O mundo vive em constante transformação. O que era novidade e causava frisson há algum tempo, hoje já se tornou obsoleto. A ideia que se tem do futuro é: o que hoje ainda é considerado um bem vai virar um serviço. O império da conveniência está chegando mais rapidamente do que se imaginava.
As consequências desse novo formato já são discutidas amplamente entre os profissionais de TI, em fóruns e congressos sediados em vários países, incluindo o Brasil.
Para entender o que é o império da conveniência e como ele pode afetar empresas e carreiras, continue a leitura deste post!
O que é o império da conveniência?
Antes de falarmos em império da conveniência, precisamos explicar outro conceito relacionado ao assunto: XaaS ou Anything as a Service, traduzido para o português como “Tudo como Serviço”.
O XaaS é uma consequência da Transformação Digital e procura converter toda atividade ou bem material em algo que pode ser passível de virar um serviço, realizado por algum provedor de serviços na nuvem.
Assim, todos os problemas provenientes da posse de algum bem seriam eliminados, pois a responsabilidade estaria a cargo de quem está disponibilizando o serviço. Bons exemplos de XaaS são os motoristas de aplicativos.
As pessoas que optaram por não ter mais carros e usar apenas o serviço dos aplicativos não precisam mais se preocupar com abastecimento, troca de peças, revisão do veículo e, é claro, com a direção.
Essa conveniência é um dos maiores atrativos dessa nova era, em que a propriedade sobre os bens é substituída pela facilidade de pagar por determinado serviço. Assim, a tecnologia vem se tornando cada vez mais importante na vida das pessoas.
Em breve, até mesmo esses motoristas podem ser substituídos, já que a tecnologia para carros autônomos (que pilotam sozinhos) já existem e está conquistando o mercado. Alguns especialistas afirmam que também estamos entrando no império da conveniência, já que as pessoas têm direcionado o pensamento para maior liberdade e flexibilidade.
Como essas transformações afetam as empresas?
O império da conveniência afeta a vida das pessoas, o modo como elas interagem com o mundo e, consequentemente, muda a dinâmica das empresas. Adaptações são necessárias para continuar entregando o que as pessoas esperam, fora a oportunidade de agregar mais valor ao negócio quando se adere a novas formas de oferecer serviços aos clientes.
Existem várias possibilidades de usar o XaaS e a tecnologia nas empresas, mas o impacto que a nova era pode trazer depende de alguns fatores, como o tipo de serviço, o investimento em tecnologia, o número de usuários e o volume de informações que precisam ser processadas.
As principais possibilidades de melhoria que o império da conveniência e o XaaS podem gerar às empresas é o aumento da produtividade e a redução de custos na infraestrutura de TI. Isso acontece porque o XaaS permite que as empresas melhorem os recursos oferecidos sem que seja necessário investir grandes valores em infraestrutura (apenas com a modernização dos recursos materiais), diminuindo o tempo de produção para uma entrega e melhorando a qualidade, simultaneamente.
A economia gerada pela melhoria dos processos é outra consequência positiva do XaaS, sem contar que essa economia pode ser aplicada em áreas que gerem mais retorno às empresas, aumentando o lucro. Outra vantagem é a flexibilidade e a liberdade, já que as empresas podem contratar serviços apenas sob demanda, tendo soluções perfeitamente prontas para atender às suas necessidades.
Para oferecer serviços sob demanda, as empresas precisam melhorar os seus processos e garantir mais segurança para que possam atender a todas as solicitações dos seus clientes da melhor forma possível.
Como o XaaS interfere nas profissões?
O impacto do império da conveniência não afeta só as empresas, mas as profissões e as relações profissionais. A criação de novas profissões, advindas das necessidades por novos serviços, é apenas uma das mudanças do XaaS.
O design de serviços é um bom exemplo do surgimento de novas áreas, já que até pouco tempo isso nem existia. O designer de serviços é o profissional responsável por proporcionar boas experiências aos usuários de serviços, criando valor para o que é oferecido.
Outras profissões também tendem a ser extintas com a evolução do império da conveniência. Alguns ramos estão aos poucos migrando para a substituição por serviços sob demanda, como a contabilidade das empresas ou a educação.
Como as empresas devem se preparar para essa transformação?
Uma das influências claras do XaaS nas carreiras profissionais são os treinamentos, que devem ser constantes para atualizar sobre os novos serviços.
Além disso, o XaaS é uma tendência que veio para ficar, ainda mais com a IoT (Internet of Things). Com as pessoas cada vez mais conectadas aos dispositivos eletrônicos, a demanda pela criação de novos serviços só tende a crescer.
Basta observar as empresas que não existiam na década passada e agora são imprescindíveis para a vida urbana, como as que disponibilizam motoristas por aplicativo, entrega de comida ou remédios por demanda (via aplicativo) ou mesmo filmes e séries sob demanda, mediante assinatura mensal, substituindo a posse de um objeto físico, como um DVD ou Blu-Ray.
O mesmo vale para as empresas de streaming de músicas, já que atualmente as pessoas estão preferindo pagar mensalmente pelo serviço do que comprar CDs ou mesmo players de músicas, como o antigo iPod.
O império da conveniência vai ser tornar cada vez mais presente nas relações entre as pessoas e a tecnologia. As empresas devem se preparar para atender às novas necessidades do seu público, investindo em ferramentas tecnológicas, treinamentos e pesquisas.
Um exemplo dessa mudança pode ser verificado no modo como as pessoas estão se relacionando via redes sociais. As discussões ficaram mais abertas, de forma que grupos que na vida real não são tão próximos acompanhem a rotina de outros e entendam melhor seus comportamentos.
E, por falar em redes sociais, compartilhe este post para que mais pessoas saibam sobre as mudanças geradas pelo império da conveniência!