A tecnologia está presente no cotidiano das pessoas e nos mais variados segmentos da sociedade. As inovações do tipo já fazem parte da rotina de inúmeros profissionais, e a gestão de TI no serviço público tornou-se essencial para o atendimento dos cidadãos. Afinal, as soluções informatizadas são as responsáveis pela otimização das atividades voltadas à população.
Neste post, vamos indicar como é possível fazer a gestão de TI no serviço público, transformando os desafios existentes em oportunidades. Além disso, vamos apontar o papel da gestão de TI na indicação de mudanças nos processos internos das empresas públicas e como ela contribui para a melhoria da prestação de serviços para a sociedade brasileira.
Aqui, você vai encontrar os principais desafios da gestão de TI no setor público, com detalhes sobre a capacitação de servidores, a modernização de equipamentos, a segurança da informação etc. Por outro lado, vai entender os benefícios da gestão de TI eficiente no serviço público. Ficou curioso para saber mais sobre o tema? Siga em frente!
Quais os benefícios da gestão de TI eficiente?
A gestão de TI eficiente traz diversos benefícios para a sociedade, tornando os processos das instituições públicas mais transparentes e ágeis. Além de acelerar a execução das tarefas dos servidores públicos, ela reduz a carga de trabalho e as filas de espera dos cidadãos. Veja, a seguir, os principais benefícios da gestão de TI no serviço público!
Otimização dos processos internos
A agilidade nas atividades realizadas pelos funcionários é combinada com o controle eficaz dos processos. Isso significa dizer que o envio de informações, a análise de documentos, a validação dos recursos, a elaboração de planos de trabalho e a prestação de serviços podem ser realizados de forma estratégica.
Agilidade nos atendimentos
Uma das maiores reclamações da população do nosso país é a longa espera após a solicitação dos serviços públicos. Com a otimização dos procedimentos, o número de servidores envolvidos com as tarefas diminui, eliminando a possibilidade de falhas e reduzindo a burocracia.
Transparência nos procedimentos
Os atos da administração pública passam a ser realizados com transparência, oferecendo facilidade aos cidadãos para acessar informações. Afinal de contas, todos os brasileiros têm o direito de saber o que tem sido feito com o dinheiro que vai para os cofres do governo, como ele está sendo investido, se estão sendo realizadas compras no setor público, entre outros.
Criação de bancos de dados seguros
O vazamento dos dados é uma preocupação constante em todos os setores sociais. A cibersegurança trouxe um grande avanço, se comparada aos métodos antigos de armazenagem de documentos. A tecnologia possibilita a substituição de arquivos físicos por bancos de dados, reduzindo custos com papéis.
Qual o papel da TI no setor público?
A tecnologia da informação desempenha papel de destaque no setor público, uma vez que não é somente a transparência o que gera benefícios aos brasileiros. A transformação digital acelerou a criação de inovações tecnológicas, as quais são fundamentais e interferem em vários aspectos no setor público. Observe, abaixo, os principais impactos da gestão de TI:
- comunicação eficaz;
- tramitação de documentos agilizada;
- armazenamento seguro das informações;
- integração das secretarias.
A integração tecnológica é uma tendência que influencia as questões estratégicas, possibilitando aos servidores públicos oferecer mais qualidade na prestação dos seus serviços. Internet das coisas (IoT), cloud computing e big data são apenas alguns dos conceitos que já foram ou estão sendo incorporados pelo setor público em todo o Brasil.
Quais os desafios da gestão de TI em empresas públicas?
As empresas públicas aproveitam as vantagens da gestão de TI, mas também enfrentam adversidades ao lidar com todas as alterações que precisam ser efetivadas. As mudanças podem solucionar problemas e proporcionar melhoria contínua na prestação dos serviços; contudo, elas trazem consigo muitos desafios. Observe alguns deles!
Capacitação dos servidores
Os funcionários que estão habituados à realização das atividades podem oferecer resistência diante da mudança operacional. Eles costumam pensar que não é necessário alterar aquilo que sempre foi feito de determinada maneira e nunca deu errado. Outra possibilidade é que se sintam ameaçados pela tecnologia desconhecida.
A realidade, porém, é que os novos métodos trazem insegurança na execução de tarefas apenas porque os servidores não estão acostumados com as ferramentas e desconhecem o que podem fazer com elas. Desse modo, o treinamento e a realização de reuniões são indispensáveis para tirar dúvidas e envolver os grupos.
Segurança da informação
Os ambientes virtuais são alvo de ataques cibernéticos, realizados por pessoas mal-intencionadas e que podem causar danos. Com isso, as instituições públicas precisam redobrar os cuidados, para evitar a ocorrência de fraudes. As informações devem ser guardadas com o máximo de segurança, tendo em vista que um único hacker pode causar prejuízos irreparáveis à gestão pública.
Modernização de equipamentos
Para aproveitar os benefícios da gestão de TI, é preciso investir na modernização dos equipamentos. As estruturas de informática mais antigas não suportam as inovações tecnológicas que estão disponíveis ao setor público. Então, para aumentar as chances de sucesso dos gestores, é possível investir na locação de servidores que permitam acesso aos sistemas digitais.
Treinamento da equipe de TI
A equipe de TI precisa adquirir conhecimentos atualizados e desenvolver novas habilidades para lidar com as ferramentas. Portanto, a realização de cursos de aperfeiçoamento é uma ótima ideia para atender às exigências desses profissionais especializados.
Como um parque tecnológico atualizado contribui para a gestão de TI?
O parque tecnológico atualizado contribui para a redução de custos com suporte técnico e elimina desperdício de tempo ao melhorar a eficiência e permitir o monitoramento das atividades pelos gestores.
Com a atualização dos equipamentos e a aquisição de tecnologia, são realizadas análises de dados em tempo real. Por meio da geração de relatórios, os riscos na área de segurança são minimizados, os recursos são mais bem aproveitados, e a comunicação entre os departamentos alcança o nível da excelência.
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