
As inteligências artificiais estão ganhando muita notoriedade nos últimos anos. De análise de dados à criação de fotos e ilustrações, essas tecnologias chamam a atenção de empresas e do público no mundo inteiro.
Nenhuma dessas, no entanto, ganhou tanto destaque recentemente quanto o ChatGPT. Além de acessível e com resultados impressionantes, a ferramenta está sendo estudada em diversos níveis de mercado em relação aos seus potenciais para o futuro.
Mas que promessas são essas? Como esse tipo de chatbot inteligente pode transformar o mercado? Vamos responder às principais perguntas sobre o ChatGPT a seguir. Acompanhe!
O que é o ChatGPT?
O ChatGPT é um chatbot, ou seja, um tipo de Inteligência Artificial voltado para a interpretação e resposta a interações humanas de maneira conversacional que soe natural aos usuários.
A ferramenta foi criada pela OpenAI, líder em IA e Machine Learning no mercado, como uma variação do modelo de linguagem GPT: Generative Pre-trained Transformer, ou Transformador Pré-treinado para Geração — no caso, de conversas.
É, portanto, um código capaz de interpretar perguntas e pontos levantados textualmente por usuários e oferecer respostas relevantes. Essas respostas são baseadas em um pool de dados que alimentam a ferramenta e autorreforçam o aprendizado a partir da utilização do chat por uma grande base de pessoas.
Por seu sucesso em replicar com fidelidade impressionante a naturalidade do discurso humano em diversas línguas, o ChatGPT se tornou um assunto de destaque tanto para as pessoas quanto empresas.
Enquanto o primeiro grupo se diverte e compartilha resultados bastante consistentes de conversação com a máquina, negócios de todos os setores buscam entender, dentro de seu potencial tecnológico, como esse chatbot pode aumentar a eficiência no relacionamento com o cliente, estruturação de conteúdo e até mesmo suporte a desenvolvimento de estratégias.
Como funciona ChatGPT?
O ChatGPT é uma Inteligência Artificial que combina a utilização de análise de dados, reconhecimento de padrões e aprendizado por reforço — técnica conhecida como Machine Learning.
Segundo a própria criadora, a OpenAI, a ferramenta é treinada utilizando um modelo de aprendizagem por reforço derivado de feedback humano, processo conhecido pela sigla RLHF. Isso é feito a partir de 3 passos principais:
- configuração para utilização de bases de dados e supervisão humana para determinar o output ideal em respostas;
- pré-treinamento do código com implementação de dados comparativos e um modelo de aprendizado por recompensa — em que humanos ainda participam do processo ao elencar as respostas dadas, da melhor até a pior;
- início do ciclo de reforço da máquina sem participação humana, em que o próprio código passa a analisar seus outputs conforme o treino por recompensa e determina a melhor resposta para cada caso.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam desse tipo de Inteligência Artificial, o ChatGPT não tem autoconsciência em relação às respostas geradas. É apenas um modelo de interpretação de demanda e saída de texto baseado nos dados e nas regras criadas para ele.
Ou seja, as notícias viralizadas de respostas curiosas que a ferramenta proporciona não têm a ver com uma capacidade humana de pensar.
A sofisticação da forma como o ChatGPT funciona, no entanto, pode representar muitas mudanças no mercado.
Como chatbots de Inteligência Artificial são desenvolvidos para sucesso comercial?
Atualmente, muitos gestores estudam como usar ChatGPT, que é uma Inteligência Artificial generalista e capaz de se adaptar e de responder a questões de qualquer assunto. Porém, existe hoje uma ampla gama de chatbots especializados, voltados para utilização prática no mercado.
Empresas que decidem investir em um chatbot desse tipo têm uma capacidade ainda maior de comunicação automatizada que seja eficiente ao atender às expectativas de clientes.
Hoje é possível, por exemplo, ter acesso fácil a ferramentas que interpretam chamados e realizam funções simples e corriqueiras de atendimento: geração de boletos, atualização de informações sobre pedidos, resolução de dúvidas sobre produtos.
Ao expandir esse potencial com técnicas de Machine Learning cada vez mais complexas, empresas tendem a revolucionar a forma como se conectam com os clientes.
Embora se trate de uma máquina, o uso de chatbot pode humanizar e personalizar cada vez mais a relação cliente-marca. Afinal, será possível imprimir os valores e a cultura da empresa de maneira mais granular na comunicação, para que ela se adapte a cada um de milhares, até milhões de pessoas.
O que se espera não é a substituição do ser humano nessa interação. Mas que os profissionais tenham apoio para agilizar e customizar o contato, aumentando ainda mais a identificação do público com a empresa.
Quais são os prós e contras do ChatGPT?
Como qualquer nova tecnologia, o ChatGPT demonstra muito potencial, mas também muitas dúvidas. O que a história mostra é que nenhuma nova ferramenta é 100% boa ou ruim para resultados de mercado e relação com público. Tudo depende da forma como é utilizada.
Nesse sentido, podemos apontar como a solução funciona atualmente e sua projeção para o futuro, em busca de prós e contras que influenciam na aplicação prática. Veja:
Vantagens do ChatGPT
O que se espera do futuro de IAs como o ChatGPT é a automatização de estratégias de conteúdo e comunicação. Entre os prós que fazem muitos apostarem na tecnologia, estão:
- a possibilidade de estruturar conteúdos diminuindo a carga de trabalho de produção;
- a inserção da tecnologia em mecanismos de busca e de recomendação em lojas virtuais;
- a acessibilidade a conteúdos e produtos por meio de um assistente capaz de guiar pessoas em diversos contextos;
- a proximidade na fidelização e relação com clientes que traga mais renda para o negócio;
- estruturação de projetos multidisciplinares entre equipes digitais;
- redução nos custos de prospecção, comunicação e conversão por meio de automação conversacional, entre outros.
Desvantagens do ChatGPT
Ainda é cedo para cravar que algumas limitações do ChatGPT serão consideradas desvantagens para o modelo como um todo. Muitos dos argumentos contra a tecnologia podem ser vistos, hoje, como falta de entendimento do que ela é e como consequência de desalinhamento de expectativas quanto às suas possibilidades. Veja exemplos de pontos contra:
- questões relacionadas a plágio e direitos autorais na utilização de conteúdos disponíveis na internet sem anuência do autor;
- descaracterização da linguagem da empresa, para gestores que dependem muito da IA e delegam a ela planejamento, elaboração e distribuição de conteúdo;
- similaridade e diluição de conteúdo e comunicação entre empresas concorrentes, que se valem das mesmas fontes para conversar com seus clientes;
- possibilidade de informações falsas que não são checadas por olhos humanos.
Boa parte dessas desvantagens tem a ver com o conceito de caixa preta: a noção de que IAs como o ChatGPT recebem dados de um lado e dão saída em uma resposta do outro, mas é impossível saber como foi o caminho feito por eles entre as duas pontas.
O grande desafio deste momento dos chatbots é aproveitar os prós da tecnologia, considerando que ela ainda tem limitações.
Utilizar o ChatGPT e outras Inteligências Artificiais hoje deve ser um processo de entendimento da ferramenta e planejamento para que ela seja incluída nos processos da empresa como o que de fato é: um apoio ao trabalho criativo e empático de colaboradores humanos.
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