SaaS, PaaS, IaaS — aos poucos, a área de TI se acostumou com uma série de opções fornecidas como serviços e hospedadas na nuvem. A questão é que, como o número de alternativas entregues pela internet não para de crescer, surgiu uma sigla que define todas elas: o XaaS, ou Everything as a Service.
E você, já conhece esse termo? Sabe o que ele tem a ver com a adaptação das empresas para não perderem espaço no mercado? Então, não perca este post. Vamos falar desses serviços e de como eles estão mudando o modelo de negócio no mercado de TI. Acompanhe!
O que é XaaS?
Já falamos aqui no blog que, desde 2011, vivemos um novo estágio da computação — trata-se da terceira plataforma de TI.
Essa etapa se caracteriza pela possibilidade de virtualizar uma série de serviços que antes só eram possíveis por meio de recursos físicos. Dessa forma, hoje encontramos a oferta de infraestrutura, softwares e plataformas em nuvem.
Aliás, é exatamente a nuvem que permite toda essa virtualização. Como resultado, empresas e pessoas realizam essas ações conectadas o tempo inteiro, o que acarreta a circulação de um imenso volume de dados.
Mas chegamos ao ponto em que não são apenas esses serviços — Saas, IaaS e PaaS — que estão disponíveis por meio da cloud computing. Hoje, é possível entregar praticamente tudo dessa forma.
Esse cenário criou um novo conceito. Com a possibilidade de criar siglas praticamente para cada letra do alfabeto mais o sufixo “as a Service”, o mercado de TI decidiu reunir essas opções em uma única: o XaaS, ou Everything as a Service (tudo como serviço).
Alguns especialistas chamam o modelo de EaaS, o que seria mais compatível com o inglês. Porém, o uso do X empresta uma ideia muito comum no conceito matemático, que chama de X qualquer número indefinido e reflete a noção de possibilidades infinitas.
O fato é que, como consumidores ou empreendedores, nos acostumamos a obter serviços sob demanda, pagando apenas por aquilo que usamos e pelo período conveniente.
Se, em um primeiro momento, fizemos isso com streaming de música e vídeos, hoje extrapolamos essa possibilidade para o mundo dos negócios, otimizando os investimentos com tecnologia e chegando ao XaaS.
O XaaS envolve todos os modelos de negócio e processos específicos da indústria. Se antes esses serviços dependiam de uma estrutura presencial, hoje eles são entregues pela internet, com toda a segurança e possibilidades de evolução e atualização.
Qual é o impacto do XaaS para as empresas?
O XaaS rompe as poucas barreiras que ainda restavam para a total virtualização dos serviços e a revolução iniciada a partir da cloud computing.
Não há como negar que a tecnologia está transformando o mercado. Ela tem desenvolvido e disponibilizado ferramentas de Business Intelligence e Big Data que estão revolucionando a gestão das empresas, criando um caminho sem retorno.
O fato é que a marcha da tecnologia está cada vez mais acelerada. Ela está formatando a quarta Revolução Industrial (ou indústria 4.0), fazendo da mobilidade uma realidade dentro das organizações e transformando completamente o mercado.
Felizmente, o XaaS é também uma forma de democratizar soluções, torná-las acessíveis e garantir que grande parte das organizações consiga progredir nessa direção em um ritmo acelerado.
Pense em apenas um dos aspectos: a infraestrutura. Até pouco tempo, as companhias direcionavam um orçamento alto para a troca de equipamentos para, em um prazo curto, assistir à sua obsolescência.
A infraestrutura como serviço acabou com esse problema. As empresas têm acesso aos equipamentos oferecidos em nuvem por meio de uma assinatura, e cabe ao provedor atualizá-los e garantir que seus clientes tenham sempre uma estrutura de ponta.
Entretanto, ao mesmo tempo que o XaaS facilita a evolução tecnológica, ele cria uma restrição a quem não se adéqua ao modelo. As organizações precisam se adaptar e aderir a essas soluções para manterem sua competitividade e continuarem no mercado.
Veja quais são alguns dos benefícios desse modelo e por que as empresas — e profissionais de TI — precisam de adequar a ele:
- aumento da eficiência geral do mercado, com a oferta de serviços de ponta a preços acessíveis;
- agilidade proporcionada pela mobilidade, permitindo que as empresas corrijam erros e tomem decisões rapidamente para aproveitar as oportunidades oferecidas pelo mercado;
- ciclo de experiência mais longa entre o cliente e as empresas fornecedoras de serviços de TI;
- redução e controle do investimento feito em tecnologia, sem o prejuízo causado pela obsolescência.
- flexibilidade e escalabilidade: o cliente pode expandir os serviços contratados sob demanda, seja para atender as necessidades pontuais, seja para comportar o crescimento do negócio;
- facilidade na manutenção: o provedor se responsabiliza pelo suporte e manutenção.
Qual é o impacto do XaaS no mercado de TI?
Vamos começar perguntando: e para o profissional de TI, o que a tendência do XaaS muda em sua atuação?
Primeiro precisamos contextualizar o momento. Esse profissional está assistindo a algo inédito na área da tecnologia: a convergência de quatro grandes ondas — Cloud Computing, Big Data, Social Business e mobilidade — e seu impacto no mundo dos negócios.
Elas podem se converter em risco ou em grandes oportunidades para as carreiras individuais ou o destino de equipes inteiras. A diferença depende da forma como o profissional se capacita para atuar nesse momento e atender às demandas do mercado.
Para se manter relevante, o profissional precisa pensar nas necessidades que as organizações apresentam a partir da virtualização dos serviços.
As companhias, provavelmente, não precisarão de grandes equipes para suporte interno, como alguns temem e acontece ainda hoje. No entanto, isso não significa que o profissional se torna desnecessário, mas que precisará rever seu papel.
Especialistas apontam que uma das principais necessidades das empresas será a adoção e o gerenciamento eficiente dessas quatro ondas, bem como a sua aplicação otimizada ao negócio.
Considerando que os sistemas atuais não estão preparados para integrar esses recursos, entende-se que cabe ao profissional de TI assumir a governança e o gerenciamento desse novo ambiente.
Isso exige a reestruturação da arquitetura de sistemas, tornando-os capazes de englobar essas ondas tecnológicas para fazer a organização alcançar os resultados desejados.
Entendeu o que é XaaS e o impacto que o Everything as a Service vai causar nas empresas e no mercado de TI? Gostou da novidade? Então compartilhe com os seus contatos nas redes sociais e mostre que já está se preparando para esse novo cenário.