Nunca o cenário corporativo dependeu tanto da inovação. Afinal, os gestores e líderes estão procurando constantemente novas formas de inovar porque já não é mais possível resolver muitos problemas com soluções antigas.
Por esse motivo, é importante evitar usar “inovação” como uma palavra da moda e, em vez disso, reservar um tempo para compreender como ela acontece nas empresas. Com uma visão clara sobre o papel da inovação, é possível incentivá-la em seu local de trabalho.
Aqui, vamos explicar mais sobre o que é inovação empresarial, os tipos de inovação de acordo com a OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico) e como você pode levar esse conceito para sua empresa. Confira!
O que é inovação empresarial?
Inovação empresarial é o processo pelo qual uma empresa cria e implementa algo novo ou melhora a maneira como faz as coisas para se destacar no mercado.
No nível mais básico, a inovação significa encontrar novas maneiras de fazer algo. Quando aplicada no ambiente corporativo, essa nova abordagem tem como foco principal aumentar a eficiência, a produtividade e, principalmente, a lucratividade da empresa.
Frequentemente, a palavra inovação é utilizada como sinônimo de pesquisa e desenvolvimento (P&D). No entanto, P&D é um termo bastante limitado que geralmente se refere somente ao desenvolvimento de novos produtos.
A inovação empresarial, por outro lado, é um conceito mais amplo que descreve qualquer tipo de criação ou mudança para mudar o rumo das empresas.
Quais são os tipos de inovação empresarial?
A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico identifica quatro meios pelos quais a inovação nas empresas pode acontecer: inovação de produtos, inovação de processos, inovação de marketing e inovação organizacional. Abaixo, descubra como cada um deles funciona nas empresas.
Inovação de produtos
As empresas que buscam oferecer algo novo para os clientes são aquelas que investem na inovação de produtos. Isso pode significar criar um produto totalmente inédito ou, muitas vezes, melhorar um já existente.
Quando uma empresa lança um modelo de celular com mais funcionalidades ou um novo remédio que funciona melhor que os anteriores, isso é inovação de produtos. Pode ser também fazer um carro mais seguro ou mais amigável ao meio ambiente.
Inovação de processos
Existem alternativas para economizar tempo e dinheiro ou para produzir produtos de melhor qualidade? Quando uma empresa consegue fazer suas atividades de um jeito mais rápido, eficiente e talvez até mais ecológico, isso é resultado da inovação de processos.
Esse tipo de inovação envolve descobrir novas formas de produzir ou entregar os produtos, ou serviços. Se uma fábrica encontra um jeito mais rápido de fazer um produto, por exemplo, isso é inovação de processos.
Inovação de marketing
A inovação de marketing está relacionada à maneira como os produtos ou serviços são apresentados e comunicados aos clientes. Ela envolve estratégias para melhorar a visibilidade, a percepção e a aceitação das ofertas no mercado. Isso pode incluir:
- mudanças na estratégia de branding;
- lançamento de novas campanhas publicitárias;
- uso de redes sociais;
- implementação de programas de fidelidade;
- ajustes nos preços;
- criação de embalagens mais atraentes e funcionais para os produtos.
Em todos os casos, a inovação de marketing tem como maior objetivo aumentar a relevância e a conexão emocional dos produtos ou serviços com o público-alvo.
Inovação organizacional
Quando as empresas mudam como funcionam por dentro, isso pode torná-las mais ágeis ou mais preparadas para enfrentar mudanças. Por exemplo, mudar a forma como as equipes trabalham juntas ou fazer novas parcerias são resultados desse tipo de inovação.
A inovação organizacional é sobre atualizar as regras internas da empresa. Pode envolver a reestruturação dos departamentos, a implementação de novos modelos de gestão, o desenvolvimento de parcerias estratégicas ou a criação de uma cultura organizacional que estimule a criatividade e a colaboração entre os funcionários.
Qual a importância da inovação empresarial?
A ligação entre inovação, crescimento e vantagem está mais forte que nunca. As empresas que dão muita atenção à inovação têm mais chances de se sair bem e crescer no mercado. Elas continuam na frente e conseguem gerar lucros incríveis.
Em uma pesquisa global feita pelo The Boston Consulting Group, descobriu-se que 79% das empresas consideram a inovação como sua prioridade número um ou entre uma das três principais prioridades, e 66% delas planejam gastar ainda mais dinheiro com isso.
Essas empresas não apenas criam produtos melhores, mas também pensam em maneiras mais inteligentes de fazer as coisas. Elas estão sempre prontas para mudar e melhorar, o que as ajuda a se destacar da concorrência.
Como implementar a inovação empresarial?
Há várias maneiras de criar uma gestão para a inovação. Muitas empresas enfrentam uma série de barreiras, que vão desde a necessidade de mudar a cultura organizacional até a busca por novos equipamentos e tecnologias.
As dicas a seguir fornecem orientações práticas sobre como superar esses desafios e implementar com sucesso a inovação empresarial.
Estimule uma cultura organizacional para a inovação
A cultura de uma empresa inclui o comportamento e os hábitos que todos seguem no dia a dia. Ela é importante porque guia as pessoas sobre como trabalhar, como se portar e como fazer as coisas. É como um mapa que ajuda a equipe a seguir na direção certa.
Agora, quando uma empresa quer investir em inovação, é importante ter uma cultura que incentive isso. Uma cultura organizacional que valoriza a criatividade, que não tem medo de tentar coisas novas e que incentiva as pessoas a darem ideias é poderosa.
Quando todos se sentem à vontade para sugerir ideias, experimentar maneiras de cumprir as suas responsabilidades e até mesmo aceitar que falhar faz parte do processo, a inovação acontece em uma empresa.
Atualize os equipamentos de TI
Muitas das inovações no mundo dos negócios dependem da tecnologia. Por isso, o conjunto de equipamentos que uma empresa usa, conhecido como parque tecnológico, tem um papel importante na inovação empresarial.
Equipamentos de Tecnologia da Informação (TI) são bons exemplos. Computadores, servidores, redes de comunicação, dispositivos móveis e softwares são partes indispensáveis para que uma empresa funcione bem nos dias de hoje.
O melhor de tudo é que a atualização dos equipamentos de TI pode ser feita de algumas maneiras diferentes, como comprando novos equipamentos ou optando pela locação deles.
A compra de novos equipamentos pode garantir tecnologias de última geração para a empresa, enquanto a locação tem como principais vantagens o fato de oferecer flexibilidade e acesso a boas tecnologias sem um investimento inicial tão alto. Isso sem falar no suporte oferecido pela empresa fornecedora.
Busque bons fornecedores
A empresa que fornece equipamentos de TI disponibiliza computadores, notebooks e outros recursos tecnológicos para outras organizações. Fornecedores confiáveis também garantem suporte técnico adequado e assistência na escolha dos melhores equipamentos para as demandas da sua empresa.
A Positivo Empresas, por exemplo, é reconhecida no Brasil por oferecer equipamentos de TI de qualidade para compra ou locação. Com a Positivo Tech Services, empresas públicas e privadas têm acesso a um suporte avançado para atualizar seu parque tecnológico.
Agora que você conhece a importância da inovação empresarial, já sabe que os equipamentos são uma parte importante do trabalho de implementar ou atualizar processos na organização. Então, busque empresas de tecnologia capazes de atender às demandas da sua empresa para o presente e para o futuro.
Sua empresa ainda não utiliza as metodologias ágeis? Descubra tudo sobre essa abordagem em nosso guia completo sobre o assunto e tire suas dúvidas!