Você já pensou em como a automação de processos em TI pode contribuir para toda a empresa? Quanto mais o seu setor ganha importância para o sucesso no mercado, mais esse assunto é relevante.
Então, vamos discutir exatamente sobre isso. Entenda a relação entre transformação digital e automação, as vantagens de começar esse processo e como ter sucesso nessa nova estratégia!
A relação entre transformação digital e automação
Não é à toa que o termo “transformação digital” está na boca de todos os profissionais de tecnologia e diretorias pelo mundo. O processo pelo qual negócios estão passando para incluir mais inteligência em suas decisões estratégicas ganhou tração pela clara vantagem que ele traz a quem o adota.
Por isso, incluir a TI na busca de soluções práticas de mercado (tornando-se parte do core business) vem passando rapidamente de um luxo competitivo para uma questão de sobrevivência.
E um dos pontos centrais desse novo cenário é ter profissionais de tecnologia preparados e livres para atuar estrategicamente junto aos setores financeiro e administrativo.
É aqui que entra a automação de processos em TI. Ela faz parte da transformação digital como um todo, mas é principalmente o passo inicial para que o gestor do departamento tenha a oportunidade de assumir esse papel central na tomada de decisões estratégicas. Podemos falar um pouco mais sobre como isso se dá no próximo tópico.
As vantagens da automação de processos em TI
A fim de entender melhor a relação entre automação, transformação digital e eficiência estratégica, fica mais fácil listar quais são as principais vantagens que o processo traz para a sua rotina de gestão em TI. Veja a seguir.
Redução de custos
Automatizar processos em TI permite que o seu departamento utilize menos recursos e menos tempo da sua equipe para realização de tarefas rotineiras, repetitivas e puramente operacionais (falaremos mais sobre elas abaixo).
Qualquer economia em etapas como essa em um negócio resulta em menos gastos diretos e indiretos, que podem ser realocados para o investimento em mais tecnologia ou em áreas prioritárias para a empresa.
Aumento da produtividade
Não existe muito segredo: investir em automação significa processos mais bem-estruturados, com pouca margem para falhas e retrabalhos, ao mesmo tempo em que você e sua equipe têm espaço para desempenhar funções mais importantes.
Essa também é uma oportunidade de redesenhar fluxos operacionais e otimizar tarefas em sequências mais lógicas — talvez até mesmo utilizando metodologias de desenvolvimento. A TI consegue produzir melhor e com mais agilidade, sem precisar necessariamente expandir sua estrutura.
Melhoria na qualidade de entrega
Cortar gastos não significa cortar a qualidade. No caso da transformação digital, o que acontece geralmente é o contrário. Empresas eficientes e otimizadas têm uma visão clara de seus objetivos e dos obstáculos que precisam superar para alcançá-los.
Na hora de executar projetos, elas têm mais tempo para polir seu código, planejar implementações de solução ou integrar toda a empresa em uma nova estratégia produtiva.
5 trabalhos na TI que podem ser facilitados com automação
Depois de entender como a automação de processos em TI ajuda uma empresa, você já deve ter uma boa ideia de como implementá-la. A verdade é que a própria iniciativa de automatizar já é, em si, um empurrão na direção da transformação digital.
Veja a seguir 5 casos em que ela pode ser aplicada para facilitar o trabalho da sua equipe!
1. Suporte ao usuário
Começamos pelo tipo de automação que pode trazer um ganho em duas frentes para a TI de uma empresa. Mesmo que seu papel seja cada vez mais estratégico nos novos rumos de um negócio, o departamento ainda é responsável pelo gerenciamento e manutenção do sistema para todos os funcionários.
Nesse caso, otimizar e agilizar chamados internos e externos é uma forma de garantir a produtividade dos usuários e ainda diminuir o tempo gasto com rotinas de suporte.
Isso pode ser feito automatizando o processo de comunicação e atendimento, geralmente com a implementação de softwares de gestão de chamados. Assim, a equipe pode acompanhar com facilidade esse relacionamento, trocar informações de forma efetiva e criar um histórico para futuras referências.
2. Estruturação de produtividade
Falamos um pouco sobre isso nos benefícios, mas é válido reforçar o ponto: a automação em TI é um processo que força a reestruturação de fluxos produtivos e uma oportunidade para que você torne o seu trabalho mais otimizado.
Isso porque automatizar significa criar rotinas programáveis que seguem uma cadeia definida de tarefas a serem executadas por um sistema. Quando isso é feito seguindo um planejamento bem-elaborado (talvez com o apoio de frameworks, softwares e metodologias ágeis), você maximiza o uso da tecnologia e ganha em todos os pontos que citamos como vantagens.
3. Rotinas de backup
Em um cenário de transformação digital e de uso cada vez maior de informação na tomada de decisões, o gerenciamento de dados se torna prioridade na gestão de uma TI.
Para atingir esse nível de confiabilidade, as empresas têm investido bastante na automação de backups, principalmente em cloud computing, a fim de garantir acesso facilitado, seguro e ágil a seu banco de dados.
Os backups proporcionam a recuperação imediata em caso de desastres, criam novas camadas de proteção e podem armazenar versões e históricos de modificações — tudo isso sem a necessidade de manter um profissional exclusivo para essa tarefa.
4. Rotinas de monitoramento e segurança
Você sabe como a proteção de dados é prioridade em um mercado transformado digitalmente. Nesse caso, automatizar não só facilita o seu trabalho como dá mais confiabilidade às suas rotinas de segurança.
Investir em automação no sistema de gestão de uma empresa permite o monitoramento completo de acesso e modificação de informações no banco de dados, com alertas imediatos para resolução de crises e relatórios completos para aprimorar sua gestão segura de TI.
Além disso, com uma visão mais completa do sistema e mais tempo para se dedicar, a sua equipe pode identificar brechas potenciais e ter os recursos necessários para resolvê-las.
5. Gerenciamento de indicadores
Por último, podemos falar de novo do seu novo papel dentro de uma empresa do futuro: são as informações coletadas e as soluções sugeridas pela TI que vão possibilitar negócios disruptivos, mais produtivos e eficientes.
Para isso, profissionais de TI precisam trabalhar com indicadores de performance. Quanto mais relevantes, confiáveis e segmentados eles forem, mais base você terá para tomar decisões seguras em busca de objetivos de mercado.
Como a automação entra nessa história? Coletando, armazenando e comparando dados; gerando relatórios precisos; indicando oportunidades e obstáculos para aumentar a satisfação do seu público e encontrar novos nichos.
Quando se pensa sobre isso, esse é o casamento perfeito entre uma TI eficiente e estratégica. Entre o(a) gestor(a) que se preocupar com a produtividade, mas também sabe que todas as suas decisões a partir de agora afetam diretamente o sucesso da empresa.
Portanto, não perca tempo: comece agora mesmo a buscar soluções para automação de processos em TI. Você facilita a sua gestão, otimiza o trabalho da equipe e comanda todos os colaboradores em direção à transformação digital.
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