos os setores.
Esse movimento é de migração dos modelos CAPEX (em que o negócio investe na aquisição de bens de capital) para OPEX (em que o negócio investe na aquisição de serviços).
O que os gestores de TI estão conseguindo com isso é:
- redução de custos de investimento e aumento do retorno sobre o que foi investido;
- mais previsibilidade de demanda e oferta de recursos tecnológicos;
- flexibilidade para adaptar o orçamento da TI aos serviços e funcionalidades necessárias para gestão e operação;
- melhoria de performance e escalabilidade para sistemas, com criação de oportunidades de crescimento que, antes, seriam inviáveis.
Além disso tudo, as soluções como serviço garantem modernização extra para a TI, pois é responsabilidade da fornecedora estar constantemente atualizando e incrementando suas ofertas. Com uma assinatura apenas, você terá sempre o topo de linha tecnológica em recursos para a empresa.
6. Racionalize e reduza seu parque tecnológico
Seguindo a linha do investimento em OPEX, uma das grandes soluções atuais para seu parque físico é a locação de computadores empresariais.
Essa é uma oportunidade para modernizar o hardware da empresa sem precisar de grandes investimentos em aquisições de máquinas.
E este é o ponto principal que queremos reforçar: quanto mais flexível for uma empresa, mais competitiva ela se tornará nesse novo cenário de mercado digital.
Modernizar infraestrutura de TI é apostar na integração e na automação, com mais controle de gerenciamento e operação, sem prejudicar a performance. Tudo isso é possível com uma visão de serviços para complementar a aquisição de novas soluções.
Quer entender mais sobre o assunto e se preparar de vez para o processo de modernização? Então leia o nosso manual de infraestrutura de TI!