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Os 7 desafios na contratação de serviços de transformação digital
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Os 7 desafios na contratação de serviços de transformação digital

Postado por Author Positivo Tecnologiaem 13 de fevereiro de 202013 de fevereiro de 2020Comentários
Os 7 desafios na contratação de serviços de transformação digital

As mudanças que as soluções tecnológicas estão trazendo para o mercado exigem a adaptação dos setores de TI em uma profundidade inédita no mundo inteiro.

A velocidade e o potencial dessas inovações é tão grande que gestores de tecnologia buscam serviços de transformação digital para conseguirem acompanhar os concorrentes com eficiência, inteligência e racionalização de custos.

Porém, se você está começando esse processo agora, provavelmente tem dúvida sobre como garantir o sucesso em sua pesquisa por esses serviços. Neste post, listamos os 7 desafios mais comuns na hora de contratar esse tipo de solução e vamos ajudar a se preparar para lidar com cada um deles. Continue a leitura e saiba mais.

1. Levantar as necessidades reais da empresa

Um dos maiores problemas que atrapalham o sucesso de setores de TI na transformação digital é confundir urgência com pressa. É claro, o timing para implementar soluções antes dos concorrentes e aproveitar a transição para se consolidar está diminuindo, mas isso não significa que um negócio deve se transformar de qualquer forma.

Contratar por contratar pode gerar desperdícios, subutilização e perda de eficiência em processos — exatamente o contrário do que você espera. O foco para superar esse desafio deve ser contextualizar o processo dentro da realidade da empresa, de suas expectativas e do perfil de seu público a fim de se transformar em um verdadeiro líder da transformação digital.

Com esse levantamento, o gestor de TI é capaz de entender o caminho mais curto para a estratégia de digitalização do negócio e quais serviços dentre os disponíveis no mercado se encaixam melhor no percurso traçado. Isso dá mais clareza para seu planejamento e mais visão para utilizar o orçamento disponível da melhor forma possível.

2. Escolher os serviços com melhor retorno perante essas necessidades

Com um bom levantamento de necessidades e mapeamento de soluções, é muito simples entender quais desses serviços trará mais retorno para seu investimento.

O melhor é apostar no mínimo de contratos para o máximo de funcionalidades. Serviços de automação, integração, virtualização e armazenamento podem todos fazer parte da mesma solução de cloud computing, por exemplo.

Também é possível complementar esses serviços com a parceria na gestão de ativos. A locação de computadores é um exemplo de modelo as a service que otimiza e moderniza o empreendimento sem a necessidade de grandes investimentos em aquisições.

A melhor forma de não errar na escolha desses serviços, portanto, é focar no ROI de cada um deles. A eficiência e a inteligência de negócio devem ser os argumentos prioritários para essas escolhas.

3. Integrar departamentos em torno da transformação digital

Outro ponto que atrapalha muitos gestores de TI é tentar fazer uma transformação digital fragmentada entre departamentos, buscando uma solução para cada setor.

É até possível digitalizar um negócio sem integração, mas você perde uma oportunidade única de reunir todos os processos operacionais e administrativos em um único ambiente virtual.

Os serviços nesse sentido precisam ser escolhidos com colaboração em mente. Sistemas modulares e suítes integradas são a resposta mais interessante para alcançar a verdadeira revolução na produtividade da empresa.

4. Quebrar a resistência dos colaboradores

Não são só ativos e processos que precisam ser transformados. Uma grande parte dessa transição está nas pessoas, nos profissionais que utilizam os serviços contratados.

Por ser um período de mudanças muito aceleradas, é comum que colaboradores estejam em estágios diferentes de aceitação e até capacitação para utilizar novas máquinas e equipamentos em suas rotinas.

Para superar esse desafio, um gestor de TI precisa entender que ele é mais do que um gerente de sistemas, mas também responsável por criar políticas de uso, programar treinamentos específicos para a cadeia produtiva do negócio e apostar muito na comunicação interna.

5. Assegurar a proteção de dados nos serviços de transformação digital

Talvez esse seja um dos maiores desafios na hora de definir quais serão as soluções que apoiarão a transformação digital em seu negócio.

A segurança da informação tem sua importância crescendo proporcionalmente a seu valor. Hoje é a maior preocupação na hora de investir em softwares, sistemas e equipamentos tecnológicos.

Para que essa atividade não consuma toda a sua disponibilidade e atenção no futuro, é preciso desde já combinar:

  • parcerias que tragam a confiança necessária na gestão de dados;
  • soluções que tenham embutidas as ferramentas e funcionalidades necessárias para monitoramento de acesso e utilização do sistema;
  • metodologias para análises e manutenção dos ativos com foco em segurança;
  • boa gestão de credenciais para um melhor controle da informação e identificação da origem de possíveis comprometimentos.

Priorizando esses pontos durante a contratação e implementação dos serviços de transformação digital, você vai ter menos dores de cabeça no futuro.

6. Mensurar resultados com foco estratégico

Contratar esse tipo de solução não é uma questão apenas de escolher certo na hora de investir, mas também de acompanhar o retorno para definir quando os serviços não são mais suficientes e precisam de ajustes.

Durante o levantamento, provavelmente você vai se deparar com produtos, licenças e ferramentas que gastam parte do orçamento sem terem tanta utilidade. Isso é natural ao longo do tempo em um setor tão diverso e interconectado como o TI.

O erro aqui é deixar que esse problema se arraste e mine a capacidade de investimento por simples falta de organização. É preciso ter indicadores específicos para mensurar o retorno dessas soluções e inteligência para relacionar resultados ao que eles significam para avançar nos estágios da transformação digital.

7. Encontrar a ajuda certa durante esse processo

Muitos desses serviços podem ser implementados por conta própria dentro de uma empresa, mas trazem ainda mais retorno quando há parceria com negócios especializados que sejam capazes de dar consultoria e suporte ao seu sistema.

A ideia é que a prioridade do TI seja não a manutenção da infraestrutura, mas a conexão estratégica com o aumento da produtividade e da competitividade no mercado.

Com a terceirização, é possível fazer essa mudança de papel dentro do empreendimento — de operacional para estratégico. Como líder nessa revolução, você precisa aderir ao novo mindset o quanto antes. Será o ponto de partida para aproveitar o máximo de serviços de transformação digital.

Que tal, então, entender em que estágio você está nesse processo? Veja nosso infográfico para descobrir a resposta!

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